Populares Mês

sábado, 22 de agosto de 2009


Se temos consciência que nesta altura e devido a várias condicionantes conhecidas, não podemos exigir demasiado, também temos a consciência que temos de ser melhores frente ao Nacional do que fomos nos dois últimos jogos frente ao Paços. Queremos ganhar e para isso não podemos voltar a cometer os mesmos erros que cometemos nos confrontos frente à equipa da Capital do Móvel. Não podemos entrar adormecidos, lentos, desconcentrados, ficar à espera do erro do adversário, à espera que a vitória nos venha parar às mãos sem ter muito trabalho...Não, temos de entrar fortes, com contundência, a pressionar, a obrigar o opositor a passar por dificuldades e a errar, para disso tirarmos benefício e conseguirmos os três pontos. A qualidade pode até não ser brilhante, mas a vontade, a atitude e o querer, têm de ser muitos para derrotar a equipa insular, que é boa, e mesmo tendo perdido jogadores importantes em relação à época passada, Maicon, Alonso e Nené, mantém as características que me fizeram dizer, no jogo do título 2008/2009, que tinha sido a melhor equipa que tinha visto no Dragão, nessa época. Aliás, se fosse preciso atestar a qualidade da equipa de Manuel Machado, bastava ver o que se passou no confronto com o Zénit... Fazer quatro golos a uma equipa que há dois anos venceu a Taça UEFA, não é para todos!...

Queremos ser Pentacampeões! Sabemos as dificuldades que temos de enfrentar para atingirmos os nossos objectivos, mas os grandes desafios e as grandes empreitadas, não nos intimidam, porque para aqui chegarmos, tivemos de ultrapassar muitos obstáculos, lutar contra ventos e marés... Esta temporada, mais uma vez, vai ser assim...No fim, vamos conseguir!

O árbitro é o João pode ser o João, Ferreira, auxiliado por Luís Ramos e Pais António, o célebre Ferrari vermelho.

Convocados do F.C.Porto:

Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas:
Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Maicon e Sapunaru;
Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín, Belluschi e Valeri;
Avançados: Falcao, Mariano, Rodríguez, Varela e Farías.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira, Fernando, Meireles e Belluschi, Mariano, Falcao e Varela.

FC Porto afirmativo
«Espero um FC Porto afirmativo, no sentido de termos pela frente o primeiro jogo em casa, a segunda jornada do campeonato e o facto de este encontro acontecer depois de não termos ganho a partida anterior. Queremos ganhar o jogo. Um FC Porto afirmativo dependerá também da diferença entre a postura do Nacional e a do FC Paços de Ferreira. Espero, por parte da minha equipa, um comportamento superior ao do último jogo».

Adversário de qualidade
«O Nacional foi quarto classificado no último campeonato, jogou ontem frente ao Zenit, uma equipa de topo do futebol russo e europeu, e foi capaz de ganhar e marcar quatro golos. Vamos defrontar uma bela equipa, composta por jogadores de grande qualidade e orientada por um bom treinador. Estamos perante um cenário que indicia um bom espectáculo e esperamos ter o Estádio do Dragão cheio».

Proteger o jogo
«Sobre a situação do Hulk, as considerações que foram feitas em devido tempo não tiveram em conta um conjunto de situações importantes que toda a gente deve ter em atenção. Já o referi anteriormente: de acordo com as indicações da UEFA e da FIFA, é importante proteger o jogo. O que aconteceu com o Hulk em Paços de Ferreira foi um desarme, que o árbitro não considerou falta e que acabou por assinalar pontapé de baliza. Só depois tomou a decisão de expulsar o jogador».

Maior protecção, mais qualidade
«O FC Porto renovou contrato com o Hulk por ser um jogador importante para o clube. Todos pretendemos um jogo mais emotivo, de mais qualidade e em que os jogadores de maior qualidade não sejam sistematicamente castigados. Há um quadro de leis muito claras que tem de ser aplicado e é necessária coragem para aplicar esse regulamento. No futebol português sempre houve, e vai continuar a haver, jogadores talentosos e esses jogadores devem ser protegidos, precisamente para que a emotividade e o espectáculo sejam protegidos».

Hulk a aprender
«Tem de haver, da parte de quem é responsável e quem regula o futebol, ideias definidas e actuações em consonância com essas ideias. Não estou a desculpar o Hulk. Ele continua num processo de aprendizagem, ainda é novo e vai continuar a evoluir para chegar onde queremos que ele chegue. Garanto é que não vamos tirar-lhe o talento, a entrega e o profissionalismo com que encara cada momento do jogo. Posso assegurar-vos que o Hulk não é mal-educado. Os jogadores do FC Porto sabem perfeitamente qual é a nossa linguagem e o nosso pensamento em campo, nos treinos e nas cabines, mas é evidente que também estranham o que se vai passando ao seu redor».

Equipa resolve
«Quando o Hulk esteve ausente no ano passado, numa fase decisiva da época, a equipa resolveu a sua ausência e vai seguramente voltar a fazê-lo agora. Esta situação é, sobretudo, má para ele, que vai estar quase um mês sem jogar, e é má para o clube também, como é óbvio».

Preparar a equipa para ganhar
«Considero que a equipa ainda está muito longe daquilo que pretendemos para esta época, mas está mais adiantada e melhor do que no mesmo período do ano passado. Os jogadores já têm algum trabalho dentro da equipa e do clube e a nossa tarefa é a de modelar e preparar a equipa e pô-la a jogar para ganhar. Temos de preparar os jogadores para a equipa e toda a gente tem de trabalhar para “fazer avançar o barco”».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset