sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
A festa da Taça de Portugal assenta arraiais em Cinfães do Douro, com a equipa local a receber o F.C.Porto, em jogo para os oitavos-de-final da segunda prova mais importante do calendário futebolístico português.
Mas se na Vila e nas bancadas, o clima vai ser de festa, nas quatro linhas e para os profissionais dos Dragões, é mais um desafio importante, que é preciso vencer. E para vencer, o Tricampeão não pode facilitar, menosprezar o adversário, pensar que vão ser favas contadas ou que a vitória cairá do Céu aos trambolhões. Não, o Cinfães que não tem nada a perder, dará tudo para criar dificuldades e tentará, com todo o empenho e determinação, fazer uma gracinha.
Portanto e independentemente dos jogadores utilizados, muita cautela, respeito e profissionalismo, para não haver surpresas desagradáveis. Se for assim, a superioridade natural do F.C.Porto, virá ao de cima e a vitória acontecerá, com maiores ou menores, dificuldades.
Como digo sempre, na antevisão destes jogos, a Taça é um objectivo da época e também, como faço questão de lembrar sempre!, desde 1982, ano em J.N.Pinto da Costa foi eleito Presidente do F.C.Porto, todos os treinadores Campeões, venceram também a Taça, com apenas um a ser a excepção: C.Alberto Silva.
As regras normalmente, só têm uma excepção, portanto, Sr.Professor, está na hora do senhor ganhar a Taça de Portugal e para isso...
Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Nuno e Ventura;
Guarda-redes: Nuno e Ventura;
Defesas: Benítez, Lino, Rolando, Stepanov e Tengarrinha;
Médios: Bolatti, Guarin, Lucho González, Pelé e Tomás Costa;
Avançados: Candeias, Farías, Hulk, Mariano, Rabiola e Tarik.
Antevisão de Jesualdo:
Antevisão de Jesualdo:
«Fundamentalmente, a gestão que quero fazer tem a ver com duas situações: ter jogadores prontos a qualquer momento e todos os que cá estão merecem confiança absoluta. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, apenas três jogadores não foram convocados, o Rabiola, por lesão, o Bolatti, que não está na lista da Champions, e o Tengarrinha, porque ainda está num processo de aprendizagem. Em seis jogos, mobilizámos 21 jogadores de um plantel de 24»
«este jogo é importante para pôr à prova uma série de jogadores»
«Uma prova de confiança. Espero que aproveitem a oportunidade»
«o F.C. Porto vai apresentar a melhor equipa».
«Ninguém pode desperdiçar um título, não há margem de erro. Espero que os menos utilizados não percam a oportunidade de carimbar o seu selo de qualidade, que sei que têm, mas que, por vezes, por falta de oportunidades, não o podem mostrar»