F.C.Famalicão 1 - F.C.Porto 1. Resultado muito injusto e penalizador. Culpas próprias e do suspeito do costume
Foi aí que a bola bateu ó careca? Haja vergonha. Esperemos para ver o que vai fazer o CA...
Depois de ter vencido o Casa Pia e posto fim a um ciclo negativo de quatro jogos sem vencer - três derrotas e um empate; beneficiado da derrota do líder Sporting frente ao Santa Clara em Alvalade para encurtar distâncias; o FCP se conquistasse os três pontos em Famalicão tinha a possibilidade de igualar o conjunto leonino na tabela classificativa, visto que a equipa de João Pereira voltou a perder desta feita em Moreira de Cónegos. Não igualou, muito por culpa de erros que cometeu no golo sofrido e na incapacidade de marcar golos.
De início com Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén, Otávio e Francisco Moura, Nico, Eustaquio e Fábio Vieira, Pepê, Samu e Galeno, o FCP entrou subido, dominador, só se jogava no meio-campo do Famalicão. Apenas faltava algum esclarecimento a definir e mais objectividade e contundência na hora de finalizar. Já estávamos perto da meia-hora quando o conjunto da casa causou algum perigo. Dificuldades de Samu em recepcionar e segurar, dar seguimento às jogadas. Dragões até faziam coisas interessantes, mas faltava qualquer coisa, por exemplo, rematar à baliza em vez de lateralizar sistematicamente. Pior e de forma inacreditável, claramente contra a corrente do jogo e a partir de um passe errado de Fábio Vieira e de uma intervenção desastrada de Diogo Costa, FCP a perder. Só visto...
O intervalo chegou com o Famalicão em vantagem, quando o empate já era um mau resultado para o FCP.
Para a 2ª parte esperava-se uma reacção forte do conjunto de Vítor Bruno. O futebol até podia ser semelhante, mas era preciso traduzir em golos a superioridade demonstrada em campo.
Sem alterações no onze, o FCP logo nos minutos iniciais Samu podia ter feito bem melhor. Falhou ali, marcou passados poucos minutos um golo difícil, com um remate que não deu hipóteses.
Tudo empatado, era preciso ir à procura da vantagem com cabeça, não facilitar atrás. Tal como na 1ª parte, só dava Porto.
Fábio Vieira nem de livre acertava e com bola raramente escolhia as melhores opções. Galeno persistia em não jogar com o lateral, fazia sempre a mesma jogada.
Continuava a incapacidade portista em traduzir em golos a superioridade que evidenciava. O Famalicão não saía de trás, FCP tantos ataques, tantas ameaças, mas golos... faltava aquilo que Bobby Robson chamava de killer instinct. Era este o filme do jogo.
Aos 73 minutos num contra-ataque exemplar os Dragões colocaram-se na frente do marcador. Marcou novamente Samu a passe de Galeno, mas o VAR anulou e pior, mandou o árbitro ver um lance na área do FCP. Godinho viu e assinalou penálti com os Dragões, mão de Pepê. Valeu que Diogo Costa se redimiu, defendeu o penálti. Depois até ao fim, mesmo continuando a dominar, os portistas sentiram o golpe, não conseguiram chegar à vantagem, perderam dois pontos, a possibilidade de ficar em igualdade pontual com o Sporting.
Ao minuto 81 saiu Fábio Vieira e entrou Rodrigo Mora, ao 85 Pepê deu lugar a Iván Jaime, ao 90 saíram Eustaquio e Francisco Moura e entraram Alan Varela e Gonçalo Borges.
O resultado é claramente injusto, o FCP merecia ganhar o jogo. Não ganhou fundamentalmente porque ofereceu um golo, não conseguiu traduzir em golos a superioridade evidenciada durante os 90 minutos. Porque a dupla Godinho no campo e Martins no VAR, voltaram a prejudicar o FCP. Alguém acredita que esta dupla teria a coragem de fazer ao Benfica o que fez hoje ao FCP?
Uma equipa que quer ser campeã não pode ter na frente, com excepção de Samu, um deserto cheio de pólvora seca.
Vergonhoso ver os mesmos que nas épocas anteriores perdoavam tudo, três derrotas em quatro jogos com o Estoril, por exemplo, agora não perdoam nada, insultam os jogadores, atiram garrafas ao treinador, pedem a demissão do presidente. Se esta gente é portista, eu não sou.
Há poucas semanas o Sporting parecia invencível, imparável, ia dominar o campeonato a seu belo prazer. Mesmo com este empate, que é um mau resultado, o FCP está mais perto da liderança.