Populares Mês

quinta-feira, 17 de abril de 2014


Esta época entra para pódio das piores épocas desde que Jorge Nuno Pinto da Costa chegou à liderança do F.C.Porto, primeiro, clube, agora clube e SAD e faz companhia às épocas 1988/1989 e 2001/2002 - a de 2004/2005 foi má, mas conseguimos Supertaça, Taça Intercontinental e o 2º lugar que nos dava entrada directa na Champions League. Fazer análises em cima de mais uma derrota e não uma derrota qualquer, uma derrota traumatizante e que me transportou para o passado, felizmente já longínquo e que não quero que volte, nunca mais!, de secas contínuas, de terror em jogar na Luz e em Alvalade e de uma época tão má, corre-se o risco de perder racionalidade, ser injusto, ter tendência a exagerar, como já vi por aí, dizer que é preciso uma grande vassourada. Não, não vou por aí. Mas como já disse e nunca me cansarei de repetir, no "meu Porto", não ganha o Presidente e perdem os outros todos, com o treinador à cabeça. Não, quem perde em primeiro lugar é o Líder e arranjar agora bodes expiatórios, culpando Paulo Fonseca e Luís Castro, Antero Henrique ou Adelino Caldeira, era considerar que Pinto da Costa já não manda, já não lidera, é uma figura decorativa. Para mim não é assim, porque na altura que pensar que é assim, então terei de dizer e direi, apesar de todo o respeito, consideração e gratidão portista, Senhor Presidente dê o lugar a outro. 
Dito isto, já tinha dito e também vou repetir: com a Taça da Cerveja a não contar e a classificação no campeonato garantida - recuso-me a pensar que F.C.Porto não vai segurar o terceiro lugar...-, é hora de Jorge Nuno Pinto da Costa falar à Nação do F.C.Porto. Dizer de forma clara e objectiva, sem desculpas típicas de outras paragens, isto é, não sacudindo a água do capote com os árbitros, porque razão as coisas correram tão mal, o que está a ser feito para que no futuro não volte a acontecer. Dizer que já na próxima época cada macaco estará no seu galho e nenhum invadirá o galho alheio - seja ele quem for...; que o F.C.Porto vai voltar a ser um F.C.Porto sem medo, activo e não reactivo; quem está no F.C.Porto terá de estar de corpo e alma, com coragem, determinação, pronto a queimar os dedinhos pelo clube, seja no banco de treinador,  na SAD, no clube, no Porto Canal, em qualquer lugar que seja F.C.Porto. Porque o F.C.Porto está acima de tudo e de todos. Ao fim e ao cabo, que o Líder, lidere, passe uma mensagem forte de esperança que as coisas vão mudar já na próxima época.

Notas finais:
Na altura que eu fizer o papel que faz, por exemplo, Eduardo Barroso, o paradigma do calimero, andar aqui a fazer classificações virtuais, culpar os árbitros de todos os males que acontecem ao F.C.Porto, então é a hora de fechar o tasco. Só quero um F.C.Porto fiel aquilo que o catapultou para patamares de excelência, um Porto forte e guerreiro, com a coragem dos grandes, dentro e fora do campo. Esse Porto até ao inferno ia buscar as vitórias. Este Porto e ontem foi apenas mais um exemplo, nem contra 10 é capaz de ganhar. Culpar o árbitro? Só se tivéssemos feito muito mais.

Eu quero lá saber porque o treinador do F.C.Porto foi expulso, queria era saber porque jogamos tão mal, porque com 11 fomos piores do que eles com 10; porque não entraram jogadores capazes de desequililibrar no último terço; porque fomos uma equipa sem carácter, sem alma e sem crença. Mas vi um treinador muito preocupado com a sua imagem, a querer justificar-se porque foi expulso, não vá alguém passar e vê-lo com outros olhos. Qual é o problema de ser expulso porque se mandou uma boca foleira a um árbitro, num momento de pressão de stress extremo? Nenhum! Todos os melhores já passaram por isso e não veio nenhum mal ao Mundo... Este espírito do bonzinho, perdemos, mas ficamos bem na fotografia, já me irrita e de que maneira! É um regresso ao passado de má memória, mas é uma filosofia cada vez mais presente no actual F.C.Porto.
Ah, o F.C.Porto sempre foi um baluarte de resistência contra o centralismo castrador, mesmo quando os meios escasseavam. Agora, quando nunca tivemos tantos meios, até gerimos uma televisão, passamos a ser mais do mesmo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset