Populares Mês

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017


A comédia vem já a seguir, primeiro falemos dos melhores. E sem dúvida e qualquer ponta de facciosismo, os melhores até este momento são os Dragões de Sérgio Conceição. Facto que só o mais primário anti-portista ou o mais fundamentalista adepto dos nossos rivais, não reconhecerá. E sendo assim, se por um lado, como diz o treinador do F.C.Porto e cito:«Ainda não ganhámos nada, mas estamos bem encaminhados e a trabalhar para ganhar títulos», por outro o balanço é muito positivo, está acima das expectativas, desportivamente este é o Natal mais feliz dos últimos anos. Também e para ajudar à festa, nas modalidades estamos na luta, na modalidade rainha, o futebol, lideramos a 1ª e 2ª Liga, para além dos sub-19, sub-17 e sub-15. 

Agora vamos à comédia. O título é: "Coitado do SLB" e está em cena nos panfletos do costume, mais especificamente no panfleto da queimada e nas lixeiras da cofina.
Primeiro: só um clube dirigido por broncos e carroceiros, argumenta com o nome de alguém, José Pratas, infelizmente já desaparecido - aqui.

Segundo: um clube que teve dois dirigentes, o famigerado e bem conhecido Paulo Gonçalves e também o especialista em túneis, Rui Costa, a abordarem o árbitro Artur Soares Dias, não no final de um jogo, mas no intervalo do último Sporting - Benfica, devia ter pudor antes de falar na ida do presidente do F.C.Porto à cabine de Jorge Sousa no final do recente F.C.Porto - Benfica. Dizem os relatórios que Pinto da Costa foi correcto e educado, o que naquelas circunstâncias, depois de um dos maiores escândalos do futebol português dos últimos tempos, com o F.C.Porto a ser prejudicado de uma maneira que ultrapassa todos os limites, só abona a favor do líder portista. Se Luís Gonçalves e Fernando Saúl, gritaram isto é um roubo ou estamos fartos de ser roubados, já sofreram as consequências: estão castigados. Sim, porque ao contrário do que aconteceu quando de um célebre SLB - Nacional da Madeira, em que no final do jogo e no túnel da Luz, o agora ex-árbitro e comentador de arbitragem, Pedro Henrique foi insultado e apertado, até se esqueceu de coisas no balneário tal a forma apressada como teve de sair dali, agora, no jogo do Dragão os delegados relataram os acontecimentos. Portanto, nesta matéria também estamos conversados.

Terceiro: um clube que tem um capitão que encosta a cabeça num "Ferrari Vermelho", numa atitude que devia ter tido consequências graves e um castigo exemplar, mas nem um simples cartão amarelo levou, vir falar de Danilo que reagiu a quente dando uma sacudidela na bandeirola de canto e pagou por isso com uma expulsão, é mais um sinal de desespero e desorientação de um clube à deriva e que se agarra a tudo para desviar as atenções, porque é incapaz de negar os factos que os e-mails mostram. A propósito deste caso dos e-mails, só um cobarde, uma marioneta sem coluna vertebral como é Vítor Serpa, director, mesmo que entre aspas de um jornal que no passado esteve na primeira linha da mais vergonhosa campanha contra o F.C.Porto, é que pode achar que denunciar e colocar a nu um conjunto de poucas vergonhas, práticas que merecem a mais veemente censura, é uma desfaçatez do F.C.Porto. 
- Serpa és um pastel de nata que está azedo, claramente fora do prazo de validade, faz um favor a ti próprio, reforma-te. Ia dizer e leva o Delgado contigo, mas não vale a pena, já está aí o futuro artista que vai fazer as pseudo-entrevistas a Luís Filipe Vieira e que são publicadas, como manda a tradição, sempre no dia 2 de Janeiro de cada ano. Chama-se Ricardo Quaresma. Fixem o nome do novo freteiro, recadeiro e pau mandado do SLB.
   
Quarto: é verdade que os escritórios de advogados que trabalham com o clube do regime fazem-se pagar bem e portanto têm de justificar os honorários, mas meus amigos, o que é demais é moléstia. Vejamos, citando o JN:
«O Benfica está a intimar pessoas (e empresas onde trabalham) que, alegadamente, tiveram acesso a mensagens de correio eletrónico de funcionários da Luz que há dias estiveram disponíveis num sítio da Internet alojado na Nova Zelândia. Os encarnados pretendem que quem descarregou tais ficheiros proceda à sua eliminação e inclusivamente guarde prova desse ato para posterior disponibilização às autoridades.» 
Os métodos da PIDE, usados em plena ditadura, comparados com os do SLB e de quem o representa, em democracia, só podem ser comparados a brincadeirinhas de crianças. Ao lado uma das carta que o SLB envia para as empresas para coagir, intimar, meter medo, obviamente, aqui já se perdeu o medo aos papões há muitas décadas.

Quinto e último: mas por mais que tentem condicionar, por mais ameaças que façam ou por mais tenebrosos que sejam os métodos usados, nada vai impedir que a organização mafiosa, o estado lampiânico e o polvo tentacular, sejam denunciados e a pouca vergonha desmascarada. Porque há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não. Porque nem todos são Serpas, Delgados, Quaresmas, Bonzinhos, Guerras e afins. 
Cândido de Oliveira e Vítor Santos devem dar voltas no túmulo ao verem o estado a que chegou A Bola.

Danilo já se penitenciou pela atitude que o levou ao segundo amarelo e à expulsão, o que só lhe fica bem. Mas para além de todas as análises que os especialistas possam fazer sobre o lance e há análises que vão nos dois sentidos, o que coloca Nuno Almeida na boca do adeptos e os leva a apelidá-lo de "Ferrari Vermelho", é este critério que não castiga o comportamento grave e grosseiro e penaliza o comportamento muito menos grave. 
Ele não se deve importar muito, a expulsão de Danilo até é mais um crédito a juntar à falta escandalosa de Jonas que não viu e deu origem a um golo do Benfica na Vila das Aves, mas quem dirige o sector tem de estar muito atento a estes critérios. 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset