Populares Mês

sexta-feira, 25 de setembro de 2009



Depois de Stamford Bridge, onde apesar da derrota, ficou a sensação que tinhamos gente e da desilusão frente ao Braga, que alterou o estado de espírito dos adeptos portistas, que Porto frente ao Sporting? Um Porto fiel ao seu passado de equipa guerreira, corajosa, audaciosa, arrogante, no bom sentido, a puxar pelos galões de Tetracampeã e a ir à procura da vitória, ou um Porto calculista, na expectativa, à espera do erro do adversário para o surpreender numa transição rápida? O Sporting, de Paulo Chorinhas Bento, não inova e joga sempre da mesma maneira frente ao F.C.Porto: 4 defesas, 4 médios, outro médio no apoio ao ponta-de-lança Liedson. Mais coisa menos coisa, os lagartos jogarão com Patrício, Abel, Carriço, Polga e Caneira, Veloso, Pereirinha, Moutinho e M.Fernández, depois Vukcevic e Liedson. Será que Jesualdo já tem o antídoto capaz de contrariar a táctica do queixinhas e se impor? Será que já percebeu, definitivamente, que apenas com 3 médios corre o risco de perder o meio-campo, o controlo do jogo e não ganhar, como aconteceu na época passada, poucos dias depois do Sporting ter sofrido uma goleada histórica frente ao Bayern?
Espero sinceramente que sim e que o Jesualdo que se ri das críticas, despreza as críticas e não percebe as críticas, mostre o caminho para a vitória aos seus jogadores.

Esta temporada vai ser dura e é preciso que a raça, a alma e fortíssimo espírito do Dragão, esteja presente em cada jogo. Só um Porto de carácter forte, um Porto dos velhos tempos, construído por homens de coragem e sem medo, prontos a lutar e a fazer frente aos ordinários, aqueles sem vergonha, que sistematicamente nos provocam, fazendo apelos patéticos à revolta de pessoas sensatas e equilibradas contra o F.C.Porto. Fazê-los engolir a afronta e derrotá-los é um grande desafio, mas a equipa junto com os adeptos vai consegui-lo.

Em casa de Dragões mandam os Tetracampeões. Nunca os leões e muito menos os calimeros, os chorinhas, que lançam a confusão e depois aparecem como uns santinhos incapazes de partirem um prato.

PS -
Se eu um dia tiver um porco vou-lhe chamar Bonzinho...

O árbitro é Duarte Gomes, auxiliado por Venâncio Tomé e por José Lima.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Sapunaru e Maicon;
Médios: Fernando, Raul Meireles, Belluschi, T.Costa, Valeri e Guarín;
Avançados: Falcao, Mariano, Hulk e Farías.

Equipa provável:
Helton, Fucile, Rolando, B.Alves e Álvaro Pereira, Fernando, Belluschi e Meireles, Mariano, Falcao e Hulk.

Antevisão de Jesualdo:

Ciclo não preocupa
«Não podemos alterar o que está previamente definido enquanto calendário. Nem sequer é uma preocupação ou um pensamento nosso»

Espírito positivo
«Estamos com um espírito bom. Está tudo percebido em relação ao que se passou em Braga e foi feito o balanço. Estamos preparados para o jogo de sábado»

Árbitro sem pressão
«O que espero da equipa de arbitragem é que seja a segunda melhor equipa, depois do FC Porto. Não falo de arbitragens, mas sim de critérios. Vou deixar aqui questão para pensarem. No ano passado, o Lisandro Lopez foi castigado por simulação num lance de pénalti. Antes nunca tinha havido nenhuma simulação, felizmente depois disso também nunca mais houve um lance a merecer castigo. O futebol ficou mais limpo e mais puro a partir desse momento. No sábado, em Braga, o Hulk foi penalizado com um cartão amarelo no início de uma jogada ofensiva. Espero que nunca mais haja simulações no meio-campo. Vamos estar atentos e vamos encontrar razões para que os critérios não sejam os mesmos. O que digo é que o Hulk, com cartão amarelo, ficou condicionado. Agora vejam como o meu coração saltou quando o mesmo Hulk foi agarrado fora da área, continuou a ser agarrado dentro e depois foi largado e caiu… Pensei que ia ver segundo amarelo. Claro que no jogo de sábado vou estar atento a estes exemplos. Não discuto arbitragem, discuto critérios. Espero que o senhor Duarte Gomes não seja condicionado como o Hulk foi no jogo com o Braga. Ninguém tem de ser pressionado. O Vítor Pereira entendeu que devia ser este o árbitro. Tudo o que for dito a seguir é pressão. E eu não entro em pressão. Só falo em critérios. Vamos ver o que se está a passar nas grandes penalidades, por exemplo. As pessoas tem de estar atentas e eu vou estar atento»

Ideal… por ser o próximo
«[o jogo com o Sporting] É ideal porque é o próximo. E sobre os últimos jogos, vamos ver se nos entendemos… o FC Porto não perdeu dois jogos seguidos na Champions ou no campeonato. Perdeu dois jogos em duas competições diferentes. O FC Porto vem de uma derrota em Braga e tem o Sporting a seguir. Uma coisa de cada vez. A seu tempo vamos conversar com o Atlético de Madrid»

Jogar com melhor atitude
«Os jogadores, os treinadores e os dirigentes do FC Porto não convivem bem com as derrotas. Todos compreenderam a mensagem, cada um à sua maneira. Julgo que no sábado o FC Porto vai jogar com uma atitude que tem de ser melhor do que a que teve em Braga e tem de ser uma atitude de uma equipa que sempre teve grandes prestações em momentos difíceis»

De bem com as críticas
«Acho que convivo bem com as críticas. Algumas provocam-me sorrisos, outras desprezo e outras não consigo entender. Mas há factores subjacentes. É neste quadro que vivo e vou continuar a viver»

Sporting continua forte
«O Sporting continua a ser uma equipa forte e um adversário difícil para qualquer equipa. Teve apenas um mau começo de época. E isso provocou alguma pressão, que é o que acontece a quem luta por títulos. Para nós o que interessa é o Sporting enquanto equipa e, à boa maneira do computador, o que está para trás é para apagar. É uma equipa forte e com qualidade»

Adeptos estão atentos
«Os adeptos do FC Porto estão habituados a ganhar e a estar atentos às coisas. Por isso esperamos ter estádio cheio»

Lesão de Varela é má, especialmente para o jogador
«Perder o Varela foi mau, especialmente para ele. E é mau para a equipa, pois perder jogadores é sempre perder opções e a capacidade para poder ser mais forte. Nunca é boa notícia»

Apostar na melhor equipa
«Se não tiver os jogadores todos, vou ter de apostar na melhor equipa. Mas fundamentalmente naquela que domine melhor os processos que temos de utilizar no FC Porto»

Hulk em lavagem
«Neste momento o Hulk é um jogador que está a fazer uma lavagem. Está nesse ciclo. E acho que já vos dei um exemplo… Se quiserem, e mesmo antes às vezes de escreverem ou falarem com leveza, olhem para os quadros todos que referi. E para não ir atrás, ao jogo de Paços de Ferreira… Já chegaram a dizer que era o Hulk e mais dez… E eu disse que o Hulk impressiona muito mais os espectadores e a imprensa do que os treinadores. De um momento para o outro, o Hulk passou a ser um problema… Agora ele está na lavagem. Porque se olharem para o histórico dos últimos dois meses, podem interpretar como quiserem. Ele vai voltar a ser o mesmo e ainda vai passar para um nível superior»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset