Populares Mês

domingo, 4 de junho de 2023


Depois de ter perdido o campeonato, principal objectivo da época, o F.C.Porto tinha na Taça de Portugal uma hipótese de terminar a temporada com mais um troféu a juntar à Supertaça e Taça da Liga. Não era a salvação da época, mas era a diferença entre uma época positiva ou negativa.

Com Cláudio Ramos, Pepê, Pepe, Marcano e Wendell, Otávio, Uribe, Eustaquio e Galeno, Taremi e Evanilson, os Dragões entraram melhor, ameaçadores, Eustaquio podia ter feito mais aos 5 minutos.
A pressão mantinha-se, faltava definir melhor e mais contundência na zona de finalização para colorir o bom início dos azuis e brancos.
Aos poucos o Braga foi reagindo, subiu as linhas, Dragões com mais dificuldades.
Aos 20 minutos, erro da defesa do Braga, Evanilson obrigou Matheus a uma grande defesa.
Até aos 30 minutos da primeira-parte, F.C.Porto mais perigoso, Cláudio Ramos sem trabalho, ao contrário do guarda-redes bracarense decisivo para manter a sua baliza a zero, num jogo muito faltoso e muitas vezes parado.
Apenas aos 38 minutos o titular da baliza do F.C.Porto foi obrigado a aplicar-se.
Aos 40 mais uma lesão muscular de Evanilson, entrou Toni Martínez.

O intervalo chegou com o nulo no marcador, injusto para os portistas, muito mais dominadores, perigosos e com algumas boas oportunidades.

Sérgio Conceição manteve o mesmo onze, a segunda-parte começou com o F.C.Porto a criar um bom lance de ataque, mas Pepê com uma finta a mais, perdeu o tempo certo para finalizar. Na jogada seguinte foi Galeno a ameaçar. Na resposta foi o Braga a assustar.
Ao minuto 53, excelente saída dos Dragões, passe açucarado de Otávio para Galeno, assistência que não chegou a Toni Martínez porque André Horta fez auto-golo.
Com os minhotos a terem de arriscar, e a darem mais espaço, era fundamental aproveitar, ter o critério correcto, definir e optar bem. 
Uma entrada completamente disparatada de Wendell, expulsão correcta, F.C.Porto com menos um para a última meia-hora, quando tinha tudo a seu favor.
Sérgio Conceição meteu Zaidu e sacou Toni Martínez, compreensível, natural, mas algo injusto para o espanhol que entrou bem.
Em inferioridade numérica os Dragões recuaram, o Braga pressionou, João Pinheiro começou a distribuir cartões.
Niakaté derrubou Taremi quando este ia isolado para a baliza, foi expulso, dez contra dez.
Logo depois rápida jogada de contra-ataque, Galeno assistiu Otávio para o segundo.
A pouco mais de 10 minutos do fim, azuis e brancos com tudo para levantar a taça.
Galeno atirou à barra já nos descontos, o Braga na resposta falhou uma grande oportunidade.
Entraram Veron e Grujic e André Franco, saíram Galeno, Eustaquio e Galeno.
Com mais assertividade na parte final o conjunto de Sérgio Conceição ainda podia ter aumentado a vantagem e não seria injusto.

Resumindo: vitória clara, sem discussão da melhor equipa. O F.C.Porto foi muito superior nos 90 minutos, apenas abanou um pouquinho quando da expulsão de Wendell, mas quando ambas as equipas ficaram em igualdade numérica, voltou a ficar por cima do jogo, podia ter feito o 3° golo.

Quando se perde o campeonato a época não é excelente, mas com três títulos, Supertaça, Taça da Liga e de Portugal, disputa do campeonato até à última jornada e uma prestação muito positiva na Champions League, a temporada 2022/2023 foi muito positiva.

Nota final:
Não sou daqueles portistas que quando o F.C.Porto ganha canto o Pinto da Costa allez, Pinto da Costa allez, allez, viva o Rei, ou longa vida ao Rei. E quando o F.C.Porto perde ando à procura de bodes expiatórios, Pinto da Costa nunca tem culpa de nada. Assim, como para mim na vitória e na derrota, em 1º lugar responde o presidente, parabéns ao presidente por mais esta vitória na Taça de Portugal. Mas e que fique claro, nunca a influência da estrutura, presidente incluído, foi tão pequena no sucesso desportivo dos Dragões. Este e os outros títulos conquistados têm muito do treinador e dos jogadores. E não renegando as culpas próprias destes na perda do campeonato, tivesse a estrutura agido no momento certo e no tempo oportuno, talvez o F.C.Porto tivesse conseguido quatro em quatro.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset