Populares Mês

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


Nesta já longa caminhada como adepto apaixonado do F.C.Porto - estou fresco como uma alface! -, sempre fui exigente acerca da qualidade futebolística do meu clube, antes destas andanças e creio que no blog isso também transparece. Mas o meu grau de exigência não é nem nunca vai ser o mesmo, consoante estivermos a falar e com todo o respeito pelos clubes, de um Rio Ave, Portimonense e adversários do mesmo calibre, ou estiverem em causa desafios frente  a equipas da qualidade de um Sevilha, fora de casa e para uma eliminatória de uma prova europeia. Nas provas a eliminar, na primeira-mão e quando os jogos são fora de casa, temos de ser pragmáticos, objectivos, procurar sair vivos e depois, no nosso Estádio e junto ao nosso público, passar à eliminatória seguinte. Se a isto for possível juntar uma boa exibição, óptimo, mas, fundamentalmente, sair do campo do adversário olhando para a frente com optimismo. Foi o que aconteceu ontem à noite em Sevilha. Diante de uma grande equipa - tem quatro ou cinco jogadores que entravam de caras na equipa do F.C.Porto. Tomem nota: Kanouté, Fabiano, Navas, Rakitic e já nem falo em Negredo, por quem o F.C.Porto mostrou interesse e por quem o Sevilha pagou 15 milhões de euros -, das melhores, de um dos melhores campeonatos europeus, habituado a estas andanças e a um ritmo que não tem nada a ver com a nossa "liguinha", meus caros, o F.C.Porto não saiu vivo, saiu vivíssimo e deu um passo grande no caminho para os oitavos-de-final, que, como disse no post do jogo, ainda não está conquistado.
Exigir ao Dragão que chegue a um campo de uma equipa destas, monte o palco e dê um grande concerto, é não ter noção de nada, é e perdoem-me o desabafo, pedir o Céu, sabendo que não lá podemos chegar, para depois ter motivos para criticar. É verdade que já fomos capazes de fazer isso, mas são excepções que confirmam a regra e em momentos que esta jovem equipa, é preciso não esquecer - plantel com média de 24 anos -, ainda não pode dar. Por isso disse ontem que temos estofo europeu, um estofo mais do clube que dos próprios jogadores - alguns dos quais ainda têm muito que tarimbar, até atingirem uma maturidade que lhes permita estar nestes jogos e nestas competições, com a tranquilidade que a tarefa exige. Alguns ainda estão na fase de beber a cultura e a mística do Dragão... James, Otamendi, Walter, Souza. - e que nos permite, com raríssimas excepções, não fazer feio. Como se o orçamento contasse, não havia totobola, já se sabia quem ganhava e perdia, nem me refiro ao facto do Sevilha, ter mais do dobro do nosso dinheiro para gastar...
Exigir sim!, mas com realismo e ter os pés bem assentes no chão, para não entrarmos em megalomanias tão próprias de outros quadrantes.
Liga Europa, sim, se for possível e não hipotecar o principal objectivo da época, o campeonato, agora designado de Liga Zon Sagres.

PS - Li aqui que Gattuso, médio do Milan, que teve um comportamento vergonhoso e partiu para bater em tudo e em todos, vai ser sancionado com apenas um jogo e por comportamento anti-desportivo.
Ridículo, patético, mas não surpreendente. A UEFA do "senhor" Platini é forte com os fracos, Portugal,  equipas portuguesas e países como o nosso, sem grande influência e fraca com os fortes. Por isso não acredito que o chamado fair-play financeiro alguma vez vá ser aplicado a equipas de países como a Itália, Espanha e Inglaterra, onde os clubes devem este mundo e o outro. Quem vai pagar o fair-play financeiro, vão ser os clubes de países como o nosso...

Para ler o Rui Moreira e F. José Viegas, basta clicar na imagem


                     

Meus amigos, vamos com calma, o menino Iturbe só tem 17 anos!...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset