Populares Mês

sábado, 19 de setembro de 2015


A frase é do mexicano Layún e é a mensagem perfeita para transmitir o sentimento que deve reinar entre os portistas, técnicos, jogadores e adeptos. Sim, porque um Porto - Benfica nunca é apenas mais um jogo, é o jogo. Ao clube do regime queremos ganhar sempre, mesmo que seja ao berlinde. Para além disso e de uma vitória colocar os da Luz a quatro pontos, uma vantagem importante, mesmo que ainda falte muito campeonato, a conquista dos três pontos acabará com focos de instabilidade, trará a confiança necessária para que o trabalho decorra com tranquilidade e sem perturbações, de forma que a evolução seja mais rápida. Se aos profissionais do F.C.Porto, no caso, se pede competência, espera-se que o outro profissional  interveniente no jogo, o árbitro Artur Soares Dias, sem esquecer os seus auxiliares, seja também competente, analise com critério, rigor e isenção, faça uma arbitragem que não dê motivos para reparos às duas partes. Sim, estou com o Benfica 2 - F.C.Porto 0, época 2013/2014, no pensamento e onde o árbitro pertencente ao Conselho de Arbitragem da A.F. do Porto fez uma arbitragem miserável, a um erro que favoreceu os Dragões, corresponderam depois quatro ou cinco decisões que beneficiaram descaradamente as águias, erros com influência no resultado. Sim, mesmo que não tenha sido apenas pelo árbitro que o F.C.Porto perdeu...
Resumindo, é um daqueles jogos em que temos de ser um por todos, todos por um e todos pelo pelo F.C.Porto. Um jogo em que o Dragão tem de soltar a sua chama do primeiro ao último minuto, eles têm de sentir o peso do 12º jogador. E se tiver de ser contra Artur Soares Dias... lá terá de ser.

Estatísticas dos confrontos F.C. Porto - Benfica, trabalho de P.T.:
O FC Porto e o Benfica já se defrontaram em 81 partidas no Porto para o Campeonato!

Em 81 jogos disputados em Lisboa para o Campeonato, o FC Porto regista 14 vitórias, 25 empates e 42 derrotas!

Em termos totais, e registando os 81 Campeonatos disputados, com 162 desafios disputados entre FC Porto e Benfica, os Dragões levam vantagem: com 63 vitórias, 44 empates e 55 derrotas, isto é, o FC Porto regista um acumulado de 63 vitórias,  ao invés o Benfica junta 55 vitórias, portanto os Dragões no acumulado tem uma vantagem de 8 vitórias sobre os encarnados, em confrontos para o Campeonato!

Se aproximarmos a máquina do tempo, e apenas observarmos os 30 confrontos para o Campeonato no Século XXI, o FC Porto ainda melhora o seu registo nesse confronto directo. Século XXI (2000/01 a 2014/15, em 15 temporadas desportivas):

O FC Porto em 15 partidas nas Antas e no Dragão, ganhou 10, empatou 3 jogos, e foi derrotado em 2 partidas!

Os Dragões na Luz, em igual período, venceram 5 confrontos, empataram 6 partidas, e registam apenas 4 derrotas. Curiosamente, nas ultimas 15 temporadas, o FC Porto na Luz regista mais vitórias como visitante, do que o Benfica como visitado!

No acumulado dessas 15 ultimas temporadas desportivas Século XXI, em jogos para o Campeonato, disputados no Porto e em Lisboa, o FC Porto regista supremacia em 30 partidas realizadas: 15 vitórias, 9 empates e apenas 6 derrotas!

Nos últimos 60 Campeonatos disputados, as duas maiores goleadas entre FC Porto e Benfica, registaram-se em anos de terminação 1, em 1970/71, FC Porto 4 Benfica 0 nas Antas, e mais recentemente 2010/11 e no Dragão, FC Porto 5 Benfica 0.

Lemos na Jornada 18 da temporada 1970/71 assinou um poker, naquele memorável 4-0, todavia, o anafado Lemos na 5ª Jornada bisou na Luz num empate a 2 golos nessa mesma época desportiva. O Lemos marcou 6 golos ao Benfica para o Campeonato nessa temporada 1970/71!

E porque recordar é viver, fica o onze dos Dragões nesse FC Porto 4 Benfica 0, com os 4 golos de Lemos no ano de 1971: Rui, Gualter, Manhiça, Rolando e Valdemar (Leopoldo); Pavão, Bené e Custódio Pinto, Abel, Lemos e Nóbrega. (Ricardo).. Lemos marcou aos minutos 20, 46, 54 e 87.

O Árbitro é Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio e Paulo Soares.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Casillas e Helton;
Defesas, Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Martins Indi e Layún;
Médios, Rúben Neves, Herrera, Imbula, Danilo e André André;
Avançados, Corona, Tello, Varela, Aboubakar, Dani Osvaldo e Brahimi.

Equipa provável: Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Layún, Danilo, Imbula e André André, Brahimi, Aboubakar e Corona.

Antevisão de Lopetegui:
Sobre o clássico:
«Um FC Porto-Benfica é, só por si, um clássico com importância suficiente para não haver muito mais a dizer. É importante somar os três pontos, mas todos estamos conscientes do peso deste jogo. Queremos ganhá-lo».
 
Benfica mais forte ou mais frágil?
«Está tudo dito, é um clássico. O que nos interessa é a nossa realidade, o presente, o coletivo. Nada mais» 
 
FC Porto favorito, em casa e na frente?
«Não interessa a tabela, não há favoritos. Será um bom jogo, queremos vencer. Teremos que ter a energia necessária para isso»

Mais mudanças no onze?
«Mudanças? Sim, vou fazer um onze completamente novo...» E riu-se...

Sobre favoritos:
«Não há classificação, há um clássico que queremos vencer. Queremos fazer um bom jogo, temos de ser capazes de jogar no limite em cada jogada, mas não olhamos para a classificação. Estamos na 5ª jornada e olhamos para o jogo com máxima ambição.»

Sobre o Benfica ter mais um dia de descanso:
«Também não pensamos nisso. O calendário é que o é. Calhou assim e não temos de estar a olhar para isso, olhamos em frente. Não vamos falar em cansaço, vamos falar em vontade, ambição e ganas»

Sobre Maxi:
«Vai ser o mesmo que nos outros jogos. Para Maxi, todos os jogos são especiais... Todos!»  

As entradas de Layún e Corona...
«É um FC Porto-Benfica, não já espaço para individualidades. O conjunto é o que nos importa neste momento» 

Jogo do título?
«É um clássico, isso já é suficiente para te dar vontade e ganas de o enfrentar ao máximo»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset