Populares Mês

segunda-feira, 18 de maio de 2009



Tinha prometido ao meu "amigo" Hermínio Loureiro, dedicar-lhe umas palavrinhas...pois chegou o momento.

Não gosto nada de hipocrisias, cinismos e de pessoas, que dizem uma coisa e fazem outra.
Não sei se sabem, mas o presidente da Liga tem um blog, "4 linhas", onde fala de várias coisas: da política ao futebol. No dia do F.C.Porto /Manchester, o deputado, publicou um post com o título, FORÇA e que dizia o seguinte:
«Hoje temos mais uma grande noite de futebol. O encontro entre o F.C.Porto e o Manchester United é o jogo da noite. Espero um F.C.Porto forte para passar às meias-finais. As atenções estão todas viradas para o Estádio do Dragão. Casa cheia, para ajudar o Porto a passar à meia-final.Força Porto.»

Ora, atendendo ao passado do presidente da Fundação La-Sallete - só neste bocadinho de post, já falei dos cargos de presidente da Liga; deputado; presidente da Fundação La-Sallete e ainda faltam, vice-presidente da F.P.Futebol; Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis; Membro do Conselho Nacional do Desporto; candidato à presidência da Câmara de Oliveira de Azeméis. Irra, tantos cargos!...Ainda falavam do major! -, que junto com o compincha, camarada, amigo ou o que ele lhe quiser chamar, Ricardo Costa, é preciso dizê-lo, tudo fizeram para colocar o F.C.Porto fora da Champions League, vir desejar força ao Campeão!...É um mero exercício de cinismo, pura hipocrisia, disse eu e disseram-no, vários portistas em comentários, no blog do Membro do Conselho Nacional do Desporto.

Só que ao contrário do que me disse em mail: «Como passageiro frequente da blogosfera que é reparou na ausência de post’s no meu espaço. Problemas técnicos que espero já ter ultrapassado. Também é do seu conhecimento que tenho como regra não publicar comentários sem qualquer referência ao texto. Lamento profundamente as insinuações de “censura”. Só por desconhecimento ou má fé se podem fazer referências desse tipo(...)»

Este meu comentário, em baixo, nunca foi publicado:
«A Comissão Disciplinar da Liga rejeitou um pedido de revisão da SAD do FC Porto em relação ao processo que ficou conhecido como “caso da fruta”, referente ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora, da época 2003/04.
O pedido foi formulado a 17 de Março de 2009, fora do prazo limite imposto pelo Regulamento Disciplinar da Liga, que é de seis meses após a notificação das decisões do processo disciplinar em causa, no âmbito do “Apito Final”.
A SAD do FC Porto foi notificada da condenação de que foi alvo, a par do presidente Pinto da Costa, do árbitro Jacinto Paixão e dos assistentes José Chilrito e Manuel Quadrado, precisamente a 9 de Maio de 2008, isto é, dez meses antes do pedido de revisão portista.
Este, para cumprir os prazos legais do regulamento disciplinar da Liga, deveria ter sido remetido aos serviços competentes até 10 de Novembro de 2008.
O “atraso” portista explica-se pelo facto de, só a 9 de Fevereiro de 2009, o Tribunal da Relação do Porto ter decidido não pronunciar, em acórdão, os arguidos do “caso da fruta”, na sequência do processo criminal interposto.
A SAD portista ainda apresentou, a 3 de Abril deste mês, uma reclamação para o plenário da deliberação de indeferimento, tomada a 27 de Março passado, por parte da Comissão Disciplinar da Liga sobre o pedido de revisão que formulara, mas o colectivo considerou improcedente a reclamação. »
Vem desejar boa sorte ao F.C.Porto e por outro lado, assistimos a estas constantes poucas vergonhas.
Poupe-nos, estamos fartos de si e do seu compincha, até às pontas dos cabelos.»


Curiosamente, comentários sobre os portistas, como por exemplo, estes:«São burros de propósito, ou sem querer?» ou «O futebol espelha a sociedade deseducada que temos, sobretudo a norte e num subsector muito particular de “andrades”», já lá estão para quem quiser ver. Se trago este assunto à colação, não é porque lhe dê especial relevo, ou porque me tenha incomodado muito, mas apenas, porque não gosto de quem diz uma coisa e faz outra. Bastaria a Hermínio Loureiro ter dito, que achava o comentário impróprio e por isso não o publicava e ponto final.

Se à censura ligo pouco, já há uma coisa que eu não esqueço, nem perdoo, ao presidente da Liga: ter, junto com o seu compincha, camarada, amigo ou o que ele lhe quiser chamar, Ricardo Costa, feito tudo, para quebrar a espinha ao F.C.Porto, fazê-lo perder a hegemonia no futebol português - fora do campo - e colocá-lo numa situação difícil, da qual, demoraria alguns anos a recuperar. Mais, não perdoo a Loureiro, ter ido à procura de popularidade e notoriedade fácil, às custas do Melhor Clube português, tendo para isso, esquecido as afrontas e os despautérios de Luís Filipe Vieira, que disse dele, o que Maomé não disse do toucinho. Hermínio deixou-se embalar no canto das sereias vermelhas - O Freteiro Delgado só o elogia o que é sintomático - e foi pelo caminho mais fácil, o mesmo caminho de outros, que num país de gente invejosa, atacam o F.C.Porto e o seu Presidente para serem protagonistas, terem destaque na C.Social e receberem elogios atrás de elogios, mesmo que não tenham feito nada de especial - Vale e Azevedo, Scolari, Dias da Cunha, etc., são bons exemplos.

O problema dos salários em atraso, vem de há muitos anos, mas Hermínio só se lembrou deles agora; a Taça da Liga foi a vergonha que foi, com a sua organização, a ser pior que os campeonatos da Inatel; a entrega da Taça de Campeão ao F.C.Porto demorou dois anos; clubes apresentavam certidões para poderem competir...só Deus sabe como, mas Hermínio só tinha olhos para o Apito, político à caça dos votos dos "6 milhões", esse mito, que a máquina de propaganda, à boa maneira da propaganda Nazi, repete até à exaustão, na esperança que, uma mentira muitas vezes repetida, passe a ser verdade.
Agora, até diz, pasme-se, que se for eleito presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, vai continuar na Liga...???!!! Com a excepção de Bonzinho em A Bola, ninguém se manifestou contra, muito menos chocado, o que estabelecendo o paralelismo com o que diziam de Valentim, é de facto extraordinário!

Termino dizendo ou melhor repetindo, o que já tinha dito há tempos atrás: não me interessa para nada o político, mas o dirigente desportivo, interessa-me muito. Estarei sempre atento ao comportamento do presidente da Liga e do seu compincha, camarada, amigo ou o que ele lhe quiser chamar, Ricardo Costa e não me calarei nunca, quando entender que estas figurinhas, para "crescerem", o fazem contra e às custas, do meu clube.

PS- Já tinha publicado o post, quando me chegou aos ouvidos, que se a U.D.Oliveirense descer, o Vizela e o Gondomar, no processo do Apito Dourado que ainda está na Comissão Disciplinar da Liga, para decidir, vão ter problemas.
Fica esta nota para memória futura.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset