Populares Mês

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Meus caros amigos, profissionais do F.C.Porto, disse-me um amigo: "Se o David venceu Golias..." Não é caso para tanto! O Barcelona é uma equipa fantástica e que junta ao enorme talento individual, um grande sentido colectivo e uma humildade que faz da equipa catalã a melhor do mundo, há quem diga, de todos os tempos. Não sei se é a melhor de todos os tempos, é difícil fazer comparações, mas é, seguramente, uma das melhores e para mim, só Ajax na década de setenta do Século passado, me impressionou tanto. Portanto, se vocês perderem, não devem ficar tristes, desiludidos ou sentirem diminuídos. Não, perder com o Barça, acontece aos melhores e a quem tem muito mais responsabilidades que vocês. No entanto e se repararem na história do F.C.Porto, verão que um clube pequeno - comparado com os grandes e ricos clubes europeus -, de um país pobre, permanentemente em crise e que só tem olhos para a capital do império da má língua, ousou vencer, foi capaz ultrapassar todos os obstáculos, subir a mais íngreme das montanhas e colocar lá bem no alto, no alto do futebol europeu, a sua bandeira azul e branca.

Ganhamos a Taça dos Campeões, em 1987, na memorável noite de Viena e eles olharam para nós de soslaio, como quem diz: quem são estes, de onde vêm? Daí para a frente, mais SEIS troféus internacionais e agora, mesmo que todos dêem o favoritismo à equipa de Pepe Guardiola, o F.C.Porto já não é um ilustre desconhecido, é uma das melhores equipas de europa, não na teoria trauliteira, extrapolada e megalómana, mas na prática. Estamos no Mónaco por mérito próprio, pela conquista da Liga Europa, um dos quatro títulos que conquistamos, numa época extraordinária, das melhores de sempre. Disfrutem sem complexos, sem temores, sem vassalagens e lutem com a  força, o espírito dragão, o orgulho tripeiro e a vossa qualidade, pela vitória. Se o conseguirem, o mundo abrirá a boca de espanto, se perderem, paciência, a vida continua.
Acredito em vocês e desejo-vos toda a sorte do mundo.

O árbitro é o holandês Bjorn Kuipers, auxiliado pelos seus compatriotas Erwin Zeinstra e Berry Simons. Se bem se lembram, este juíz holandês foi o árbitro do F.C.Porto/Villarreal, o tal que alguém, em carta anónima enviada à PGR, disse ter estado a jantar com o Presidente Pinto da Costa. A UEFA do nosso "grande amigo" Platini, na altura, investigou e logo concluíu que não se tinha passado nada, mas isso não impediu o PGR de ordenar um inquérito.
Ao nomear Kuipers, para além de tudo, a entendidade máxima do futebol europeu, ridiculariza a justiça portuguesa, sempre muito célere e atenta quando se trata do F.C.Porto, distraída, parada, quando se trata de outros emblemas, mesmo com acontecimentos em que a suspeita entra pelos olhos dentro.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Bracali;
Defesas, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile e Maicon;
Médios, Fernando, Souza, Belluschi, Moutinho, Defour e Guarín;
Avançados, Hulk, Kléber, Varela, C.Rodríguez e Djalma.

Equipa provável:
Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile, Sousa, Moutinho, Belluschi e Guarín, Hulk e Rodríguez.

Antevisão de Vítor Pereira:
Identidade
"O FC Porto será igual a si próprio, será uma que acredita no seu jogo e nas suas ideias. Temos vindo a trabalhar já há um ano em 4x3x3 e é natural que a estrutura seja a mesma. É nela que trabalhamos e não há motivos para a mudar."

Mérito
"Estamos cá por mérito próprio, na sequência de uma época brilhante, mas reconhecendo no Barcelona uma grande equipa e um grande treinador. Não viemos cá para os ver jogar, mas para vencer. Somos também um grande clube, habituado a muita exigência e cujo jogo também prima pela qualidade."

Prova de qualidade
"Vamos procurar ter bola e acreditamos sinceramente que temos argumentos para colocar problemas ao Barcelona. Não tenho qualquer problema em reconhecer que o Barcelona é, provavelmente, a melhor equipa que alguma vez vi jogar, mas eu também lidero um grande equipa com jogadores com muita qualidade. É um momento para desfrutar e para continuar a provar a nossa qualidade."

Futebol positivo
"Os elogios do Guardiola, por virem de quem vêm, têm grande significado. Também gostamos de proporcionar grandes jogos e de futebol positivo, pelo que acredito que a final de amanhã será um grande espectáculo de futebol."

Em aberto
"O jogo também é feito de criatividade, pelo que acredito que a concentração e a inspiração de cada um dos intérpretes pode definir o jogo. O Messi pára-se com um colectivo forte, entreajudas e capacidade de antecipação. Não sou apologista de qualquer marcação individual. FC Porto e Barcelona são duas equipas experientes, com grande qualidade individual e colectiva e que praticam um jogo aberto. Como tal, o resultado também está em aberto."

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset