Populares Mês

terça-feira, 13 de junho de 2017


Definitivamente, a poucos dias do tasco fechar para férias:
Não é necessário fazer grandes exercícios de memória, pesquisar, para elencar o que não tem corrido bem no F.C.Porto de há uns anos a esta parte. Não, basta dizer o seguinte:
1 - Nas modalidades, mesmo sendo o clube dos três grandes que menos modalidades de alta competição tem, o F.C.Porto tem perdido competitividade.
2 - No futebol da formação também não estamos bem, se os dois rivais de Lisboa estão à frente, Braga e Vitória S.C. já nos dão água pela barba.
3 - A principal equipa de futebol do clube não ganha nada há quatro épocas, uma originalidade no consulado de Pinto da Costa - mesmo quando não ganhamos o título em 3 épocas consecutivas, ganhamos sempre taças e supertaças.
4 - Os quatro últimos treinadores contratados, Paulo Fonseca, Julen Lopetegui, José Peseiro e Nuno Espírito Santo, nenhum levou o contrato até ao fim, pelo menos dois, Lopetegui e Peseiro, tiveram de ser indemnizados.
5 - Estamos em crise financeira, violamos o fair-play, estamos sob vigilância da UEFA.
Portanto, gastamos muito, mas gastamos mal, não ganhamos nada. Estamos num situação muito difícil, a pior desde que Pinto da Costa chegou à presidência do F.C.Porto.
Como para mim, para o bem e para o mal, em primeiro lugar responde o presidente, líder do clube e da SAD, é Jorge Nuno Pinto da Costa o primeiro culpado, depois as culpas vêm por aí a baixo, administradores, ex-administradores, directores, etc.
Se isto para mim é claro e sou um portista triste e desiludido - mas quero continuar a ser um resistente...-, é natural que haja quem tenha os mesmos sentimentos - tenho amigos, tanto ou mais portistas que eu, alguns que idolatravam Pinto da Costa que já baixaram os braços. E assim, também é natural que surjam críticas à gestão, algumas mesmo duras. Desde que sejam feitas com respeito, objectivas, não vem daí nenhum mal ao mundo azul e branco, quem as recebe deve encara-las com naturalidade.
O que acho de péssimo gosto, numa altura em que muitos dos inimigos - jornalistas, analistas, comentadores, paineleiros e afins - de Jorge Nuno Pinto da Costa aproveitam a onda negativa para ajustar contas, pisar no presidente do F.C.Porto, haja portistas que ainda vão mais longe, tratem pior Pinto da Costa que os delgados, guerras, serpas, nunes, braz e outros vendilhões do templo que existem por aí. Insultar, achincalhar, denegrir, o presidente do F.C.Porto, é fazer coro com o pior do anti-portismo, para mim não é portismo.
Apontem erros, soluções, critiquem, muito, se acham correcto e justo, mas não ultrapassem os limites, não baixem o nível.

Dito isto, o que espero, em particular na principal modalidade do clube e na sua equipa sénior?
Que o presidente fale e Fernando Gomes quando falar, evite dizer asneiras, como aconteceu na Bolsa, atirando para NES culpas que são de exclusiva responsabilidade da SAD.
Que se façam as vendas necessárias para que a SAD apresente contas positivas, privilegiando, se possível, as vendas de Quintero, Reyes, Aboubakar, Martins Indi.
Se faça a avaliação dos emprestados, mesmo correndo o risco de errar e mais tarde ver alguém dispensado definitivamente a brilhar noutro lado, se baixe o número de profissionais com ligação ao F.C.Porto.
Se coloque à disposição de Sérgio Conceição um plantel que lhe dê possibilidades de lutar de igual para igual com os dois rivais de Lisboa.
Finalmente, a luta contra o polvo tentacular não pare, tenha outros protagonistas, mais tempo de antena.

Como tese:
Conheço bem o futebol e o F.C.Porto, o suficiente para dizer que, muitas vezes, a teoria do coitadinho do jogador, ele é portista desde pequenino, até chora pelo azul e branco, não queria sair, etc., muitas vezes é tudo balela. Quem conhece os processos sabe que para renovar foi o cabo dos trabalhos, dar isto, prometer aquilo, etc.

Concluindo: esta é a cartilha, salvo seja!, do tasco.  Quem gosta, gosta, quem não gosta pode sempre acusar o tasqueiro de zelota 2.0 - o zelota 1.0 é o... -, seguidista, arrogante, ou outro mimo semelhante, não há problemas. Só não quero que me chamem marreta xenófobo, como chamam ao outro.

Duas notas finais:
Emocionado e com a lágrima no canto do olho, venho por este meio agradecer penhoradamente ao Serpa, ao Quaresma, ao Guerra e ao Delgado, a todos aqueles que de alguma forma colaboraram no destaque dado no panfleto da queimada ao título europeu conquistado pelo Bilhar do F.C.Porto.
Depois disto, agora sim, mais do que os convidar para a Gala dos Dragões de Ouro, devíamos oferecer-lhes um Dragão de Ouro pelos constantes serviços prestados em prol do azul e branco. Se o Rui Pedro Soares já foi Dragão de Ouro, porque não o Serpa?
Muito obrigado!

Gugu, o pedagogo.
Quem ouve ou lê Duarte Gomes, Gugu para os amigos, ex-árbitro e actual comentador de arbitragem, e não o conhece, até pode ser tentado a pensar que estamos perante alguém que durante a sua carreira foi um exemplo, tem por isso toda a moral para agora fazer pedagogia pela causa da arbitragem. Ora, não é assim. Duarte Gomes foi um mau árbitro, pior, foi sempre muito infeliz quando arbitrou o F.C.Porto e o Benfica. No caso dos Dragões, erros grosseiros contra, foram muitos, no caso do clube do regime, pelo contrário, até uma bola que bateu na testa deu penalty a favor do Benfica.
Temos de estar muito atentos a este verdadeiro artista, ele está a semear para vir a colher. E já sabemos quem vai beneficiar se ele tiver êxito na estratégia...

PS - A parte que sublinhei no artigo de Miguel Sousa Tavares, é totalmente falsa. Só a ignorância de quem nunca votou em eleições do F.C.Porto, como disse na altura, pode levar alguém a fazer este tipo de afirmações.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset