segunda-feira, 25 de maio de 2009
F.C.Porto 1 - S.C.Braga 1. Ah, houve um jogo...
Estádio cheio, grande ambiente, clima de festa e equipa em festa durante sessenta minutos...Depois o Braga marcou, Hulk agitou e o Tetracampeão arrancou para uma meia-hora final de bom nível, que só não lhe deu a vitória por mero acaso... E sobre o jogo, não vou dizer mais nada!
Caiu o pano sobre a Liga Sagres e o F.C.Porto mais uma vez, é um Campeão justo, indiscutível, com o melhor ataque a defesa menos batida, que até se deu ao luxo, de perder em casa 13 pontos.
Ontem foi festejar, hoje é descansar, amanhã é começar a preparar a final da Taça, com todo o empenho, determinação e profissionalismo, que é apanágio dos Dragões e que a nossa condição de favoritos exige. Queremos acabar a época em grande e para isso nada melhor que a dobradinha, para colorir uma temporada de grandes canseiras, muito trabalho, muitas lutas - dentro e fora do campo -, mas que na globalidade, foi muito positiva.
Algumas notas finais: Hermínio, o anão anafado que preside à Liga, demonstrou a sua verdadeira face de homem de "coragem" e não apareceu para entregar o Troféu de Campeão ao capitão do F.C.Porto. Foi melhor assim. Andreia Couto, a directora Executiva da Liga, desde logo é muito mais simpática e depois, com ela a entregar o Troféu, a cerimónia teve brilho, os adeptos aplaudiram e não se assistiu à patética situação de ver o Hermínio, a fugir com o rabinho antre as pernas e a tremer de medo, como quando ao fim de 2 anos, finalmente, se dignou após muita polémica, entregar os Troféus correspondentes aos títulos conquistados em anos anteriores.
Jesualdo, que festejou ontem o 63º aniversário, mereceu que à voz do Speeker - parabéns Saul, também és um grande Campeão -, que todo o Estádio lhe cantasse em côro, os parabéns. Foi uma homenagem justa, sincera, bonita, a um homem, que conseguiu à custa de muito trabalho, sacrifício e competência, colocar do seu lado, uma significativa parte de uma massa adepta, que não dá nada de barato a ninguém. Acredito que para o "Alfaiate de Mirandela", a conquista da Taça, depois do seu Tri e Tetra do clube, será a melhor prenda de aniversário, que quererá receber.
A última nota vai para o Andebol, onde à tarde e antes do jogo frente ao Braga, assisti no Dragãozinho - para os adversários Dragaozão ou Vulcão em permanente ebulição - à vitória sobre o Benfica. Estamos na frente e com o título à distância de uma vitória. Acredito que se não for antes, na finalíssima do dia 3 de Junho, vamos conseguir o título. Pelo menos apoio não faltará para que isso aconteça.
PS- Na Liga Vitalis, Boavista e Gondomar desceram, mas como se esperava, o clube do presidente da Liga e candidato à Câmara de Oliveira de Azeméis, conseguiu salvar-se. No entanto, tenho o forte pressentimento que a 2ª Liga ainda não acabou... Aguardemos.
A festa saiu à rua rua, na cidade que deu o nome a Portugal.
Depois do jogo, a festa transbordou do Dragão e espalhou-se pela cidade, onde milhares de pessoas, tomaram conta das ruas por onde passou a caravana do Tetra, para saudarem e vitoriarem, os vencedores, os seus heróis, aqueles lhes lhes proporcionaram mais uma festa, um S.João antecipado e a certeza, que nestes tempos difíceis, quase só resta o F.C.Porto para sentirem orgulho em serem de uma Cidade que tem na Câmara, um presidente sem respeito nenhum por uma Instituição Centenária, que tanto faz aquém e além fronteiras, pela Cidade.
- Rio, tu, sempre que o F.C.Porto ganha, és um dos grandes perdedores...
F.C.Porto, esta paixão que nos alimenta o Ego, que nos faz rir, chorar, sofrer...F.C.Porto, ame-o ou deixe-o, porque para os Dragões, não há meio termo.
Fotos, vídeos e declarações de Jesualdo:
Jogo de metades distintas
«Normalmente, nestas ocasiões, as equipas que festejam não conseguem fazer bons jogos. Fizemos uma primeira parte dispersa, em que não conseguimos o controlo do jogo e chegámos ao intervalo a ganhar com um golo imerecido. Na segunda parte, o F.C. Porto foi melhor, criámos várias ocasiões para ganhar e a vitória teria sido justa, sobretudo pelo que fizemos no segundo tempo. Não esperava uma grande exibição esta noite, porque é muito difícil fazer um bom jogo nestas condições. Saliento a atitude dos jogadores, que quiseram sempre ganhar, demonstraram sempre grande vontade».
Pensar na Taça a partir de terça-feira
Pensar na Taça a partir de terça-feira
«A partir de terça-feira vamos preparar a final da Taça, que será certamente um jogo mais difícil do que estes últimos que disputámos para o campeonato. Temos uma taça para ganhar, um título justo para os jogadores. Nada se consegue com intenções e é preciso trabalhar muito para se alcançarem resultados. Vamos regressar ao trabalho na terça-feira com os pés bem assentes no chão e preparar bem o jogo, que o F.C. Porto tem obrigação de ganhar».
Balanço positivo
Balanço positivo
«A vitória do F.C. Porto no campeonato foi reconhecida por todos, porque o F.C. Porto foi melhor. São vinte e três jogos seguidos, depois da derrota no terreno da Naval, sem perder, com 18 vitórias e cinco empates, apenas duas derrotas em toda a liga, a defesa menos batida, o melhor ataque. Foram muitos jogos, muitos resultados, muitas coisas positivas conquistadas. Os jogadores conseguiram queimar etapas no seu processo de crescimento e, desde o jogo em Braga, percebemos que dificilmente iríamos perder o campeonato. A partir de Braga, o F.C. Porto “embalou” para o título».
Festejar com os adeptos
Festejar com os adeptos
«Quero deixar um aceno de simpatia aos adeptos, que voltaram a comparecer em grande número no estádio e com quem vamos encerrar os festejos no centro da cidade. Queremos celebrar este título com os adeptos próximos de nós».
Clicar sobre as imagens para ampliar
Original Video- More videos at TinyPic