Populares Mês

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Campeões, tenho a certeza que tal como nós, adeptos, também vocês ficaram tristes, desiludidos e até revoltados, com a eliminação da C.League. Mas a vida continua e ainda há muitas vitórias e títulos para conquistar. Os grandes jogadores e as grandes equipas, quando caem, logo se levantam, dão a volta por cima e partem para outra. Portanto, é isso que espero já frente ao Beira-Mar. Uma equipa de cabeça limpa, recuperada física e animicamente, com a mesma atitude e mesmo carácter do jogo frente ao Zenit. Uma equipa consciente das suas responsabilidades e da importância do encontro de Aveiro na caminhada para o título.
Vamos lá, Campeões! Inspirem-se nesta linda música, cheia de alma e de garra - Obrigado, Monteiro


O árbitro é Carlos Xistra - Xistrema -, auxiliado por Luís Marcelino e Jorge Cruz.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Bracali;
Defesas, Alex Sandro, Rolando, Maicon, Otamendi, Mangala e Alvaro;
Médios, Fernando, Souza, Moutinho e Belluschi;
Avançados, Varela, Djalma, Walter, Iturbe, James e Hulk.

Equipa provável:
 Helton
Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro
Fernando e Moutinho 
Belluschi
Djalma, Hulk e James

Antevisão de Vítor Pereira:
Que resposta espera da equipa no jogo frente ao Beira-Mar?
Quero ver o FC Porto dos últimos tempos. Há três jogos que a equipa tem evidenciado comportamentos de qualidade, a partir do encontro com o Shakhtar. Com o SC Braga fizemos um jogo colectivo forte e com Zenit a mesma coisa. No mínimo, espero um FC Porto igual ao do último jogo, mas a concretizar as oportunidades de golo.

Houve uma melhoria de qualidade, mas também dificuldades de finalização. Precisa de um avançado?
O FC Porto, este ano, está a jogar com um avançado que foi “só” o melhor marcador do campeonato passado. É com ele que contamos neste momento, acreditando na sua qualidade. Quer na ala, quer no meio, o Hulk já provou que consegue marcar golos. O que suceder no futuro depende do clube e da administração. Já conversámos e vamos ver o que pode acontecer.

Como definiria a época do FC Porto até aqui?
Sou um treinador exigente. Gostaria que a equipa continuasse na Champions League e não tivesse saído da Taça, mas estamos em primeiro lugar do campeonato, que é objectivo principal da época. Temos a oportunidade de defender o título da Europa League, o que também é importante, e a Taça da Liga ainda não começou. Não posso dizer que seja uma época de sucesso absoluto e com uma qualidade de jogo que me satisfaça, porque sou exigente. Mas nos últimos tempos temos tido um crescimento de qualidade de jogo, carácter e confiança, que nos cria a expectativa de ter um FC Porto mais forte daqui para a frente.

O que mudou nos últimos jogos?
Temos uma equipa mais coesa, agressiva e confiante, a jogar melhor. Houve uma melhoria dos comportamentos. Este é um FC Porro diferente daquele que jogou contra a Académica, por exemplo.

Concorda com o facto das equipas da Champions baixarem para a Europa League, algo que André Villas-Boas criticou?
Os regulamentos são regulamentos. Conquistámos esse direito, pelo terceiro lugar que alcançámos no grupo. Vamos aproveitar a oportunidade para defender o título que é nosso.

Que comentário lhe merece a nomeação de Sapunaru como melhor jogador romeno do ano?
Para mim, o futebol é um jogo colectivo e só num grande colectivo se conseguem títulos individuais. Provavelmente, ele conquistou esse título pela grande época do colectivo FC Porto no ano passado.

Como está a equipa psicologicamente?
A equipa ficou triste pela saída da Champions, mas tem consciência de que a jogar desta forma estaremos muito mais habilitados a ganhar do que a empatar, o que foi o caso frente ao Zenit. As falhas de concretização não acontecerão sempre como no último jogo, porque somos uma equipa que até costuma fazer muitos golos. Vamos defrontar um Beira-Mar muito bem organizado, como mostra o baixo número de golos sofridos. É uma equipa que criou grandes dificuldades a todos os adversários, inclusivamente os “grandes”. Mas sabemos qual tem sido o nosso trabalho e estamos num momento forte.

À excepção de Defour, lesionado, o FC Porto vai manter o mesmo figurino?
Temos trabalhado com muita exigência e a equipa que jogará é a que tem correspondido às exigências e a que me tem transmitido mais confiança no trabalho semanal. Não será muito diferente daquela que transmitiu confiança, qualidade e solidariedade táctica e emocional, frente ao Zenit.


Devido às notícias especulativas que quase diariamente têm sido veiculadas pela imprensa, o sítio do FC Porto colocou directamente a questão a Vítor Pereira, sobre eventuais saídas do plantel.

“Após conversa com o Presidente, tenho a garantia de que em Janeiro não sairão quaisquer jogadores que eu considere fundamentais para alcançar o sucesso”, respondeu o técnico.

Vítor Pereira quis ainda esclarecer que o planeamento faz-se sempre entre o presidente, a estrutura e o treinador, e que o FC Porto não está disponível para negociar os passes de jogadores considerados decisivos para o sucesso da equipa.

“É normal que haja clubes interessados em jogadores nossos, como é normal o FC Porto estar interessado em jogadores de outros clubes, isso faz parte do futebol, mas é seguro que não vamos prescindir dos nossos principais atletas, pelo que não faz sentido sequer voltar a responder a este género de notícias especulativas, que não têm qualquer fundo de verdade”.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset