Populares Mês

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018


O F.C.Porto deu ontem um sinal que não desarma, não fica a chorar sobre o leite derramado, mesmo quando as derrotas deixam marcas, é capaz de reagir. Essa atitude e esse carácter, como bem lembrou Sérgio Conceição, não aconteceu apenas ontem, já tinha acontecido antes, particularmente após o jogo e o desaire caseiro com o Besiktas. Lembro-me bem de após essa derrota ter aqui transmitido os meus receios que nem os serviços mínimos, chegar aos oitavos-de-final, conseguíssemos e conseguimos, num grupo que não era fácil. Ora, porque nenhuma equipa que seja frágil psicologicamente ganha campeonatos, esta capacidade que o Porto 2017/2018 tem tido para reagir, mesmo nas piores circunstâncias, dão-me confiança que podemos chegar a Maio no lugar mais alto do pódio e recuperar o título que nos foge há quatro épocas.
Também porque é verdade, é bom e justo referi-lo, para essas reacções positivas da equipa muito tem contribuído a ajuda e apoio que nunca tem faltado por parte dos adeptos, claques em particular. É para isso que as claques nasceram, é essa a sua principal função.

Como tinha referido na antevisão, ontem só queria os três pontos, dispensava recitais, notas artísticas, shows de bola, nesta altura não nos podemos dar a esses luxos. A exibição não sendo brilhante - temos de definir melhor o último passe, a assistência para golo, mais assertivos a passar, não ter faltas de concentração e precipitações que às vezes têm consequências graves -, esteve à altura das necessidades e a vitória justa, indiscutível, foi conseguida com tranquilidade. Para mim, posso acrescentar, exibição e resultado até superaram as expectativas.

Sobre o assunto do momento:
Já dizia o meu avô: há homens, homitos, macacos e macaquitos. Lembrei-me desta frase quando leio e ouço o que dizem agora de Bruno de Carvalho algumas virgens ofendidas e o que não diziam quando o presidente do Sporting se atirava ao F.C.Porto e até piadas de péssimo gosto fazia com a idade de Jorge Nuno Pinto da Costa. Como se devem lembrar os portistas que têm uma boa memória, nessa altura eram só elogios para o Bruno. O novo candidato a colocar o Pinto da Costa na ordem. Até aplaudiram o corte de relações. Alguns, para além de homitos, também são macacos e macaquitos. Parafraseando Octávio Lacrau Machado - outro exemplar que quando disparava em direcção a Norte nunca lhe faltou tempo de antena, mas quando atirava para a Segunda Circular era ignorado -, vocês sabem de quem estou a falar....

Também não deixo de achar curioso o facto de alguns homitos - muitos, são os mesmos - estarem agora preocupados com boicotes e apelos sem sentido, quando no passado um clube pediu aos seus adeptos para não verem os jogos fora, só acompanharem a equipa na Luz, um pedido que foi um autêntico crime lesa futebol, mas aí esses homitos não só não condenaram como promoveram e deram destaque ao boicote. É caso para dizer: há boicotes e boicotes. É como a promiscuidade entre a política e o futebol, por exemplo...

Também não deixo de achar piada ao ver os mesmos homitos que quando Jesus estava no Benfica e fazia as antevisões dos jogos na BTV e apenas respondia às perguntas do "jornalista" da casa e fez isso muito tempo, não só nunca levantaram a voz contra essa pouca vergonha, como depois de rabinho entre as pernas passavam nas rádios, televisões e jornais as declarações do "Catredrático". É verdade, tanto que na altura cheguei a perguntar em que outro país os jornalistas iam aceitar uma coisa dessas? Já viram o que aconteceria em Inglaterra, se, por exemplo, José Mourinho fizesse a antevisão dos jogos do Manchester no canal do clube e na presença de um jornalista amigo?

Alguns dos homitos e valentões de agora, são os mesmos que ignoraram e ignoram, silenciaram e silenciam, limitaram e limitam a pequenas notas de rodapé, escândalos como o caso da Porta 18, Vouchers, Jogo Duplo, e-mails, etc. E se sobre esses homitos estamos conversados, o que dizer do CNID e principalmente do Sindicato dos Jornalistas?
Então nunca saíram a terreiro contra programas que são um atentado à ética, onde vale tudo em nome das audiências; nunca tiveram uma palavra contra notícias falsas, caluniosas, provocações sistemáticas e agora já têm algo a dizer? Será que só têm direitos e os deveres?

Nota final:
Ainda sobre a goleada sofrida pelo F.C.Porto na última quarta-feira, por mais que alguns tentem passar a mensagem que o maior escândalo protagonizado pelas equipas portuguesas nas provas europeias desta época, foram os 5-0 com que o Liverpool brindou o F.C.Porto, não foram, foram os 5-0 que o Benfica levou frente ao Basileia, os ZERO pontos do clube do regime na fase de grupos da Champions League. E é preciso repetir: se o F.C.Porto foi tão questionado quando ao sucesso interno juntava feitos notáveis a nível europeu - entre 2003 e 2011, os Dragões conquistaram quatro títulos internacionais, incluindo esse feito extraordinário que foi a conquista em 2004 da prova rainha da UEFA, troféu mais importante das competições entre clubes, do mundo - porque ninguém questiona agora nada sobre as razões do sucesso benfiquista a nível interno versus desastre europeu quando há tanta matéria para questionar?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset