Populares Mês

sexta-feira, 5 de agosto de 2022


 

Se A Bola fosse um jornal decente e não é, João Diogo Manteigas só podia escrever no jornal - ou participar na Bola TV - na qualidade de colunista adepto do Benfica - como por exemplo, acontece com Vasco Mendonça - e mais nada.


Hoje mais um artigo miserável, com uma alusão ao passado e a escolhas de árbitros para determinados jogos. Como não é sério e só escreve para atacar o FCP, fala que JNPC e José António Pinto de Sousa (JAPS), na altura em que o último era presidente do Conselho de Arbitragem, escolhiam Pedro Proença para determinados jogos. Esqueceu-se a triste criatura que sendo errada, essa era uma prática corrente e não só com o presidente do FCP, mas com os presidentes de todos os clubes. Eis um bom exemplo, não tendo como protagonista JAPS, mas alguém que também participava no jogo e era bem mais influente que o líder da arbitragem.

 

Vieira em conversa com o Major:

«Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...(...)

Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?

LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!

VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?

LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!

VL - E o Duarte?

LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...)

VL - Talvez o Lucílio, pá!

LFV - Não, não quero Lucílio nenhum!(...)

VL - E o Proença?

LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!

VL - E o João Ferreira?

LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.»


Porque, infelizmente, Paulo Paraty partiu muito novo, abstenho-me de fazer qualquer comentário ao facto do Benfica querer muito o falecido filho de Armando Paraty.


Importa referir que o Benfica sempre teve muitos problemas com os melhores árbitros portugueses, sendo que dois foram também grandes na Europa, Pedro Proença e António Garrido - ambos estiveram em finais das mais importantes provas europeias, eram presença frequente em campeonatos da europa e do mundo. Já o legado que o Benfica e seus peões de brega na arbitragem deixaram, foi esta tristeza que está à vista de todos. Quantas fases finais de campeonatos da europa e do mundo já passaram sem qualquer presença de um árbitro português? Avivem-me lá a memória: depois que Pedro Proença deixou a arbitragem qual foi o árbitro que esteve numa final europeia?

 

 

Dou as boas-vindas ao André Franco e desejo-lhe a melhor sorte do mundo.

Como conheço mal o jogador, como sempre, vou esperar para ver... embora tenha algumas boas coisas que o recomendam. Experiência de 1ª Liga, uma excelente época 2021/2022, uma escola de formação de referência.


Caixa de comentários

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset