Populares Mês

segunda-feira, 28 de novembro de 2011


4X2X3X1
O F.C.Porto repetiu, ontem, frente ao S.C.Braga a equipa e o sistema que lhe deram a vitória em Donetsk e a possibilidade de continuar na luta pelos oitavos-de-final da Champions. Tal como tinha acontecido frente ao Shakhtar, o Campeão português apresentou-se em 4x2x3x1, sendo o jogador mais adiantado, Givanildo Vieira de Souza, conhecido no mundo do futebol como Hulk, o Incrível Hulk. Pode este sistema ser questionado por e como se viu ainda ontem, em alguns momentos, deixar Hulk muito sozinho e quando o nº 12 caía nas laterais, não tinha nenhuma referência na área. Também pode ser questionado, principalmente contra equipas que saem pouco para jogar, se fecham, defendem com todos. Certo, mas bem trabalhado, quando os 3 que estão imediatamente atrás estiverem menos amarrados, se soltarem e aparecerem mais em zonas de concretização, em muitos jogos, pode ser a solução. Depois, o 4x3x3 não vai, de certeza, ser colocado de parte e mais, acho que se devia tentar também, o 4x4x2 losango. A versatilidade de uma equipa, alternando sistemas, mesmo durante o mesmo jogo, é importante e as grandes equipas têm de ir por aí. Agora não basta carregar num botão, é preciso calma e paciência. Não podemos é criticar porque só temos um sistema e quando mudamos, procuramos alternativas, alto lá que não pode ser. E meus caros, com este sistema, ganhamos dois importantes jogos e Hulk marcou 3 golos, fez uma assistência e meia - uma ontem e meia na Ucrânia. Com Walter fora da Champions e ainda longe de ser uma opção credível e Kléber com lacunas na recepção, quem não tem cão, caça com Hulk.

Defour e James
S.Defour fez uma excelente primeira-parte e no tempo que jogou na segunda não fez nada que, para quem está de fora, justificasse a substituição, embora não estivesse tão activo como nos primeiros 45 minutos. O estádio não compreendeu, eu incluído, mas nada que justifique os assobios que se ouviram. Adiante, o que me leva falar sobre S.Defour não é a substituição propriamente dita, mas estabelecer um paralelismo entre os comportamento do internacional belga e o colombiano James, que sairia mais tarde. Defour saiu normalmente, James, com cara de caso, amuado o que levou Fernando - já aqui referi e volto a dizê-lo, tem sido um exemplo...- a dar-lhe uma reprimenda justa. Não devemos dramatizar uma situação que é normal em futebol, mas é bom que estes pequenos resquícios de vedetismo, acabem, definitivamente, no F.C.Porto.
Já a reacção de Cebola e uma chamada de atenção do treinador, não me apercebi de nada...

O Vara de Vinhais
O Vara de Vinhais, não o Vara do Face Oculta, mas o "jornalista" do Pasquim da Queimada, colocou em título na crónica do F.C.Porto/S.C.Braga, "A estrela de campeão no fio de uma navalha". Na mesma linha de raciocínio, "a partir de agora não se pode dizer que Vítor Pereira é um treinador sem estrelinha". Como? Estrela de Campeão, num jogo que devia ter acabado em goleada e que mesmo com o segundo golo dos arsenalistas, nunca o empate esteve à vista, o F.C.Porto acabou o jogo ao ataque e a conquistar um canto? Mais, nota 6, numa escala de 1 a 10, positiva, portanto, a uma arbitragem tendenciosa e que agiu sempre contra o F.C.Porto? Finalmente, na análise ao trabalho de Artur Sores Dias, estão lá quatro lances, mas falta aquele do fora-de-jogo mal assinalado a C.Rodríguez e que daria o 4-0 ao F.C.Porto.
Uma vergonha, crónica e análises eivadas de má-fé. Dizem que este Vara, é portista. Nota-se, nem honesto nas análises consegue ser...

Javi Garcia: "Somos os maiores". Ora aí estão eles em grande, com a arrogância que os caracteriza. Registamos para memória futura.

Incêndio no mini-galinheiro
Muito interessante o artigo de Ferreira Fernandes no JN sobre o mini galinheiro - ver clicando nas imagens -, mas sobre esse assunto é preciso dizer mais alguma coisa. Se por um lado devemos condenar veementemente quem provocou o incêndio, por outro e com e mesma veemência, dizemos aqueles que no passado, por exemplo, quando o autocarro dos Super-Dragões foi incendiado e outras tropelias made in clube do regime - redes do estádio do Guimarães a arder; invasão e cachaço no árbitro auxiliar; apelos às armas contra portistas; etc. -, fizeram um silêncio cúmplice, que não têm autoridade nenhuma para criticarem seja quem for. Estou a pensar nos Serpas, Delgados e Vieiras deste país. Onde estavam alguns dos puritanos que criticam os dirigentes sportinguistas, quando se fizeram comunicados a apelarem para que os adeptos não fossem aos estádios? Pois, os pasquineiros da queimada estavam lá, a colaborar e  a ajudar na elaboração do comunicado. Tenham dó e vergonha na cara.

Uma boa novidade e que significa que o projecto Porto Canal é para valer: aqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset