sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Numa altura em que por mais esforços que se façam, ninguém consegue passar ao lado de tantas notícias que envolvem vários dos jogadores portistas, o importantíssimo jogo frente ao Gil Vicente quase que passa despercebido e isso não é nada bom. Esperemos que mesmo com todas essas notícias, algumas verdadeiras, outras sem pingo de verdade, consigamos ter a tranquilidade necessária para, já não digo dar um grande espectáculo, cheio de notas artísticas, mas que possamos cumprir o objectivo, ganhar, a uma equipa difícil, com bons jogadores e muito motivada. Portanto e sem muito mais a crescentar, como é o primeiro jogo oficial no Dragão, esperemos que os portista acorram e apoiem a equipa. Ganhar é também um factor de motivação para a tarefa hercúlea que nos espera, de hoje oito dias, no Mónaco, frente ao Super-Barça, a melhor equipa do Mundo.
Lá estarei e como sempre, com uma passagem pelo sítio do costume, para "bater um papo" com os amigos.
O árbitro é Rui Silva, auxiliado por José Lima e Álvaro Mesquita.
Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Bracali;
Defesas, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile, Maicon e Álvaro;
Médios, Fernando, Souza, Moutinho, Belluschi e Guarín;
Avançados, Varela, Kléber, Hulk, Walter e Djalma.
Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro, Souza, Moutinho e Guarín, Varela, Kléber e Hulk.
Equipa fortíssima
"A minha preocupação é que a equipa esteja preparada para ganhar ao Gil Vicente. Com o Falcao, sem o Falcao, o nosso objectivo foi prepararmo-nos para defrontar o Gil Vicente. O Falcao, inclusivamente, não tem jogado. Temos um plantel que nos permite estar tranquilos e confiantes. O FC Porto continuará a ser uma equipa fortíssima, independentemente de ter o jogador A, B ou C. O FC Porto vive da qualidade colectiva e a minha preocupação é potenciar ao máximo o plantel."
Adversário competente
"Esperamos um jogo complicado, porque o Gil Vicente já provou a sua competência no último jogo. O que é preciso, neste momento, é ganhar. Enquanto a equipa não estabiliza comportamentos, o mais importante é que vença, podendo elevar, progressivamente, a qualidade de jogo, sem nos preocuparmos em demasia com a nota artística."
Concentrados
"É importantíssimo perceber que, entre duas finais, a da Supertaça portuguesa e a da Supertaça europeia, não podemos desconcentrar-nos do objectivo imediato, que é vencer o Gil Vicente. Será o meu primeiro jogo no Dragão na qualidade de treinador principal e eu vou esperar o apoio incondicional dos adeptos para derrotarmos um adversário que vem de um reforço de confiança, que foi capaz de fazer uma recuperação no resultado de 0-2 para 2-2. O próximo Barcelona chama-se Gil Vicente. É importantíssimo vencer este jogo."
Mangala e Defour
"O Mangala e o Defour vêm acrescentar qualidade. São dois belíssimos jogadores que vão reforçar a qualidade que nós já temos."
Abraço a Ilídio Vale
"Aproveito para enviar um grande abraço ao Ilídio Vale, mais um treinador formado neste clube, que, com a sua competência, acabou de provar que é possível conseguir coisas grandes sem que as expectativas sejam elevadas. Envio-lhe um abraço e aproveito para lhe dizer para trazer o título."