segunda-feira, 16 de outubro de 2017
O F.C.Porto fez frente ao Lusitano de Évora aquilo que lhe competia: ganhou fácil, está na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Porque o adversário era fraquinho, como disse no post do jogo, estar a extrapolar sobre algumas exibições individuais para mim não faz muito sentido. E no que toca aos miúdos da equipa B, se por um lado sabemos que temos jovens com talento e potencial, jovens que prometem muito e poderão ter um grande futuro, por outro, o jogo de sexta-feira não era daqueles que me faria olhar para eles de maneira diferente, independentemente da forma como se expressaram no Restelo - não quero cair no ridículo, como aconteceu noutras freguesias, que me atirem: era apenas o Lusitano, senhores, uma equipa dos regionais. No entanto, não posso deixar de realçar e aplaudir a atitude da equipa, a forma séria como abordou o jogo. Agrada-me ver uma equipa que tem o espírito correcto, aproveita até as pequenas coisas para se motivar, manter a chama alta, uma equipa que tenta fazer tudo para não defraudar os adeptos que a seguem para todo o lado, num mar azul de paixão e fervor clubístico que já ultrapassa a enorme mobilização da época passada.
Se tudo junto vai ser suficiente para que os objectivos pretendidos sejam alcançados, não sei, não sou Nhaga, mas estamos no bom caminho e por isso espero que sim, acredito que sim.

Num Grupo equilibrado, a dupla-jornada frente aos alemães - o de amanhã e o do dia 1 de Novembro no Estádio do Dragão -, é minha convicção, vai dizer muito sobre as aspirações portistas de chegar, no mínimo, aos oitavos-de-final. Como não gosto de pedir muito, quatro pontos nos dois jogos, já seriam um bom pecúlio.
Convocados:
Guarda-redes: Casillas e José Sá;
Defesas: Dalot, Ricardo, Maxi, Felipe, Marcano, Reyes, Layún e Alex Telles;
Médios: Danilo, Herrera, André, Óliver, Otávio e Sérgio Oliveira;
Avançados: Hernâni, Brahimi, Corona, Marega e Aboubakar.
A minha equipa provável:
Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera, Moussa Marega, Aboubakar e Brahimi.
Notas finais:
Ai e tal, a Antena 1 deu o relato do Benfica e não deu o do F.C.Porto. Ai e tal, o Correio da Manhã pegou numa mentira que sobre o F.C.Porto e deu-lhe destaque, como se de uma verdade se tratasse. Ai e tal, a Bola isto, o Record aquilo, o Ti Tone Ribeiro Cristóvão não se enxerga, ataca o jogo do F.C.Porto com o Lusitano, no Restelo, mas acha bem o Olhanense-Benfica no estádio do Algarve. Tudo isto é verdade, tudo isto é uma vergonha, tudo isto é triste, mas tudo isto é o nosso fado há muitos anos. E se devemos continuar a denunciar, temos de ir mais longe, tomar atitudes consequentes, institucionais, duras. Por exemplo, atacar o Correio da Manhã faz todo o sentido, mas depois ver um jornalista dessa lixeira a céu aberto, presente na conferência de imprensa de antevisão, do nosso treinador, fazer perguntas e ter respostas, é muita areia para a minha camioneta. Então sobre a rádio pública, nem se fala... mas isto não vai lá apenas com cócegas... O F.C.Porto devia, em nome de todos os seus adeptos que sentem defraudados e incomodados, tratados como enteados, quando são tão filhos como os outros, fazer um protesto formal junto de quem de direito. Isso é que era...
João Correia, advogado do Benfica e um dos grandes perdedores no miserável processo intentado pelo clube do regime contra o F.C.Porto e que visava impedir os Dragões de participar na Champions League 2008/2009, em detrimento do 4º classificado do campeonato português e a vinte e tal pontos do campeão - o outro foi o inenarrável Paulo Gonçalves -, veio falar. Deu umas cambalhotas à frente e à rectaguarda - esta é uma delícia: «Venham a esta casa e verifiquem se o que é divulgado corresponde à verdade.» Ó senhor, não sabe que houve um Juíz que impediu isso ou está a fazer-se de sonso? -, mas
registamos que quer justiça rápida. Todos queremos, mas não vale a pena pressionar, ameaçar, fazer queixinhas.
O Iker Casillas está tão afectado e traumatizado por Svilar ameaçar o seu recorde de mais jovem de sempre a estrear-se na Champions League, que se fosse ao Sérgio Conceição amanhã optava pelo José Sá.
registamos que quer justiça rápida. Todos queremos, mas não vale a pena pressionar, ameaçar, fazer queixinhas.
O Iker Casillas está tão afectado e traumatizado por Svilar ameaçar o seu recorde de mais jovem de sempre a estrear-se na Champions League, que se fosse ao Sérgio Conceição amanhã optava pelo José Sá.