Populares Mês

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010



Faz hoje 25 anos que faleceu José Maria Pedroto figura importantíssima da história do F.C.Porto, ele que foi, quer como jogador, quer como treinador, um verdadeiro craque.

De Pedroto já quase tudo foi dito e não vou acrescentar muito mais, mas não posso deixar de recordar o homem inteligente, frontal, corajoso, carismático e que enfrentava, sem medo, todos, por mais poderosos que fossem, na defesa dos seus ideais. Só um homem com a força do Mestre e com o poder do Mestre, seria capaz de unir benfiquistas e sportinguistas contra o F.C.Porto, como aconteceu em 1980 e na final da Taça, onde, na maior campanha de ódio contra o F.C.Porto a que já assisti, se viram bandeiras do Benfica e do Sporting coladas.
Nesta altura e quando o F.C.Porto é tão maltratado, faz falta a raça e o espírito guerreiro de Pedroto. Aos que possam dizer que os tempos são outros e o "Zé do Boné" já não poderia ser assim, apenas respondo, que o Mestre estava adiantado no tempo e certamente se adaptaria aos novos tempos.

Do treinador, recordo as conquistas que puseram fim à longa travessia do deserto e principalmente, recordo o belo futebol de toque, apoiado, que parecia tricot, que me encantava e me levou a fazer do F.C.Porto uma espécie de religião...Também recordo as longas conversas na mini-esplanada da Petúlia, quando o tempo melhorava e Pedroto falava, falava, falava e eu que vinha das aulas, no Infante, como não me podia sentar nas mesas, ficava de lado a ouvir, ouvir, ouvir e aprender...Que saudades!

O F.C.Porto leva hoje a efeito uma homenagem a Pedroto. Nada mais justo!

Aqui ficam algumas das suas melhores frases:
- «O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol»

- «Estamos na mediania no conceito europeu. relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe»

- «Não vai ser preciso nenhum milagre para que o F.C. Porto alcance finalmente o título que ambiciona a anos»

- «Duda é o meu brasileiro. Dois brasileiros juntos são uma escola de samba, três são uma multidão em Copacabana»

- «O futebol é muito fácil. É o pão numa mão e o chicote na outra. A virtude é nunca usar o chicote»

- «As gentes do Porto são ordeiras. Se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças»

- «O F.C. Porto cada vez mais aparece como potência do nosso futebol, capaz de conseguir a hegemonia e é claro que isto preocupa o Benfica e o Sporting»

- «É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital»

- «No F.C. Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir»

- «Jorge Nuno Pinto da Costa, para além de ser um cidadão respeitável, afirmou-se como um competentíssimo dirigente. A ele se deve, em grande parte, a projecção que o FC Porto atingiu, a nível nacional e europeu. O tempo há-de fazer-lhe justiça»

- «Não tenho dúvidas de qualquer espécie de que ao Artur Jorge não faltará onde trabalhar e que, em qualquer parte, triunfará. Mas também acredito que vai ser no FC Porto que ele acabará por ser revelar como um homem predestinado para a direcção e comando de equipas de futebol»

Mais sobre Pedroto:Primeiro exemplar da Revista Dragões - 25 de Abril 1985 -

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset