Populares Mês

sexta-feira, 3 de outubro de 2014


Ontem, como quase sempre acontece, estive na Assembleia Geral do F.C.Porto, clube. Vou falar sobre isso, mas não esperem um post muito elaborado tecnicamente, pode até haver um ou outro pormenor que não seja exactamente assim, mas não sou especialista na matéria e como o meu expert destes assuntos, ontem, excepcionalmente, fez gazeta... Atendendo à importância da AG para o futuro do F.C.Porto esperava muito mais gente, mas não foi assim, lamentavelmente.

1 - O Vice-presidente do clube, Fernando Gomes, deu as explicações sobre o que estava em causa: basicamente, cumprir o fair-play financeiro para ficar fora de qualquer castigo da UEFA; aumentar o capital do clube na SAD para o pôr a coberto de qualquer Lim que apareça.

2 - Como? Passando 47,5% do capital da EuroAntas/Estádio do clube para a SAD, continuando o clube maioritário na sociedade. O Estádio foi avaliado pela CMVM? em cerca de 108 milhões de euros, 47,5% são 51,5 milhões. Mas como o clube devia 14 milhões à SAD, no acerto de contas a operação ficou 37,5.

3 - Com essa operação o clube ficou logo com mais de 50% do capital e sendo assim a lei obriga a uma OPA. Para garantir o sucesso total da OPA, o F.C.Porto também chegou a acordo com a Somague, comprou à construtora os 19% que tinha na Sociedade Anónima Desportiva, operação que ficou por cerca de 2 milhões. Com isso o F.C.Porto ficou com perto de 75% do capital da SAD, o que o coloca numa posição de segurança contra potenciais predadores. No futuro, tudo que aconteça para alterar esta situação tem de passar sempre pela Assembleia Geral do F.C.Porto, clube.

4 - Dadas as informações, foi aberta a discussão, quem tinha dúvidas colocou-as com toda a tranquilidade e liberdade, Fernando Gomes esclareceu tudo.

5 - A proposta foi colocada à votação e foi aprovada por maioria, sem votos contra e com 10 abstenções.

6 - Foi também colocada à votação a proposta que mandatava a direcção para praticar todos os actos e subscrever todos os documentos... Também foi aprovada por maioria, sem votos contra, mas as abstenções baixaram para 5. Por manifesta incapacidade, não vou discutir nem as 10 abstenções, nem terem passado depois para 5.

7 - Fernando Gomes foi claro: estas operações fizeram-se agora, mas não podemos a andar sempre a repeti-las. Para isso, temos de ter contas equilibradas, seja através de baixar as despesas ou aumentar as receitas ou as duas coisas.

8 - Tinha dito, quando publiquei a convocatória, que na AG tudo ia ser tratado, discutido, esclarecido, votado, incluindo, como é óbvio, a questão da passagem de parte da Euro Antas/Estádio, para a SAD. Foi!
Mas há pessoas que ser desconfiado é uma forma de estar na vida, alguns desconfiam até da própria sombra. Pinto da Costa por quem tenho respeito, consideração e até gratidão portista, não caiu agora no F.C.Porto de pára-quedas. Tem um percurso que foi de seccionista até a Presidente, foi ele, junto com muitos outros dirigentes - ninguém consegue nada sozinho - e o apoio de uma massa adepta que foi crescendo e mobilizando, que transformou o F.C.Porto. Foi com ele ao leme que o F.C.Porto deixou de ser um clube inexistente internacionalmente, para ser um grande da Europa e do Mundo. Eu tenho memória e como tal nunca vou permitir faltas de respeito, nem desconfianças basedas em estados de alma premonitórios sobre um possível caos futuro. Portanto poupem-me a isso.

9 - Mais coisa menos coisa, foi isto que se passou na AG, onde estive acompanhado de dois amigos virtuais que passaram a reais: o Adriano e o Pedro. Um grande abraço para eles.

Tardou, mas não faltou.
Comunicado do Sporting Clube de Portugal:
«O Sporting Clube de Portugal, através do seu grande líder, Bruno de Carvalho, vem por este meio informar os seus associados, adeptos e simpatizantes que manifestou junto da FPF o mais veemente repúdio por o sorteio da Taça de Portugal ter ditado um F.C.Porto-Sporting. Devia ser ao contrário. O jogo devia ser em Alvalade e não no Dragão. E não é... apenas porque houve marosca! Segundo o conceituado cirurgião e ex-presidente da Assembleia Geral do Sporting, Dr. Eduardo Barroso, houve claramente bola fria bola quente, tal como já tinha acontecido na época passada com o sorteio a colocar o nosso querido clube  a jogar na Luz frente ao Benfica, também na primeira eliminatória onde entram equipas da 1ª divisão.
Assim, ou o jogo passa para Alvalade, ou o Sporting fará uma de duas coisas: faltará ao jogo ou jogará sob protesto»
Assina:
Bruno de Carvalho

- Mike, o panfleto da queimada traz em destaque de capa:"F.C.Porto, clube reforça posição na SAD, mas cede metade do estádio"
- Melga, está correcto. Quando há anos o Benfica cedeu, não 50%, mas 100% do estádio à SAD, o panfleto também destacou isso na capa. Portanto, não estou a ver o porquê do teu espanto...
- Ahahahahah, essa tua maneira de te fazeres despercebido, armares-te em anjinho, parte-me todo!


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset