Populares Mês

quinta-feira, 2 de outubro de 2014


Nota de abertura:
Hoje, a partir das 21 horas há uma Assembleia Geral do F.C.Porto, clube. É uma AG muito importante e por isso espero, tenho a certeza, que vai ser muito concorrida... Lá estarei.

17 ou 18 de Outubro, Taça de Portugal, 3ª eliminatória e no Dragão, F.C.Porto - Sporting C.P.

Há muitos portistas a gozarem com derrota de ontem do Benfica. Acho muito errado. Meus amigos, cada um tem as suas prioridades. Duas derrotas? E qual é o problema? Há alguma comparação entre uma participação que honre e prestigie um clube na segunda prova da UEFA - a primeira, como é óbvio, é a Liga Europa - e ter todas as condições para poder ganhar um bicampeonato, feito único e nunca alcançado no futebol português dos últimos 30 anos? Não. E mais, poupar Lima e fazer jogar no seu lugar Derley, era um risco, porquê? Idem para Cristante - novo Pirlo. Muitos mais riscos havia na troca entre Jackson e Aboubakar e Lopetegui correu-os. Porque não pode o Catedrático, Mestre da Táctica, Exterminador Implacável, Iron Man, Doutor do Povo e o que há-de vir, fazer o mesmo? Polemizar, para quê? Obrigá-lo a explicar-se para quê? Não sejamos demasiado exigentes e depois daquela derrota de ontem, não façamos em relação ao nosso rival a mesmas perguntas que um freteiro Delgado ou um reco-reco Guerra fizeram em relação ao nosso clube, depois do empate em Lviv: que se passa com este F.C.Porto? É já olharam para o grupo do Benfica? Dificílimo! O Mónaco, que acaba de empatar em S.Petersburgo, 12º classificado do campeonato francês, é muito mais forte que o 3º, o fraquito Lille que o F.C.Porto eliminou no play-off. Não acreditam? Perguntem ao Santos Neves do panfleto da queimada que ele explica. Também nada de perguntas fora de contexto. O que é isso de perguntar a Jesus porque no consulado dele, o Benfica tem sempre tantas dificuldades na fase de grupos da Champions? O homem não gosta, faz cara feia e caras feias e respostas secas, é coisa de outras latitudes... O mesmo em relação às queixas do árbitro, se o JJ se queixou foi apenas excepcionalmente, como bem sabemos ele nunca se queixa... nem chora!

Quem pensa que o estilo Benfica assente na arrogância, prepotência, incapacidade para reconhecer o mérito alheio, é coisa de poucos anos, desengane-se, tem barbas, vem dos primórdios do Século passado, como o texto e o recorte de um jornal da época, bem exemplificam.

“A primeira cisma”
Em 1929/30 a AF de Lisboa proíbe os seus filiados de jogarem com os clubes do Porto. Porquê? Estava “zangada” com a Federação, pois achava que devia presidir a todos os órgãos federativos, porque “tinham os melhores clubes e melhores campos”. Além disso também deviam organizar sempre a final do Campeonato de Portugal.
É que já se disputava este há 10 anos, e a sua paixão ainda não tinha sido campeã, pese embora já o tivessem sido o Carcavelhinhos, Olhanense e Marítimo, para falar dos mais fracos.
Hoje sabemos como a história acabou. O que talvez se desconheça foi como reagiu o Porto.
O Relatório & Contas dessa época responde-nos cabalmente, quando a ser altura, e a propósito destes factos diz:“não queremos, nunca quisemos, o comando supremo do futebol nacional porque não toleramos esse comando, mas apenas exigimos que seja respeitada a nossa posição dentro da modalidade desportiva de que fôramos dirigentes no Porto, durante o ano social que hoje finda"

Como fica claramente demonstrado, fazer as coisas por outro lado sempre foi a imagem de marca desta gente. Daí a tão obsessiva “transparência”…

NOTA – isto está sobejamente tratado nos diversos jornais da cidade à altura, e também no R&C da AF Porto.

- Aiiiiiiiiiiiiiiiii... eu quero ser colunista deste jornalllll!
- Deste, quê?! 
- Jornal.
- Mas tu perdeste o tino?
 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset