Populares Mês

sábado, 25 de julho de 2015

 
É natural, principalmente nesta fase e perante algumas exibições e resultados negativos, apareçam adeptos a ferver em pouca água, a darem palpites sobre tudo. OK, também faço isso, mas devemos todos ser objectivos e principalmente, construtivos. Como já disse e repeti, já vi pré-épocas fantásticas que deram lugar a épocas fracas, já vi o contrário e portanto, encaro estes jogos como eles devem ser encarados: servem para dar condição física, ritmo, mostrar para depois corrigir, defeitos, detectar lacunas. Claro que não gostamos de perder, mas se quiséssemos ganhar sempre não escolhíamos o 3º e 6º classificado da Bundesliga, Borussia Monchengladbach e Schalke, o 4º da Liga Espanhola, Valência ou o chato e complicado Stoke City, 9º classificado da Premier League e com vários jogadores de qualidade, numa aposta para lutar pelos lugares europeus em 2015/2016. Não, teríamos escolhido adversários mais fracos, grau de dificuldade baixo e depois fazíamos uma grande festa de campeões da pré-época, quando viessem os jogos a sério... corríamos o risco de ter grandes surpresas. E ninguém quer isso. Adiante.

Olhando para o actual plantel e com a consciência de até onde podemos ir, penso que a grande maioria dos portistas gostava de ter um central de referência, patrão, líder da defesa. OK, mas quem? Onde está ele? Vamos contratar um jovem, quando acabamos de dispensar um, Diego Reyes, porque precisava jogar e já temos Maicon, Marcano e Martins Indi, este titular da selecção holandesa?

Um médio que juntasse ao talento e génio, uma agressividade, intensidade e capacidade para marcar golos e assistir, um Deco, digo eu como exemplo para todos perceberem, seria bem-vindo. Mas quem? Lucas Lima? Disse faz agora um ano que Quintero podia ser esse jogador, mas o colombiano não correspondeu, tanto fez coisas do arco da velha como desaparece. No futebol actual, jogador que só joga com a bola no pé, sem bola não sabe estar, é incapaz de pressionar, fechar, ajudar, ou é muito bom e decide muitas vezes ou não tem lugar.

Um avançado e aqui, mais vale esperar e contratar bem que contratar alguém que não tenha o perfil pretendido.
Ainda estamos muito a tempo de preencher as carências do plantel. Se houver oportunidade... dentro das nossas possibilidades não deixaremos de o fazer. Agora, como sempre. Mas e para terminar, cuidado com algumas apreciações individuais. Há jogadores que rapidamente apanham a forma física, para quem os inícios de época não custam nada, há outros que demoram mais tempo. Também aqui é preciso ter calma, não ser precipitado, quem anda no futebol há muito tempo está farto de ver patinhos feios transformarem-se em lindos e desejados cisnes.

Ainda uma nota sobre o jogo de ontem, embora no post do jogo já tenha feito referência a isso, importa repetir:
Nos períodos em que jogas mal, não tens profundidade, largura, jogo interior, contundência no último terço, como foi a primeira-parte de ontem, se não deres abébias, estás empatado, podes marcar um golo e ganhar. Agora se ao mau jogo juntares erros primários... ficas muito mais próximo de perder. Gosto de ver uma equipa preocupada em sair a jogar, ter sempre essa preocupação, mas atenção, quando se está apertado e não se consegue, um chutão não fica mal a ninguém. Não podes é oferecer golos de bandeja, só porque a ideia é sair a jogar. Todos os jogadores têm de ter a inteligência de perceber quando podem e não podem construir. E isso aprende-se nos infantis. Também quando a equipa está a sair para o ataque, não podemos fazer passes laterais de risco, sob pena de um passe errado ter consequências graves como aconteceu ontem e tinha acontecido várias na época passada. Nesta altura, porque há cansaço acumulado e são jogos particulares, ainda se vai tolerando estas faltas de concentração, mas quando for a sério não pode ser, não podemos repetir erros.

Mike e Melga para desanuviar...
- Mike, segundo o panfleto da queimada - se o nosso patrão os trata assim... e como ele anda desorientado... o Jorge Mendes vai casar no Porto e não o convidou...-, o F.C.Porto para agradar a Alex Sandro deu-lhe a braçadeira de capitão.
- Melga, se para agradar ao Alex bastasse dar-lhe a braçadeira...

- Mike, depois do chumbo na Assembleia Geral da FPF do sorteio dos árbitros, achas que Vieira já pode vender Lima para o Al Ahli, mais Jonas para a China, Gaitan...?
- Melga, não sejas mauzinho, mas tem piada: nem Benfica nem Al Ahli disseram os valores da transferência do brasileiro, mas hoje já estava tudo certo e por 7 milhões. Só que, afinal, parece que os 7 são apenas 4.
- Mike, será que nem depois dos 15 de Ivan Cavaleiro, serem 3,5 em França, eles aprenderam?

É oficial, Nápoles é o adversário do F.C.Porto no jogo de apresentação. 
Vale mais um zum zum do DAM que as certezas do panfleto da queimada.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset