Populares Mês

terça-feira, 18 de agosto de 2015


Gerir este período de mercado aberto e formar um plantel equilibrado, competitivo e com a qualidade necessária para lutar por objectivos ambiciosos, não é fácil, mesmo para clubes com um potencial económico e financeiro muito superior ao F.C.Porto. Que o diga, por exemplo, Luís Enrique, treinador do Barcelona e que ontem afirmou: "Pedro? Apenas desejo que o maldito mercado feche". O mesmo se passa no Chelsea, Valência, Juventus que viu sair três pedras importantíssimas, Pirlo, Tevez e Vidal, e outros que clubes que sofrem do mesmo mal nesta altura. Há os interesses dos adeptos que apenas querem craques e baratos, para depois serem vendidos por muitos milhões; há os interesses dos treinadores que muitas vezes são insensíveis, não querem perder ninguém e ter todos os jogadores que desejam; há os interesses dos jogadores que perante propostas muito superiores ficam zonzos e só querem sair; há os interesses dos empresários que quanto mais rodarem os seus clientes, mais dinheiro ganham. Se o F.C.Porto fosse o Manchester City que ainda na época passada gastou 40 milhões num central, Eliaquim Mangala e já o quer dispensar para contratar outro, Otamendi, por mais 40 milhões, seria fácil, como as resistências muitas vezes têm apenas a ver com pasta, era mais milhão menos milhão e lá se iam certas resistências, mesmo tendo em conta que a Liga Portuguesa não tem a visibilidade de outras Ligas. Como não somos, temos de procurar conjugar vários interesses, por exemplo e em abstracto, ver de quem podemos abdicar sem perder em qualidade e desde que por valores justos, para assim conseguir ter verbas necessárias e preencher um ou outro lugar onde as carências são mais notórias. Sempre foi assim no F.C.Porto de Pinto da Costa, acredito que mais uma vez será assim e como o saldo de todos estes anos, sem ser perfeito - no futebol como na vida, não há ninguém perfeito...-, é fantástico...

Esta é a minha forma de analisar, não de agora e não tendo ninguém em concreto no pensamento. Mas claro que há sempre os entendidos e grandes gestores da net. Com esses comprávamos sempre barato e vendíamos caríssimo, com os entendidos da net o sucesso estava sempre garantido. Éramos campeões todos os anos e para não exigir-lhes muito, talvez uma Champions de cinco em cinco anos. Nada falhava.

Nota final:
Não é meu costume neste período de mercado aberto andar a especular, criar expectativas, colocar no blog todas as possibilidades de entradas ou saídas que circulam. Como devem calcular, nesta altura há variadíssimos sites onde o mercado é analisado ao minuto, entre eles, vários italianos. Como observador atento, vou lá ver, uns merecem-me alguma credibilidade, outros nenhuma. Alex Sandro anda a ser falado há semanas, desde a notícia que ia para a Juventus por 10 milhões. Obviamente, nem quis saber, nunca me importei. Mas ontem, atendendo que quem falou na ida de Alex Sandro para o campeão italiano, foi Gianluca Di Marzio, alguém reputado e com bons contactos em vários clubes transalpinos, entendi que era capaz de ter pernas para andar e coloquei no blog essa possibilidade. Não sei se se vai confirmar, mas sei que ainda bem que a coloquei... deu para ver como reagem alguns. Não argumentam, não analisam nem ponderam, disparam logo. Alguns até só aparecem nessas ocasiões. Não digo que é uma falta de respeito por mim que perco uma parte do meu tempo a procurar enquadrar as situações, criando condições para análises com lógica e ponderação, mas é um desrespeito pelo F.C.Porto e por quem o dirige. Primeiro nem ponderam, atiram a matar e depois pensam.
Esses e que fique claro, aqui não são bem-vindos!

PS 1 - Porque o Miguel Lima escreveu ao Dragões Diário e acho que é uma forma que os portistas devem seguir, trago aqui o seu exemplo.Um exemplo a seguir.

PS 2 - Ai Miguel Sousa Tavares, ias tão bem, mas tinhas de falar de Varela e estragar tudo...

Para ler as cónicas de Miguel Sousa Tavares e António Simões, clicar nas imagens.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset