Populares Mês

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


Meus caros, passado o Natal, é hora de voltar à "luta"... Depois de 6 meses inesquecíveis, vários títulos conquistados e uma época 2010/2011 que fica gravada a letras de ouro na história fantástica do Dragão, como uma das melhores de sempre, os últimos 6 meses foram difíceis, muito difíceis. Alguns resultados inesperados, exibições, com algumas excepções, pouco famosas, desconfianças e saída prematura da Taça de Portugal e da Champions. Mas, apesar disso, com mais ou menos turbulência, chegamos à pausa natalícia e no que ao principal objectivo da época diz respeito, a conquista do Bicampeonato, "vivinhos da silva". Aqui chegados e feito o diagnóstico, é unânime entre o universo portista que o Campeão precisa de retocar e também é unânime que a principal prioridade é um avançado. Se com Kléber muito pressionado e com problemas em se afirmar e Walter, lamentavelmente, a parecer um caso perdido, já precisávamos de alguém, com o Bigorna de saída? tem de entrar um avançado. Quem? De preferência, um jogador jovem, vinte e poucos anos, com potencial, capaz de se afirmar rapidamente e mais tarde gerar mais valias, ou seja, alguém com o mesmo perfil de Lisandro e Falcao - para só falar nos dois últimos que brilharam com a camisola azul e branca. Ou, em alternativa, alguém com idade superior, já feito, com provas dadas e um passado que o recomende na marcação de golos... Aqui, claro, a mais valia seria só desportiva. Nesta hipótese, como é óbvio, desde que o preço fosse baixo. Assim, pelas razões que apontei, custa-me acreditar no que ouvi e li, sobre a possibilidade do F.C.Porto dar 10 milhões de euros por Teófilo Gutiérrez, 26 anos, internacional colombiano, dos argentinos, Racing Clube de Avellaneda. Não conheço muito do jogador, até pode ser o homem, mas se esse é o valor... não acredito que Gutiérrez venha a ser Dragão. Mas e importa repetir, porque precisamos, espero que seja possível ter o tal jogador e de preferência, sem abdicar de um ou mais jogadores nucleares, para mim, Hulk, James, Alvaro, Fernando e Moutinho. Não é uma tarefa fácil, mas ter capacidade para arranjar meios de resolver um problema, que é notório, sem colocar em causa a coesão da equipa, é um grande desafio, principalmente nos dias que correm. No entanto, como falar é fácil e teclar também, a minha solução para retocar o grupo passaria por o seguinte: tendo em conta, por exemplo, que vem aí Danilo e temos Fucile e Sapunaru; que temos 4 centrais e só Mangala é esquerdino, esses são raros, portanto, para manter; 6 médios, alguns com características semelhantes; e na frente, C.Rodríguez está em final de contrato, Varela dá a sensação que perdeu a alma e temos vários jogadores para as alas, mais o caso Walter., a solução seria transferir, atenção!, sem ser ser ao preço da uva mijona, alguns destes menos fundamentais, se assim posso dizer. Seria ouro sobre o azul. Com isso arranjaríamos os meios, teríamos condições para ir ao mercado e resolver a prioridade das prioridades...

Nota final:
Um coisa espero e desejo: que Janeiro, ao contrário de Agosto, seja bem mais tranquilo. Estamos a entrar na fase decisiva, jogamos muito do nosso futuro este mês. A equipa precisa de estabilidade, tranquilidade e se for como o mercado de Verão, com todos os dias a saírem notícias atrás de notícias sobre entradas e saídas, então as coisas ficam bem mais complicadas. Não podemos controlar totalmente a especulação, mas podemos agir na altura certa, com a palavra certa. Principalmente, tentar fazer o que tem de ser feito, o mais rapidamente possível.

PS - Faleceu Emídio Pinto, um grande senhor do ciclismo e um Grande Portista, um portista militante e que na companhia do filho, não faltava a um jogo do F.C.Porto.
Paz à sua alma. À família enlutada e ao F.C.Porto, os meus sentidos pêsames.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset