Populares Mês

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

12/13 Gil Vicente 0 - F.C.Porto 0 - Tr. Vítor Pereira
11/12 Guimarães 0 - F.C.Porto 1 - Tr. Vítor Pereira!
10/11 Naval 0 - F.C.Porto 1 - Tr. Villas Boas!
09/10 P Ferreira 1 - F.C.Porto 1 - Tr. Jesualdo Ferreira!
08/09 F.C.Porto 2 - Belenenses 0 - Tr. Jesualdo Ferreira!
07/08 Braga 1 - F.C.Porto 2 - Tr. Jesualdo Ferreira!
06/07 F.C.Porto 2 - U Leiria 1 - Tr. Jesualdo Ferreira!
05/06 F.C.Porto 1 - E Amadora 0 - Tr. Co Adriaanse!
04/05 F.C.Porto 1 - U Leiria 1 - Tr. Vítor Fernandez!
03/04 F.C.Porto 2 - Braga 0 - Tr. José Mourinho!

Seria uma pena e um desperdício, não aproveitar o trabalho estatístico do Paulo Teixeira (PT) sobre os resultados do F.C.Porto na primeira jornada dos 10 últimos campeonatos e não lhe acrescentar mais umas notas sobre o campeonato que se vai iniciar e também sobre 3 jogos entre o Vitória F.C. e o F.C.Porto que foram marcantes para mim.

Como se pode verificar na parte superior direita da página, nos 10 últimos anos, nunca o F.C.Porto ganhou com facilidade na primeira jornada e em algumas épocas, por exemplo, na época passada, até cedeu pontos. Há a ansiedade própria do primeiro jogo do campeonato - a moralização da Supertaça tem pouca influência. Veja-se o que aconteceu no ano de Villas Boas: grande vitória e grande exibição frente ao Benfica na Supertaça e depois tantas dificuldades frente à Naval... - há o adversário que ainda está forte fisicamente e sem mazelas na parte psicológica, há a vontade de entrar bem no campeonato e no caso particular, fazer uma gracinha frente ao Tri-campeão. No passado, em especial durante a longa travessia do deserto que durou 19 anos, o F.C.Porto tinha sempre grandes problemas em Setúbal, com algumas derrotas e algumas bem pesadas, 5-0 e 3-0, por exemplo. Depois a tradição deixou de ser o que era e já lá vão 30 anos que o F.C.Porto não perde em Setúbal. Mais, nos últimos 10 conta os jogos por vitórias. São apenas dados extatísticos, valem o que valem, se o F.C.Porto não for competente, sério e acreditar em facilidades, corre riscos de entrar mal no campeonato, facto que obviamente não se deseja. Vamos acreditar que conseguiremos a 11ª vitória consecutiva, somaremos no Bonfim os primeiros 3 pontos da temporada, entraremos no campeonato com o pé direito.
Como disse, houve três Vitória F.C. 0 - F.C.Porto 1 que foram marcantes e dos quais me lembro bem. O mais marcante e já o referi no blog, quando na época passada e a propósito de acreditar até ao fim, citei o jogo da penúltima jornada da época 1985/1986. Nessa época e a duas jornadas do fim, o Benfica seguia na frente com mais 2 pontos que o F.C.Porto, só dependia de si para ser campeão e jogava em casa contra o Sporting. Perdeu, o F.C.Porto que venceu em Setúbal, igualou-o nos pontos - vitória 2 pontos, empate 1 ponto - e ficou à frente porque tinha ganho nas Antas por 2-0 e empatado na Luz 0-0, entrando para a última jornada a depender só de si para conquistar o título - na última jornada, F.C.Porto 4 - Covilhã 2; Boavista 1 -Benfica 0, Dragões Campeões. Imaginem a alegria dos milhares de portistas que estavam em Setúbal e o que sofreram porque o jogo da cidade do Sado acabou uns minutos primeiro que o da Luz. Penso que todos percebem porque foi marcante.
Outro foi o Setúbal 4 - F.C.Porto 4 época 1987/1988. Era o Porto de Ivic, um Porto dominador que ganhou o campeonato com 15 pontos de avanço - quando a pontuação para vitória e empate ainda era a mesma da época 1985/1986 - e que apesar de marcar muitos golos, fazia de consistência defensiva a sua grande arma - apenas 15 golos sofridos em 38 jogos. Nesse jogo, Porto 1-0, 2-0, Setúbal reduz para 2-1, Porto faz 3-1, empata o Vitória a 3, Porto 4-3 e no final dos 90 minutos, empate a 4. Grande jogo, mas grande azia. Aquele Porto desperdiçar uma vitória quase certa, não estava nos piores prognósticos.
O terceiro, não vi ao vivo, acompanhei pela rádio, acho que foi na época 1976/1977, o F.C.Porto ganhou 1-0, foi um jogo polémico e com um final muito complicado. Pedroto que era o treinador do F.C.Porto, deu um chega para lá a Diamantino Miranda, grande confusão, com o Zé do Boné a ter de sair do Bonfim disfarçado de polícia.

Fotos do Vitória 0 - F.C.Porto 1, época 1985/1986, apanhadas na net, mas com origem no blog Bitri.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset