Populares Mês

quarta-feira, 27 de março de 2024



Nota de abertura: 
O Facebook eliminou este post. Não quero dizer o que me vai na alma...


O F.C.Porto apresentou o projecto da futura Academia, projecto que segundo o senhor presidente em 13 de Outubro, iria ser apresentado até ao fim desse mês do ano passado. Foi agora, seis meses depois e importa dizer algumas coisas - mas importa recordar, já era falado pelo senhor presidente em 2016 e como mostra a foto, em 2020 já havia financiamento, em entrevista ao Porto Canal dizia que o projecto estava em andamento, em passo acelerado, tinha esperança que se não estivesse pronto em Maio deste ano, estaria em estado muito avançado - ouvir no link da foto.


Algumas notas:
Uma, só que é muito intelectualmente desonesto e eu não sou, colocaria em causa a qualidade do projecto do arquitecto Manuel Salgado. Basta olhar para o Estádio do Dragão e para o Dragão Arena para ver a qualidade e beleza das obras - e quem conheceu apenas o terreno antes de ser construído o pavilhão, ainda mais admirado e impressionado fica.

Depois dos arquitectos apresentarem o projecto e elogiarem os clientes, nada de anormal, tomou a palavra do doutor Fernando Gomes e assistimos a um número político digno de registo. Disse o doutor Fernando Gomes: os portistas deviam estar em festa porque, finalmente, digo eu, o projecto, apenas o projecto da Academia, foi apresentado. Não estão, continuou Fernando Gomes, porque alguém, pasme-se, atreveu-se a candidatar-se à presidência do FCP e criou a divisão. Isto vindo de um político que até foi ministro da República, é extraordinário. Mas podem repetir até à náusea que a candidatura de AVB divide que essa mentira não passa a ser verdade. O vosso problema é que, pela 1ª vez em muitos anos, o status quo está em causa. E como o ridículo não mata nem paga imposto, Fernando Gomes pode dizer o que quiser... mas doutor Fernando Gomes, não brinque com a nossa inteligência. 
Disse ainda o CFO que esta apresentação não foi campanha eleitoral. Se não foi campanha eleitoral, pareceu e muito. Mas que se não foi campanha eleitoral, foi uma intervenção de auto-elogio em que até a saída do fair-play financeiro foi motivo de promoção do trabalho realizado. Sim, alguém vangloriar-se da saída do fair-play financeiro, esquecendo que se o FCP entrou em incumprimento junto da UEFA, foi exclusiva responsabilidade de quem o dirige, é extraordinário. E também não foi campanha eleitoral, mas o senhor presidente na sua intervenção não fez mais nada que campanha eleitoral. Como não disse nada de novo...

Falar daquilo que é importante, há financiamento, mas quem financia e em que condições, isso não é importante, é dito a correr, continua no segredo dos deuses.

Que fique claro, tudo que é bom para o FCP, é bom para quem pertence e torce pelo FCP. Mas depois de tantos adiamentos, tantas contradições - recorde-se que a Academia já esteve para ser em Matosinhos... -, tantas promessas não cumpridas, manda o mais elementar bom senso esperar para ver. 


Já que estou na campanha, deixem-me abordar a questão da competitividade.
Como se vê na foto, o senhor presidente citou como exemplo de competitividade, a goleada de 5-0 ao Benfica que até gastou 200 milhões em dois anos. Não sei quanto gastou o FCP durante o mesmo período, para o caso não importa. Mas e a derrota com o Estoril? E a derrota e empate com o Arouca? E os empates com Rio Ave, Boavista e Gil Vicente? Quanto gastaram esses clubes nesta época? 
- Senhor presidente, é preciso olhar para tudo e não apenas para o que dá jeito.

- Senhor presidente, com todo o respeito, comparar a renovação do Galeno, com um projecto estruturante para o futuro do FCP e que envolve verbas na ordem das dezenas de milhões, é comparar o incomparável.
Como o senhor sabe, o Governo da República porque ia haver eleições, não decidiu dois projectos importantíssimos para o futuro de Portugal: o TGV e a localização do novo aeroporto.

- Idem para o negócio com a Legends do grupo Sixth Street. Também aqui devia ser tudo muito claro, transparente, explicar os termos do negócio, qual é o valor exacto, por quantos anos, o que envolve de contrapartidas? É que, por exemplo, o acordo dessa empresa com o Real Madrid, a bilhética ficou de fora...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset