Populares Mês

sábado, 15 de agosto de 2009



(*) - Factor X: Carlos Xistra, árbitro de Castelo Branco, especialista em prejudicar o F.C.Porto e em permitir, que autênticas caças ao homem, com agressões bárbaras, como aconteceu em Guimarães e na Amadora, na época passada, passem completamente impunes.

Começa amanhã na Capital do Móvel para o Tetracampeão, a longa maratona da Liga Sagres, que, esperam todos os portistas, venha a consagrar o F.C.Porto como Pentacampeão, o segundo da sua riquíssima história e do futebol português. E começa frente ao Paços de Ferreira, adversário das últimas conquistas do Dragão: Taça de Portugal e Supertaça. Mais em Aveiro que no Jamor, a equipa orientada por Paulo Sérgio mostrou ser uma boa equipa, uma equipa difícil de bater e que deu água pela barba ao conjunto azul e branco. Assim, para começar com o pé direito e conquistar os três pontos, vai ser preciso muito mais Porto que no Domingo passado. Tem de ser um Porto a entrar forte na procura da vitória desde o primeiro minuto e não aquela equipa abúlica, trapalhona, desconcentrada, que iniciou o jogo na Veneza de Portugal e que mesmo melhorando, depois da passagem do minuto vinte, nunca foi uma equipa brilhante. Se não formos o F.C.Porto dos bons momentos, corremos grandes riscos, pois o grau de dificuldade deste jogo é muito superior ao de Aveiro. Pelo adversário, pelo já citado Factor X, mas também pelo campo, que sendo mais pequeno, é propício a muita luta, muitos choques, muitas marcações, que obviamente prejudicam a equipa tecnicamente mais evoluída e sem esquecer outro factor a ter em conta: os vários profissionais portistas que estiveram ao serviço das selecções, com todas as implicações que isso representa na normal preparação do jogo. No início de época, onde todo o tempo é pouco, não ter os jogadores é mau, recebê-los a dois, três dias do jogo e depois de grande desgaste fisíco é muito pior. Enfim, tudo somado, nada que um Dragão não esteja habituado e não possa ultrapassar, mas é preciso um bom Dragão!

O árbitro é o já citado Carlos Xistra, auxiliado por Luís Marcelino e Celso Pereira.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Helton e Beto;

Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Nuno André Coelho;

Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Tomás Costa;

Avançados: Falcao, Mariano, Hulk, Varela e Farías.


Antevisão de Jesualdo:

Equipa preparada«Temos mais uma semana de trabalho e sinto que, neste momento, estamos preparados para enfrentar o arranque do campeonato. Estamos preparados, em função do que pudemos fazer em cinco semanas de trabalho».

Dificuldade acrescida«Este vai ser, seguramente, um jogo mais difícil do que o da Supertaça. No final do jogo de Aveiro, tive o cuidado de dizer que o jogo tinha sido muito difícil e que seria ainda mais difícil o mesmo jogo passado uma semana. Para ganhar domingo teremos de ser muito melhores do que na Supertaça».

Mais fortes e agressivos«Espero um jogo difícil, perante uma equipa forte, que joga um futebol positivo. O Paços fez uma boa prova na Taça da época passada, conseguiu com mérito a presença nas provas europeias. Realizou quatro jogos e acabou eliminado, mas na minha opinião poderia até ter passado. Estou certo de que este jogo vai obrigar-nos a ser mais fortes e mais agressivos».

Lição estudada«A vitória na Supertaça serviu, antes de mais, para conquistarmos um título, que é o objectivo fundamental para nós. O jogo e as suas incidências serviram para percebermos melhor o que temos de fazer para ganhar no domingo e como alerta sobre o que temos de fazer melhor. Teremos de ser mais equilibrados e não descurar o conjunto de factores que podem ser decisivos no jogo».

Bruno Alves ok, Rodríguez ko«Só amanhã terei comigo todos os jogadores da equipa. Posso afirmar já que o Bruno Alves vai jogar e que o Rodríguez estará de fora».Pressão mantém-se«No FC Porto temos a nossa área de trabalho, as nossas vitórias e os nossos objectivos. Independentemente do que se passa à nossa volta, no exterior, só quando começar a competição é que poderemos saber se os nossos adversários são melhores ou piores do que nós. Aquilo que nos interessa é a nossa equipa e, depois disso, o adversário que vem a seguir no nosso caminho. A pressão deste início de época é igual à de qualquer outro».

Grupo motivado«O FC Porto é o campeão, tem quatro títulos consecutivos e é a única equipa que pode conseguir o Penta. Nesta perspectiva, o que para nós é importante é o que a nossa equipa produz e aquilo que pode vir a produzir. O que estamos a fazer é preparar os jogadores para a equipa. É evidente que a possibilidade de ganhar quatro títulos consecutivos, e dessa forma entrar para a história do futebol português, é uma motivação adicional para mim. No grupo, estamos todos motivados e todos com o mesmo espírito».

Base de trabalho«Nenhum treinador tem, neste momento, capacidade de saber se a sua equipa renderá mais ou menos do que na época anterior. Aquilo que temos é uma base de trabalho e queremos preparar os jogadores para que estejam prontos a revelar as suas capacidades».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset