Populares Mês

domingo, 29 de novembro de 2009


Da noite muito fria e muito chuvosa em que o Dragão registou uma das piores assistências, em jogos de campeonato, parece-me claro podermos concluir o seguinte: mesmo não tendo sido constante na qualidade exibicional, houve períodos onde os defeitos dos últimos jogos ainda se notaram - má qualidade de passe; incapacidade para, em vantagem, controlar a posse de bola; Hulk demasiado agarrado às laterais; demasiado desperdício na hora de finalizar...hoje até um penalty falhamos...-, o F.C.Porto mostrou que tinhamos razão quando dissemos que havia sinais de retoma na qualidade do jogo do Tetracampeão. Frente a uma boa equipa, que jogou bem, que nunca se deu por vencida e que procurou sempre que possível, discutir o jogo, o F.C.Porto demorou a engrenar e até marcou sem ter feito muito por isso, mas a partir do golo do empate do Rio Ave, num erro inadmíssivel, desde a facilidades dadas a quem cruzou até à forma como J.Tomás cabeceou sem quase nenhuma oposição, a equipa portista arrancou para um domínio que encostou a equipa de Carlos Brito às cordas, chegou à vitória e até foi capaz de mobilizar e virar para o seu lado os adeptos mais impacientes, que, escaldados de tantos maus jogos e pontos desperdiçados, estavam a ver que, mesmo depois de um empate entre os seus dois principais rivais, ainda não era hoje que o F.C.Porto ia aproveitar. Com uma vontade, uma determinação e uma pressão, que já não se via há muito no Dragão, claramente mais bem construída que, por exemplo, frente ao Belenenses - não chegou a ser preciso, em desespero, o chuveirinho para a cabeça de Bruno Alves - equipa de Jesualdo teve uma grande atitude e nunca desanimou na procura do golo da vitória, mesmo quando os deuses da fortuna e um guarda-redes inspirado, pareciam ter-se unido para tramar o conjunto azul e branco.
Resumindo: vencemos e vencemos com toda a justiça, mas apesar de termos feito o suficiente para não sofrer tanto, lá tivemos de vencer na amarra...Aguenta coração!
Há ainda, muito a melhorar e pormenores a corrigir. Por exemplo: Hulk tem que jogar no meio. Obrigar o Incrível a jogar agarrado às linhas e a ter de se preocupar em fechar os avanços dos laterais, é um crime de lesa F.C.Porto, que a teimosia de Jesualdo persiste em não alterar; também o 4X3X3 não me parece, pelas razões apontadas em relação a Hulk, mas também por Belluschi, o melhor para este plantel do F.C.Porto - então que se assuma, se deixe no banco um talento capaz de decidir e se jogue com Varela na ala-direita; mais, nenhuma grande equipa, que quer constuir um futebol de qualidade, resiste a um trinco, lugar importante e onde se inícia normalmente a construção de jogo, que defende bem, fecha bem as subidas dos laterais e dos centrais, mas que a passar, continua um desastre; outro pormenor a corrigir é o posicionamento de Falcao. O colombiano recua demasiado e depois, como não pode estar em dois sítios ao mesmo tempo, muitas vezes não está na área, onde é fundamental e onde pode fazer valer, como se viu na excelente cabeçada que Carlos defendeu muito bem, a diferença. Aproximam-se jogos em que muita coisa está em jogo, principalmente o de sexta-feira frente ao Guimarães e o de 20 de Dezembro na Luz. Que a equipa acentue os sinais de melhoria, que corrija o que está menos bem e seja capaz de chegar à interrupção do campeonato, vivinha da silva e pronta, com um ou outro acerto, a fazer uma segunda-volta melhor e que tal como aconteceu na temporada anterior a leve ao título. Vamos acreditar que vamos conseguir.

Os jogadores:
Beto, não teve culpas no golo e também não teve muito que fazer. Parece ter conseguido a titularidade...Como não quero fazer juízos precipitados, vou esperar um jogo em que seja chamado a mais trabalho para dizer de minha justiça.
Os laterais: gostei de ambos, embora Fucile, na primeira-parte não tivesse estado bem, o que é natural em quem esteve tanto tempo parado. Defenderam razoavelmente, atacaram sempre e deram muita profundidade ao jogo, obrigando a defesa vilacondense a desequilibrar-se e a cometer vários erros. Foi sobre Fucile o penalty desperdiçado por Falcao e foi o lateral-direito a dar de cabeça para o remate vitorioso de S.Varela.
Os centrais: não gostei muito de Bruno Alves que sentiu demasiadas dificuldades para travar J.Tomás, junto a algumas displicências de vedeta, que não me agradam nada. Maicon, não comprometeu, mas como foi o primeiro jogo e, por isso, é natural um certo nervosismo, aguardemos...
De Fernando, penso que já está tudo dito.
Meireles, não há dúvidas que está em crescendo, embora ainda não esteja no nível que atingiu no passado e há pouco tempo na selecção. Falhou um golo feito. Contra equipas que defendem muito e raramente saem para jogar, na minha opinião, devia ser o trinco.
Belluschi, demasiado recuado para o meu gosto. Sempre que joga mais próximo da área adversária o seu rendimento melhora e é mais útil à equipa. Vítima do sistema...
Guarín, entrou na parte final e não comprometeu.
Rodríguez, foi o melhor da primeira-parte. Correu muito, carrilou muito jogo pela esquerda, cruzou muitas bolas, mas faltava gente na área para concretizar. Na etapa complementar perdeu gás e foi bem substituído.
Farías, entrou bem e ajudou com a sua presença a desmobilizar uma defesa que estava a dar conta do recado.
Varela, entrou muito bem, alargou a frente de ataque, foi sempre perigoso e foi decisivo. Regressa na melhor altura e vai ser muito importante nos próximos tempos.
Falcao, sem dúvida, muito generoso, mas para além de perdulário, demasiado recuado, o que não ajuda a potenciar as suas melhores qualidades. Penso que, definitivamente, não sabe marcar penaltis - espero que Jesualdo tenha visto da mesma forma que eu!
Hulk, penso que, atrás, já disse muito do que penso sobre Givanildo. No meio e atrás de Falcão ou Farías ou com outro avançado de características diferentes, é o lugar ideal para o recém internacional brasileiro. Pena que Jesualdo não pense assim e como ele é que manda...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset