Populares Mês

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007


Por ser Natal, por causa da azáfama própria da época e também, confesso, porque a derrota na Madeira custou a digerir, as leituras da C.Social, jornais e revistas , foram ficando para trás. Com a ajuda das rabanadas e do bolo-rei, a azia foi passando, sendo então possível ler as notícias com toda a calma.
Algumas pelo ridículo, outras pelo sectarismo, outras ainda, pela cegueira ou má-fé, merecem ser analisadas e comentadas.
No Record, que não leio, mas, que por circunstâncias várias, sou obrigado a ver a 1ª página, trazia: " Provocação leonina ", " Pedro Silva desafia jogadores do F.C.Porto ", " Já se sentem campeões mas quem fala muito faz pouco ".
Pedro Silva?! Quem é? Provocação leonina ao F.C.Porto?! Ridículo, só dá vontade de rir, ah, ah, ah, ah, ...
Na A Bola, Fernando Guerra diz: " Jesualdo não gostou, mas lamentar-se pelo facto de ter perdido com o Nacional à décima-quarta jornada não tem cabimento "
Tem toda a razão, Jesualdo devia dar pulos de contentamento! Mais ridículo não pode haver!
Na revista J, Francisco Mendes na escolha do onze da minha vida: " Bento, Veloso, H.Coelho, Mozer, Álvaro, V.Paneira, Toni, R.Costa, Chalana, Torres e Eusébio." 11 jogadores do Benfica?! Pela 1ª vez alguém escolheu todos os jogadores do seu clube. O cúmulo do facciosismo e do sectarismo!
No O Jogo Camacho diz: " Renovaria para sermos campeões europeus "
Está visto que o homem quer ir embora!
Para o fim deixei o assunto mais sério e que merece uma análise e uma reflexão mais cuidada. Refiro-me concretamente à forma como os ex-árbitros Jorge Coroado e António Rola " viram " o lance entre Mariano González e Filipe Lopes no último Nacional- F.C.Porto. Diz Coroado " Filipe não cometeu falta. Foi uma boa simulação de Mariano ". Diz A.Rola: " ... o jogador do Nacional tenta jogar a bola e é o jogador do F.C.Porto que provoca o contacto."
Só há duas hipóteses para uma avaliação destas: má-fé ou cegueira. Qualquer uma delas, devia impedir estes senhores de analisarem os lances em jogos do F.C.Porto, principalmente, o Azia Coroado, que tem análises que são autênticas provocações! Ainda a propósito do lance em referência, os comentários de Rui Orlando e António Simões na Sportv foram um nojo, um asco, com o jornalista a ter um comportamento miserável. Andou às voltas do lance: primeiro " deixa dúvidas, o árbitro estava mal colocado " a seguir " era falta fora da área " depois " era dentro, mas, não era falta " e terminou " não, não me parece falta ". Um vómito! De que tens medo ó Orlando? Que digam que és portista? Ninguém quer que sejas como muitos dos teus colegas jornalistas que defendem sem escrúpulos os clubes deles: Sporting, mas, principalmente o Benfica... só queremos isenção! Ou será que também vês mal?
Muitas outras questões ficaram para trás... nunca esquecidas! Não faltarão oportunidades para voltar ao assunto.
PS-Excelente entrevista de P.Emanuel ao Jogo no dia de Natal: sensato, ponderado, profissional... à F.C.Porto!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset