Populares Mês

sexta-feira, 11 de julho de 2008



Neste intervalo que vai do fim da época 2007/2008, até ao início da época 2008/2009, é normal, é natural e acontece em todos os clubes, a eterna discussão sobre se estamos a comprar bem ou mal, se saiu este e devia sair aquele, se devia vir o jogador A em vez do jogador B, se estamos mais fortes ou mais fracos, enfim, há opiniões para todos os gostos e paladares.
No F.C.Porto para além dessa eterna discussão, há três questões muito particulares:
A primeira tem a ver com os jogadores com vínculo ao clube, mas que não cabem no plantel, são emprestados, com o F.C.Porto, a ter, em muitos casos, de suportar a quase totalidade do contrato.
A segunda questão tem a ver com a Formação - jogadores oriundos da Formação - e o seu aproveitamento pela equipa principal.

A terceira questão tem a ver com os mercados preferenciais para adquirir jogadores - reforços-.

No primeiro caso penso o seguinte: talvez sejam demasiados os jogadores ligados ao clube e seja necessário diminuir o número e os custos. É difícil, correm-se riscos - às vezes dispensam-se definitivamente jogadores que mais tarde se revelam noutros clubes: Sá Pinto e Pedro Barbosa por exemplo -, mas é fundamental tomar decisões sem medo e sem receio. No entanto é bom lembrar, que o F.C.Porto sempre teve um conjunto de jogadores emprestados, sempre aproveitou alguns desses jogadores, com vários a serem muito importantes no clube e até, nalguns casos, a proporcionarem grandes tranferências. Exemplos - J.Costa, Rui Barros, Fernando Couto, Sérgio Conceição, Ricardo Carvalho e um mais recente, Bruno Alves -

Também e relacionado com isto, quando o F.C.Porto, depois de uma análise rigorosa pelo departamento de Scouting - de onde fazem parte grandes glórias portistas: Rolando, L.Pereira, André, Capucho, etc. -, contrata jogadores, principalmente da América do Sul, é uma política correcta. São jogadores jovens, internacionais, que vêm a custos perfeitamente suportáveis e basta que se aproveite um ou outro, para justificar o investimento.

No segundo caso e no que diz respeito à Formação, tenho a dizer que acredito no "Projecto Visão 611". Neste momento já aparecem resultados - Ventura, Tengarrinha, André Pinto, Castro, Rui Pedro, Candeias, etc. - e há objectivos traçados, um rumo definido. Com os cuidados inerentes a jogadores que estão a iniciar uma carreira ao mais alto nível, fazendo-os percorrer o percurso que outros, antes deles, já percorreram, estou convicto que no futuro e a curto prazo, vai ser uma realidade, o plantel principal ter vários atletas da Formação.
No terceiro caso o F.C.Porto tem privilegiado o mercado sul-americano - principalmente argentino - na aquisição de jogadores. É uma aposta que tem dado resultados. São jogadores com qualidade, que querem aparecer na Europa, com preços aceitáveis e que se adaptam facilmente ao futebol português. Já ouvi e li, que o era preferível contratarmos um jogador por 15 milhões de Euros e a ganhar 200 mil euros mês, que dois ou três como os que contratamos esta época. É o delírio total! Seria o caos no balneário, o primeiro passo para a desunião do grupo: teriamos um jogador a ganhar três ou quatro vezes mais que o resto do grupo, como esse jogador não era o Káká, Messi ou outro da mesma valia - esses não viriam para o nosso futebol, nem que lhes oferecessem mais que um clube do meio da tabela de Espanha, Itália ou Inglaterra -, não resolveria nada e desestabilizaria todo o grupo. Seria o primeiro passo para o insucesso.

Concluindo: não há clube nenhum que acerte em todas as aquisições, mesmo aqueles que por terem muito dinheiro, podem seleccionar os melhores. O F.C.Porto é um dos clubes do Mundo com melhor política desportiva e é claramente imbatível em Portugal.

Apenas um exemplo: em 2004 o F.C.Porto transferiu P.Ferreira e R.Carvalho por 50 milhões de Euros. Passados três e quatro anos, transferiu os seus substitutos - Pepe e Bosingwa - por mais 50 milhões. Se isto não é a excelência na gestão desportiva... não sei o que é excelência.

Para a época 2008/2009 sairam do núcleo duro: Bosingwa e P.Assunção. Quaresma ainda está, mas dizem, pode ainda sair. Entraram:Rolando, C.Rodríguez, Tomás Costa, F. Guarín, Sapunaru e Benítez. Os que sairam são jogadores de qualidade indiscutível, mas tal como aconteceu no passado, o F.C.Porto saberá resolver o problema.

Para o lugar do entrou o internacional romeno Sapunaru. Para o lugar de P.Assunção há várias possibilidades como; R.Meireles, Fernando, Bolatti, F.Guarín e até T.Costa.

Sobre os novos reforços, que conheço mal, vou como sempre, dar o benefício da dúvida, esperar uns tempos que se adaptem, que percebam em que clube estão, que se integrem...depois sim direi de minha justiça!

Rolando e C.Rodríguez que já conheço, são duas magníficas aquisições.

Mais uma nota e sobre o Quaresma: o facto do Nº 7 não aparecer na foto com os novos equipamentos, terá algum significado especial?

Vai por aí um grande alarido acerca da surpresa prometida pelo Presidente. Uns dizem que foi apenas um Lapsus Lingue. Outros que a surpresa não é uma entrada, mas sim, a continuidade do "Harry Potter." Outros ainda, dizem que ele se referia ao F.Guarín ou ao Sapunaru.

Eu que conheço bem o meu Presidente, a sua sagacidade e experiência, nestas matérias, acho que ele tem alguma fisgada, algum trunfo na manga e só está à espera da melhor oportunidade. Eu vou esperar, tranquilamente...de pé!

Notas finais: o que diriam alguns portistas, se no seu clube se passasse isto: Albelda- não, Sinama-Pongolle- não, Wilhelmsson- não, Soldado- não, Valdívia- não, Eduardo Costa- não, Dica- não, Micolli- não, Gouffran- não, Vicente- não, Escudero- não, Thiago Neves- não, etc., etc.

Aimar: telenovela a passar no canal Benfica. Não perca os próximos capítulos. Será que Pablito vem e acaba nos braços de Rui Costa e de Quique Flores?

Luís Garcia:telenovela que substitui a telenovela Aimar.

PS- O comportamento de Cristiano Ronaldo tem sido miserável. Um jogador que na época passada, renovou de livre e espontânea vontade o contrato com o M.United, vem agora dizer, passado apenas um ano, que se sente um escravo em Inglaterra.

É este o ídolo dos portugueses? É este o ídolo que nos querem impingir, como símbolo da seleccção portuguesa? Eu digo: não, não e não!



- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset