Populares Mês

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


O Conselho de Disciplina negou provimento à acusação contra o F.C.Porto pela utilização dos jogadores Fabiano, Abdoulaye e Sebá, antes de serem cumpridas 72 horas, entre o jogo da equipa B e o jogo frente ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga. O argumento do Conselho de Disciplina é o que podem ver aqui.
Agora que, pelo menos em primeira instância, o assunto foi favorável ao F.C.Porto, importa relembrar o que disse quando a questão foi tornada pública:
«Não sei se a utilização dos jogadores, Fabiano, Abdoulaye e Sebá, frente ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga, menos de 72 horas após o final do jogo da equipa B frente à Naval, em que foram utilizados, foi irregular - se fosse para o campeonato, não havia dúvidas da irregularidade - e isso nos pode causar a perda do jogo e consequente eliminação da prova. Mas se for verdade, é lamentável e um descuido que não devia acontecer, num clube altamente profissionalizado como é o F.C.Porto.»

Como não sou jurista e mesmo se fosse, pelo que fui lendo e ouvindo, acredito que o caso não seria de fácil análise, de resolução simples, acho que foi uma posição sensata, equilibrada, de expectativa, deixando implícito que não sendo para o campeonato, podia não haver irregularidade. Mesmo sendo um Dragão dos sete costados, não é motivo para que o F.C.Porto tenha sempre razão. Mesmo tendo apenas um blog, não tendo por isso as responsabilidades de quem tem de cumprir um código deontológico, ser equidistante e rigoroso, deixei de lado o facciosismo e sectarismo, fui intelectualmente sério e esperei. Lamentavelmente, com o paradigma a ser o freteiro com calo no cu como o macaco, delgado, alguma Comunicação Social, só porque era o F.C.Porto e o anti-portismo é o seu método de trabalho, não admitia outra hipótese, senão o castigo ao clube dirigido por Pinto da Costa. Uma vergonha! Mas se neste caso, a pressão não deu os frutos pretendidos, na questão com Cardozo, mentir, caluniar, atacar de forma miserável o árbitro Pedro Proença, resultou e de que maneira. Um jogo de castigo, por vermelho directo e posterior comportamento grosseiro para com o juíz de campo, punição semelhante a quem leva duplo amarelo, é de bradar aos céus.

Estes casos que hoje foram decididos, são o exemplo típico de como se faz jornalismo no chiqueiro da queimada. Se o panfleto que nem para limpar o traseiro serve, tivesse a informação que podia haver irregularidades na utilização de jogadores do Benfica, calava-se muito caladinho, deixava andar e ficava a aguardar. Se alguém levantasse a questão, ao contrário do que fez com o F.C.Porto e como demonstra a postura nos casos Cardozo - nem uma palavra de condenação às atitudes do paraguaio - utilizava como argumentos para defesa do clube do regime, os mesmos argumentos que à viva força, o freteiro com calo no cu como o macaco, delgado, Reco-reco Guerra, Kasparov e afins, queriam ver o F.C.Porto condenado. Isto é, foram apenas 15 minutos; não houve má-fé; a Taça da Liga nada tem a ver com os campeonatos da 1ª e 2ª Liga, etc.

Depois se ler isto, não admira a posição do Vitória de Setúbal.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset