Populares Mês

segunda-feira, 16 de outubro de 2017


O F.C.Porto fez frente ao Lusitano de Évora aquilo que lhe competia: ganhou fácil, está na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Porque o adversário era fraquinho, como disse no post do jogo, estar a extrapolar sobre algumas exibições individuais para mim não faz muito sentido. E no que toca aos miúdos da equipa B, se por um lado sabemos que temos jovens com talento e potencial, jovens que prometem muito e poderão ter um grande futuro, por outro, o jogo de sexta-feira não era daqueles que me faria olhar para eles de maneira diferente, independentemente da forma como se expressaram no Restelo - não quero cair no ridículo, como aconteceu noutras freguesias, que me atirem: era apenas o Lusitano, senhores, uma equipa dos regionais. No entanto, não posso deixar de realçar e aplaudir a atitude da equipa, a forma séria como abordou o jogo. Agrada-me ver uma equipa que tem o espírito correcto, aproveita até as pequenas coisas para se motivar, manter a chama alta, uma equipa que tenta fazer tudo para não defraudar os adeptos que a seguem para todo o lado, num mar azul de paixão e fervor clubístico que já ultrapassa a enorme mobilização da época passada.
Se tudo junto vai ser suficiente para que os objectivos pretendidos sejam alcançados, não sei, não sou Nhaga, mas estamos no bom caminho e por isso espero que sim, acredito que sim.

Não conheço o RB Leipzig, próximo adversário do F.C.Porto, na Fase de Grupos da Champions League, 3ª jornada do Grupo G, mas nem é preciso, para saber que é uma excelente equipa, um adversário fortíssimo. Sim, porque uma equipa que foi segunda classificada na Bundesliga da época anterior, que nesta, depois de um início que não foi famoso, já está em terceiro, a morder os calcanhares aos dois primeiros, e apresenta como último cartão de visita, uma vitória na casa do Borussia Dortmund - não perdia no Signal Iduna Park há 41 jogos para o campeonato -, só pode ser uma equipa de qualidade. Não terá a experiência do F.C.Porto na prova rainha da UEFA e isso pode ser um factor a aproveitar pelos pupilos de Sérgio Conceição, mas não tenho dúvidas: é um jogo de exigência máxima e só um Dragão de chama alta e ao mais alto nível das suas capacidades, poderá sair da Arena de Leipzig com um resultado positivo. 
Num Grupo equilibrado, a dupla-jornada frente aos alemães - o de amanhã e o do dia 1 de Novembro no Estádio do Dragão -, é minha convicção, vai dizer muito sobre as aspirações portistas de chegar, no mínimo, aos oitavos-de-final. Como não gosto de pedir muito, quatro pontos nos dois jogos, já seriam um bom pecúlio.

Convocados:
Guarda-redes: Casillas e José Sá;
Defesas: Dalot, Ricardo, Maxi, Felipe, Marcano, Reyes, Layún e Alex Telles;
Médios: Danilo, Herrera, André, Óliver, Otávio e Sérgio Oliveira; 
Avançados: Hernâni, Brahimi, Corona, Marega e Aboubakar.

A minha equipa provável:
Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera, Moussa Marega, Aboubakar e Brahimi.


Notas finais:
Ai e tal, a Antena 1 deu o relato do Benfica e não deu o do F.C.Porto. Ai e tal, o Correio da Manhã pegou numa mentira que sobre o F.C.Porto e deu-lhe destaque, como se de uma verdade se tratasse. Ai e tal, a Bola isto, o Record aquilo, o Ti Tone Ribeiro Cristóvão não se enxerga, ataca o jogo do F.C.Porto com o Lusitano, no Restelo, mas acha bem o Olhanense-Benfica no estádio do Algarve. Tudo isto é verdade, tudo isto é uma vergonha, tudo isto é triste, mas tudo isto é o nosso fado há muitos anos. E se devemos continuar a denunciar, temos de ir mais longe, tomar atitudes consequentes, institucionais, duras. Por exemplo, atacar o Correio da Manhã faz todo o sentido, mas depois ver um jornalista dessa lixeira a céu aberto, presente na conferência de imprensa de antevisão, do nosso treinador, fazer perguntas e ter respostas, é muita areia para a minha camioneta. Então sobre a rádio pública, nem se fala... mas isto não vai lá apenas com cócegas... O F.C.Porto devia, em nome de todos os seus adeptos que sentem defraudados e incomodados, tratados como enteados, quando são tão filhos como os outros, fazer um protesto formal junto de quem de direito. Isso é que era...

João Correia, advogado do Benfica e um dos grandes perdedores no miserável processo intentado pelo clube do regime contra o F.C.Porto e que visava impedir os Dragões de participar na Champions League 2008/2009, em detrimento do 4º classificado do campeonato português e a vinte e tal pontos do campeão - o outro foi o inenarrável Paulo Gonçalves -, veio falar. Deu umas cambalhotas à frente e à rectaguarda - esta é uma delícia: «Venham a esta casa e verifiquem se o que é divulgado corresponde à verdade.» Ó senhor, não sabe que houve um Juíz que impediu isso ou está a fazer-se de sonso? -, mas
registamos que quer justiça rápida. Todos queremos, mas não vale a pena pressionar, ameaçar, fazer queixinhas.

O Iker Casillas está tão afectado e traumatizado por Svilar ameaçar o seu recorde de mais jovem de sempre a estrear-se na Champions League, que se fosse ao Sérgio Conceição amanhã optava pelo José Sá.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset