Populares Mês

segunda-feira, 19 de julho de 2010


A questão dos direitos televisivos é, para mim, um tema sensível, de difícil abordagem, porque, fundamentalmente, me faltam dados, não tenho muita informação. Mesmo assim, correndo o risco de falhar aqui e ali, resolvi aceitar o desafio do João Calais e pelo que conheço, pelo que leio e oiço, vamos lá abordar este assunto, que, no que diz respeito ao F.C.Porto é um tema que está na berlinda.

De uma forma simplista, tudo se resume a isto: Joaquim Oliveira, líder do grupo que tem contratos televisivos com todos os clubes portugueses, para os jogos das ligas profissionais - Zon/Sagres e Orangina -, está a negociar e segundo parece, vai dar, a "pasta" que o Benfica pede, mas não quer dar aquilo que o F.C.Porto acha justo e merecido. E porque é que isto acontece? Beneficiando de uma máquina de propaganda que usa os mesmos métodos da máquina de propaganda nazi, uma mentira muitas vezes repetida, passa a ser verdade, abusando dos seus peões de brega, os freteiros disponíveis, Delgado, Guerra, Bonzinho, Manha e afins, sempre prontos a defender os interesses do clube do regime, o Benfica passa a ideia dos 6 milhões, das audiências muito superiores, de que só eles vendem, etc. e com isso chantageia, pressiona, ameaça e vai conseguindo os seus objectivos, como se está a ver na renegociação dos direitos televisivos. Ora, meus caros amigos, se é pacífico que o Benfica tem mais adeptos, esta época, depois de um jejum de 5 anos, foi campeão e com isso é perfeitamente natural que os seus jogos fossem mais vistos e tivessem maiores audiências, também é a mais pura das verdades, que, em anos anteriores e já não falo dos esmagadores shares de 2004, o F.C.Porto teve óptimas "performances" televisivas, sem com isso fazer ameaças, chantagens, pressões inadmísiveis, como se está a passar com o clube do regime e pior que isso, que esse nababo centralista, fumador de charutos, esqueça os princípios e dê aos vermelhos, aquilo que não quer dar aos azuis.

Isto é o que me parece se estar a passar e a razão dos muitos problemas e conflitos, que, depois, fazem com que muitos adeptos fiquem privados de ver na televisão os jogos do seu clube. Outra coisa, são as descriminações e os boicotes de que o F.C.Porto é vítima por parte das televisões, incluindo a "querida" RTP, como se viu aliás, na cobertura do estágio dos Dragões em Marienfeld.

Nota final: outro assunto que me preocupa e que preocupa muitos portistas, é a política de comunicação do F.C.Porto, site incluído. Acompanho o F.C.Porto há muitos anos, sou um portista atento, que conhece bem o clube, quem o dirige, mas nesta matéria, por mais reflexões que faça, há coisas que não compreendo. Como não me julgo um iluminado e porque acredito, deve haver razões, por exemplo, para que J.Moutinho não tenha sido apresentado em C.Imprensa, espero um dia, dentro em pouco tempo, poder saber os porquês desta estratégia que me parece errada...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset