Populares Mês

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Frente a um Dínamo, que é uma excelente equipa e com bons jogadores, moralizado e motivado por uma vitória no último jogo do campeonato; que vai entrar com tudo para manter bem vivo o sonho de chegar aos oitavos-de-final; mas que, por outro lado, está pressionado pela obrigatoriedade de ganhar; é importante um F.C.Porto organizado, rigoroso, inteligente, matreiro e capaz de aproveitar a ansiedade e a pressão a que os ucranianos estão sujeitos. Um Porto a jogar para ganhar, até porque o empate garante logo o apuramento, mas não de qualquer maneira. Isto é, um Porto capaz de defender bem, com atitude, unido, coeso, solidário, controlando e aguentando a entrada que será forte do Dínamo, mas depois, com bola, a procurar sair sempre rápido para o ataque, colocando os ucranianos perante dilema e a possibilidade de sofrerem golos, se arriscarem de mais - jogar para ganhar, não significa, obrigatoriamente, jogar ao ataque. Se fizermos isso e paralelamente, estivermos atentos aos lances para as costas da defesa e de bola parada, onde o Dínamo, como se viu no Dragão, é perigosíssimo, temos capacidade e qualidade para conseguir o objectivo pretendido e carimbar em Kiev o passaporte para a fase seguinte da Champions - apesar de não estar na capital da Ucrânia, um Porto na máxima força. Mas como dizia no post anterior, as lesões de uns, são oportunidades para outros.

Nota final:
A história diz-nos que temos sido muito felizes em Kiev e até já lá fizemos história em 1987 - conseguindo a passagem à final da prova mais importante da UEFA. Mas não nos fiemos na história, também tínhamos uma história bonita na Rússia e na época passada perdemos em S.Petersburgo frente ao Zenit.

Árbitro, Alberto Undiano Mallenco (ESP)
Árbitros assistentes, Roberto Díaz Pérez del Palomar (ESP), Jesús Calvo Guadamuro (ESP)
Árbitros assistentes adicionais, Fernando Teixeira (ESP), Antonio Mateu Lahoz (ESP)
Quarto árbitro, Pau Cebrian Devis (ESP)
Delegado da UEFA, Gabriel Weiss (SVK)
Observador, Stephen Lodge (ENG)


Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Miguel Lopes, Abdoulaye, Otamendi, Quiñones, Rolando e Mangala;
Médios, Lucho, Moutinho, Defour e Castro;
Avançados, Atsu, Jackson, Iturbe, Kléber, Varela e James.

Equipa provável:
Fabiano ou Helton, Danilo, Abdoulaye ou Rolando, Otamendi e Mangala, Defour, Moutinho e Lucho, Varela, Jackson e James


Antevisão de Vítor Pereira:
«Os jogadores sabem o que querem. A equipa soma nove pontos e amanhã quer somar doze pontos»

«Para passar, é preciso ganhar amanhã e ser melhor que o adversário. Para se ganhar um jogo ou um ponto nesta Liga dos Campeões é preciso estar ao melhor nível. Amanhã, espero que a equipa seja fiel à sua própria identidade, com o mesmo ADN. Quero que seja uma equipa de posse, com transições agressivas, que seja humilde, solidária e com compromisso colectivo. Que seja um dia de inspiração para um jogo complicado»

«O Dínamo Kiev já provou no Dragão que é uma boa equipa, com bons jogadores, que nos criaram dificuldades e amanhã têm a consciência de que não podem falhar»

«Fernando e Maicon são dois jogadores importantes na equipa, mas entrarão dois jogadores igualmente importantes para a equipa. Estamos descansados, porque sabemos da qualidade do plantel. Os companheiros que os substituirão têm qualidade para garantir a identidade da equipa»

O sorteio da Taça da Liga não foi nada favorável - ver aqui. Depois de na Taça de Portugal ter saído o Nacional, mais uma ida à Madeira e à Choupana e dois jogos fora. Vá lá, se chegarmos às meias-finais, desta vez jogamos em casa...

PS - Miguel Sousa Tavares diz que a cura das lesões no F.C.Porto nunca é rápida e cita o exemplo de Alex Sandro. Será uma crítica ao departamento clínico do F.C.Porto, reconhecidamente competente? Seria o fim da picada!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset