Populares Mês

terça-feira, 24 de setembro de 2013


Mais uma vez, sem procurarem saber como as coisas se passaram exactamente, alguns anões que se vendem por um prato de lentilhas, decretaram: é do F.C.Porto, logo é culpado e foram lestos a acusar o administrador da F.C.Porto-Futebol SAD, Adelino Caldeira de comportamento censurável. Dois objectivos: um, os erros de Rui Silva e seus auxiliares. Dois, o comportamento de Jesus no final do Vitória S.C./ Benfica. Jesus que, repita-se até à exaustão, é useiro e vezeiro em atitudes inqualificáveis. Mas como se apanha mais depressa um lobo vermelho que um coxo, está bem à vista quem é o rapazola que esteve na origem da polémica - ver fotos, em cima e do lado esquerdo do post. Alguém que é presidente de uma Associação, no caso a AFL, que devia ter recato e uma postura institucional, mas que está habituado a portar-se como um adepto de claque na tribuna da Luz, com atitudes provocatórias e de garoto, no Estoril, queria o quê, estava à espera de quê? Não sei o que se passou, se Adelino Caldeira reagiu e da forma como o fez - entre a palavra de um rapazola com comportamentos que estão à vista e a versão de pessoas ligadas ao F.C.Porto... nem preciso de acrescentar mais nada -, mas se reagiu, fez muito bem, tem o meu apoio e a minha solidariedade. Esse rapazinho pensava que podia provocar e faltar ao respeito à Instituição F.C.Porto, os responsáveis portistas comiam e calavam, não reagiam, davam a outra face, levavam o desaforo para casa?
- Estás enganado, rapazola, não vais ter protagonismo, nem te armar em herói à custa do F.C.Porto. Nós não somos esse tipo de gente, somos de antes quebrar que torcer e não é um lobo vermelho e que ainda usa fraldas, que nos perturba. Ainda tens de comer muita broa. E depois, o teu grito é pífio... Por mais mãozinhas de apoio e solidariedade que tenhas.


Não aprendendo a lição, mais uma vez e tal como aconteceu em Dusseldorf com Luisão, o Benfica opta pelo trauliteirismo, dispara em todas as direcções, não assume responsabilidades nenhumas no comportamento vergonhoso de um seu profissional, no caso, mais um de Jorge Jesus - no post anterior estão outros exemplos. Na Alemanha a culpa foi o árbitro, mas porque metia a FIFA, as gargalhadas ficaram caras. Anteontem em Guimarães, foi da polícia. O branqueamento é à escâncara, tudo e todos à disposição do clube do regime para que não aconteça nada a Jesus. Até José Manuel Meirim, essa sumidade do direito desportivo, já veio declarar que é caso para só ser decidido daqui a muitos meses. Já estão a trabalhar para que o castigo seja numa altura conveniente - até pareço bruxo!
Mas também estou curiosíssimo em saber e ver o que vai acontecer em termos extra-desportivos... Um amigo já me disse que a questão vai resolver-se com trabalho comunitário, talvez com umas palestras do doutor do povo pelas Universidades, mas não acredito. Quando vemos a polícia a fazer apelos constantes aos adeptos, campanhas contra a violência nos estádios, etc, seria o cúmulo que o treinador, para mais do mais maior, melhor, grande clube do mundo e que portanto, com mais responsabilidades e devia dar o exemplo, passar por uma situação de extrema gravidade, sem consequências. O OMO faz milagres, mas nem tanto!

Nota final:
Um verme com um grande calo no cu, ontem foi muito lesto a atacar Adelino Caldeira, mas nem uma palavra sobre o comportamento do treinador do Benfica. Alguém fica admirado?

Querem que comente Miguel Sousa Tavares? Agora diz que Villas-Boas tinha tudo que Vítor Pereira e Paulo Fonseca não têm? Mas a partir de quando? Do final da época em que ganhou tudo? É que em Fevereiro ele só queria ir para o Brasil para não ver o descalabro... ver nota ao lado.

Até concordo com algumas coisas que ele diz, mas ainda é muito cedo para traçar o destino do treinador do F.C.Porto. E Miguel Sousa Tavares, melhor que ninguém, sabe o que disse e o que depois aconteceu, no passado recente. Isso devia ser o suficiente para algum recato, mas não é. Infelizmente.

Há uma coisa que me irrita solenemente: mesmo quando todos vêem que a equipa joga mal, alguns jogadores jogam abaixo do pretendido, os treinadores virem dizer publicamente que não há nada a apontar aos seus jogadores. OK, compreendo que não se aponte ninguém a dedo, não se arranjem bodes expiatórios, certas questões têm de ser tratadas no local próprio, mas carago, digam que a exibição foi má, que temos de melhorar e principalmente, transmitam a convicção que vamos melhorar. Têm medo de quê?
O que gostaria de ouvir do técnico do F.C.Porto no fim do jogo? O seguinte:
- Jogamos mal. Estivemos relaxados, desconcentrados, mal organizados. Em vantagem e já na parte final do jogo, devíamos ter sido inteligentes, controlado, esperado, agarrado os 3 pontos e não o fizemos. Mesmo com uma arbitragem que nos condicionou e prejudicou claramente, pelo que não fomos capazes de fazer, o resultado é justo. Temos e vamos fazer melhor nos próximos jogos, é uma certeza que deixo. Jogos destes têm de ser excepções e não a regra.
Se com este discurso, Paulo Fonseca perdesse o respeito do balneário, alguma coisa estaria mal na forma de liderar.

PS - O despudor e a lata dos sem vergonha não tem limites. Promovem e alimentam a guerra, fazem programas com pirómanos e incendiários, destacam em capa frases provocatórias e vão à procura da contra-resposta, permitem os comentários mais insultuosos. Depois, aqui del-rei, isto não pode ser assim, o futebol não pode ser uma guerra. São os serpas, os santos, os silvas, os manhosos, os guerras e os delgados deste país, gente sem vergonha na cara, uns vendilhões do templo e que depois aparecem, hipocritamente, a fazer o papel de virgens ofendidas. Haja pachorra!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset