Populares Mês

terça-feira, 27 de dezembro de 2016


O Director-Geral do futebol do F.C.Porto, Luís Gonçalves deu uma interessante entrevista ao jornal O Jogo no dia de Natal - aqui.
Antes de esmiuçar algumas das partes da entrevista que considero mais importantes, uma palavra para realçar alguém que independentemente das funções que agora exerce, é um Grande Dragão, um portista apaixonado, dedicado, daqueles antes quebrar que torcer, moldado em tempos difíceis e de penúria, um portista eclético e que estava sempre presente, fosse a acompanhar a principal equipa de futebol, a formação ou as modalidades.

Luís Gonçalves (LG):
"Temos de reconhecer que o Benfica melhorou nos últimos sete anos".
O Benfica, é verdade, melhorou muito, principalmente fora do campo. Aí, os comportamentos e atitudes do clube do regime foram altamente censuráveis e geraram benefícios que estiveram e ainda estão bem à vista. Desde telefonemas do líder do Conselho de Arbitragem a árbitros para que tivessem juizinho nos jogos do Benfica, até aos famosos Vouchers da pouca vergonha, onde comiam árbitros, auxiliares, delegados e observadores, de maneira que ninguém tivesse razão de queixa da generosidade encarnada e pudesse desalinhar. Sabendo-se o que teria acontecido se estes escândalos tivesse epicentro a Norte, não deixa de ser estranho tanta passividade e tanto silêncio do F.C.Porto sobre estas matérias e que no mínimo lhe custaram um campeonato.
 
LG:
"Só conheço um ADN: o de Pinto da Costa".
Concordo que quem moldou o grande F.C.Porto, fez dele uma potência do futebol mundial, foi Pinto da Costa. Mas nos últimos tempos o líder não liderou, andou demasiado tempo desaparecido em combate, deixou rolar, tomou decisões contra aquela que sempre foi a marca do Dragão - contratar por três anos um treinador desconhecido, Lopetegui e dar-lhe um poder que nunca tinha dado a nenhum outro, é um exemplo de um PC anti-PC -, permitiu que o F.C.Porto perdesse força, influência, poder.

LG:
"O F.C.Porto é capaz de voltar a ser o nº1".
Acredito que sim, mas para isso é preciso que algumas melhorias que se vão notando, dentro e fora do campo, continuem e se consolidem.  F.C.Porto tem de ser capaz de recuperar o espírito de luta e de combate, voltar a ter poder, ser um clube respeitado e temido.

LG:
"Um dos melhores plantéis de sempre".
No carácter e na atitude, nada a dizer e compreendo que seja importante moralizar as tropas. Mas não sendo tão mau como chegou a parecer, a este plantel faltam pelo menos um daqueles avançados que fazem a diferença e mais um ou outro jogador de topo. Agora, sendo um plantel jovem e com enorme margem de progressão, se for possível mantê-lo junto mais dois ou três anos...

LG:
"Formação vai ser decisiva no futuro".
Espero que sim, definitivamente. Não faz sentido investir tanto, ter tanto talento e depois não tirar dele o melhor rendimento. Sem exageros, passar de 8 para 80, nem criando estigmas contraproducentes, género, aos da casa perdoa-se tudo, não há nenhuma tolerância para quem vem de fora, é a hora de, com critério, apostar nos nossos jovens.

LG:
"Kelvin pode ser uma boa alternativa a Brahimi".
Não sei como está o jovem brasileiro, se deixou de ser apenas um jogador de fogachos, muita habilidade, mas pouca produtividade, para ser um jogador regular, consistente, objectivo. Seja como for, o efeito Kelvin, o entusiasmo que gera, pode ser importante para agitar, motivar e entusiasmar o público quando vamos entrar numa fase decisiva da época.

LG:
"Erros dos árbitros custam a liderança".
Sem deixar de olhar para os nossos erros, com maior equilíbrio nas decisões dos árbitros, a diferença não seria tão grande., talvez até não fosse nenhuma. Os 4 pontos de avanço que tem o clube do regime não são corolário de uma capacidade e superioridade evidenciada em campo, o líder não joga melhor que os seus dois principais rivais. Pelo contrário, nos jogos frente a F.C.Porto e Sporting, o Benfica foi nitidamente pior.

LG:
"O Benfica só falou duas vezes de arbitragens. Porquê?"
É óbvio, porque não ganhou. E torno a repetir: se amanhã o campeonato, como todos desejamos, dar uma cambalhota, vai haver barulheira da grossa. Eles estão convencidos que vão ser tetra, há quem já fale que cheira a tetra, se as coisas mudarem... preparemo-nos para as peixeiradas habituais, para a falta de desportivismo, para a incapacidade de reconhecer o méritos aos outros.

LG:
"Nem a ganhar títulos europeus o F.C.Porto foi bem-amado".
O centralismo castrador nunca deixará de ter inveja e olhar de soslaio os sucessos de um clube fora da capital. Quando se tem uma comunicação social desonesta, facciosa e sectária, para quem só importa um clube e que age sempre ao sabor dos interesses desse clube, mesmo feitos extraordinários como a conquista da Champions League, no actual modelo de competição, são tratados sem o realce que o feito merece.

O apito dourado só condicionou porque o F.C.Porto não lutou com todos os meios ao seu dispor contra aqueles chouriços que passam a vida a apitar, nunca tiram o apito da boca. Depois de ver o seu líder ser ilibado de todas as acusações num processo em que a PGR obrigou a que fossem esgotados todos os recursos, o F.C.Porto devia ter reagido contra quem foi incapaz de aceitar as decisões judiciais, contra gente para quem a justiça só funcionaria se Pinto da Costa fosse acusado. Não o fez, ainda estou para perceber porquê...

Quando ainda nem sequer passou um ano que o presidente foi eleito para um mandato de quatro, vir agora falar de recandidatura para mim neste momento não faz sentido. Olhemos e concentremo-nos no presente que é difícil e vai exigir muito de todos nós, portistas praticantes.

O sabujo:
Nem com o maior do espírito natalício há pachorra para aturar alguns sabujos, daqueles que o tempo passa, passa e eles continuam sempre iguais nas posições que tomam. É o caso de Fernando Guerra, o reco-reco anormal, um tipo que não tem qualquer pingo de vergonha, para quem nesta altura falar e criticar as arbitragens é um crime de lesa pátria. Este sabujo que foi incapaz de reconhecer os méritos do F.C.Porto, mesmo numa época, a de 2010/2011, em que foi brilhante e ganhou tudo, Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa, com três humilhações daquelas que deixam marcas profundas, ao seu principal rival, agora vem apelar à paz para os árbitros e que se destaque a interessante Liga. Recorde-se que o sabujo esteve presente, juntamente com outro sabujo, o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, em Setembro de 2010, num jantar com membros dos órgãos sociais do Benfica e um conjunto de pessoas afectas ao clube do regime e que resultou num vergonhoso comunicado contra tudo e contra todos, até com apelos ao boicote aos jogos fora pelos adeptos do Benfica. Tudo porque o clube do regime se sentiu lesado pelas arbitragens iam decorridas apenas 4 jornadas. A coisa foi de tal ordem que Vítor Pereira o responsável pela arbitragem, numa medida inédita, se sentiu no dever de vir caucionar as queixas do Benfica. Agora, pelos vistos, mesmo com muito mais razões de queixa, ninguém pode tocar nos senhores do apito nem em quem os nomeia.

A este propósito, nomear João Pinheiro, o árbitro do Vitória F.C. - F.C.Porto e que prejudicou escandalosamente os portistas, transformando a poucos minutos do fim um penálti num cartão amarelo ao jogador Otávio, para o próximo F.C.Porto - Feirense, cheira claramente a provocação e é mais uma acha para a  fogueira. Esta gente gosta de semear ventos...

PS - Entrevista de Luís Gonçalves, possível apenas com a colaboração de Ana Ferreira e Jorge Vassalo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset