Populares Mês

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Na sequência do que disse ontem e com a excepção referida, substituto de Falcao, temos um plantel de grande qualidade, dois jogadores para cada lugar, todos eles internacionais, com excepção de Bracali.

Na baliza saiu Beto e entrou Bracali. Não ficamos a perder. São os dois muito parecidos, bons guarda-redes, mas Helton é melhor, será titular e Bracali garante a mesma segurança e confiança que garantia Beto.

Na defesa, saiu Sereno e entrou Mangala; como Emídio Rafael ainda está em recuperação e não estará disponível tão cedo, entrou Alex Sandro, também para precaver uma eventual saída de Palito que não aconteceu. Estamos mais fortes: Mangala é superior a Sereno, bom profisional, pau para toda a obra, mas que deixava a desejar como central; já A.Sandro é muito bom jogador e até, compatível com Álvaro, numa solução semelhante à que acontece muitas vezes na selecção do Uruguai, onde Palito joga mais à frente, como médio-esquerdo.

No meio-campo só saiu Micael, entrando para o seu lugar S.Defour. Alguém tem dúvidas que não ficamos a perder? Eu não! Neste sector temos várias possibilidades, várias combinações, muitas variantes para surpreender.

No ataque, saiu um grande jogador e um goleador, não entrou ninguém para o seu lugar, mas entraram jogadores com valor para as alas, Djalma e Iturbe, com o jovem internacional argentino a poder jogar pelo meio. Aqui, para manter o sistema 4x3x3 e se Kléber continuar ansioso, perdulário, continuar a acusar a responsabilidade, podemos ter problemas, mas e como disse R.Margot, em comentário no post anterior, com os cruzamentos do Álvaro e A.Sandro, quem sabe Kléber não vai parecer outro? Agora, creio ser óbvio, ganhamos mais versatilidade, mais rapidez, mais possibilidades para jogar em 4x4x2, sistema ideal para a Champions, onde as dificuldades são muito maiores e teremos de ter outros cuidados. Se na Liga Europa eramos candidatos e a partir de determinado momento, até favoritos, na principal prova da UEFA, nem uma coisa, nem outra. Não podemos jogar de peito feito frente a Barcelona, Real Madrid, Manchester, por exemplo. Outra questão que preocupa o universo azul e branco tem a ver com o facto de termos um plantel equilibrado, muitos galos para apenas onze poleiros; 25 inscritos e só 18 poderem ser convocados; e como há alguns que esperavam sair e não saíram, há quem tema problemas e "azias". Primeiro, acredito vai haver espaço para todos e conto com a sensibilidade e bom senso de Vítor Pereira na gestão do plantel. Depois, meus amigos, as "azias" curam-se no campo, nos treinos e nos jogos, mostrando com factos e não com palavras, que se está bem e se merece jogar. Como o treinador do F.C.Porto é justo, sensato, trata todos por igual, jogarão os melhores na prática e não na teoria. Para além disso, os dirigentes e também os adeptos, nesta matéria têm uma palavra a dizer: os dirigentes estando perto e actuando logo; os adeptos fazendo sentir nos jogos, caso seja necessário, que não gostam de aziados e amuados, querem quem dê tudo e seja bom profissional.
Esta questão das "azias" e partindo já para falar de "jornalismo", leva-me a dizer o seguinte: é por aí, aproveitando um ou outro descontentamento que sempre existe e existirá em todos os planteis, que eles vão tentar abrir brechas, dividir e até já começaram. Explico. O F.C.Porto bateu o pé ao poderoso - no sentido de ser de um multimilionário que gasta a torto e a direito, dinheiro que não lhe custou a ganhar - Chelsea, fez-se respeitar, não cedeu a pressões e chantagens e conseguiu manter no seu plantel um jogador de indiscutível qualidade. Um jogador que valoriza o Campeão, mas também o futebol português. Isso devia ser realçado, mas os rascas da Queimada, que venderam Falcao em Junho ao Chelsea e ele foi em Agosto para o Atlético de Madrid; e andaram a vender Palito ao mesmo clube, já estava reservado, diziam eles, não se conformaram e em vez de se congratularem por o F.C.Porto ter mantido Álvaro Pereira, não conseguiram disfarçar o incómodo e aquilo que colocaram em destaque foi: "Álvaro Pereira fica contrariado".
Uma ordinarice, "jornalismo" de sarjeta, praticado por freteiros e recadeiros. Como disse em e-mail enviado ao "director" da Bola: «...hoje em dia há possibilidades de nos podermos expressar através da internet e na net, através de redes sociais - twitter, facebook ...- na blogsofera, em sites ou em fóruns. É o que faço e no meu blog perco muito tempo a combater o jornalismo rasca, sectário, faccioso, de que um exemplo claro, é o jornal que você dirige.»

Também quem mete dó é a Antena 1. Meu Deus, tantos meios, tantos jornalistas e tantas asneiras. Que desperdício de dinheiros públicos! Na terça-feira, Hulk ia para o M.City por 84 milhões de euros; na quarta Bendtner no F.C.Porto por 12 milhões. Mas onde foram eles buscar estas fantasias? Nunca dão uma notícia em primeira-mão, quando tentam, sai isto?

Pronto, está feita a análise que era preciso fazer. Passado o jogo da selecção - onde já houve a azia Zé, o aziado Ricardo e espero não haja o aziado Cristiano. Seria interessante ver como Paulo Bento agiria...-, começa a luta...

Plantel para a Champions:
Helton e Bracali;
Sapunaru, Fucile, Otamendi, Rolando, Maicon, Mangala e Álvaro;
Fernando, Souza, Defour, Moutinho, Guarín e Belluschi;
Varela, Hulk, Kléber, Djalma, C.Rodríguez e James.

Ficaram de fora: E.Rafael, Alex Sandro, Walter e Iturbe.
E.Rafael, compreensível; A.Sandro, talvez porque a lesão e a recuperação façam com que só esteja disponível mais lá para a frente; Walter, porque os problemas pessoais o estão a afectar; e Iturbe a surpresa, mas como tinha de ficar alguém de fora, o jovem argentino ainda é muito novo e está pré-seleccionado para os jogos Pan-Americanos, a disputar em Outubro...

Agora e essa é que é a questão, este problema dos estrangeiros no futebol português e no futebol europeu, que não é só do F.C.Porto, tem de ser resolvido com clubes a sentarem-se à mesa com a Liga e Federação, a nível interno, UEFA, FIFA e Comissão Europeia, a nível externo e de uma vez por todas, porem-se de acordo para que se encontre uma solução que sirva os interesses do futebol. Por cá e por exemplo, criar condições para recuperar as equipas B, mas permitir que possam ter acesso à Liga de Honra. Se não for assim e se a UEFA, sem mais, apertar as regras, a coisa vai complicar-se e vamos ter ainda maiores problemas no futuro.
 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset