Populares Mês

quinta-feira, 7 de setembro de 2017


Vandalizaram o prédio onde mora o árbitro Vasco Santos - aqui. Não vou dizer o que disseram alguns no passado e em circunstâncias semelhantes: quem semeia ventos colhe tempestades. Não, vou dizer: é lamentável e condenável.
Mas depois de conhecerem o comportamento e a posição do árbitro Vasco Santos, no caso na função de VAR, sobre a bárbara entrada do benfiquista Eliseu às pernas do jogador do Belenenses, Diogo Viana, deviam os homens do futebol, aqueles que têm responsabilidades nos clubes ou os que são apenas simples adeptos, ficar calados? Deviam evitar denunciar um comportamento lastimável de alguém que analisou, não no campo, onde as circunstâncias são obviamente mais difíceis e portanto, menos evidentes, mais desculpáveis, mas através de imagens televisivas e com várias repetições, e analisou contra a opinião de todo o país desportivo, incluindo a do Conselho de Arbitragem(CA)? E se denunciam, isso é um apelo ao ódio e à violência? Sabe o CA o que acontece, por exemplo, em Inglaterra, quando um árbitro comete um erro tão grosseiro? Porque não tomou posição pública o CA, dizendo o que aconteceu a Vasco Santos, se é que aconteceu alguma coisa, depois daquela análise surreal? Porque se nada justifica os excessos, o vandalismo e a violência, quando alguém, como foi o caso de Vasco Santos, que não é cego, age da maneira que deixa o mundo do futebol estarrecido e espantado, a questão que se coloca, é: porquê? E já agora, quando um árbitro, internacional!, como Hugo Miguel, muda os critérios de forma flagrante, escandalosa, como aconteceu no S.C.Braga - F.C.Porto da época passada, versus Rio Ave - Benfica, desta, também ninguém devia dizer nada, era comer e calar, porque se se denuncia está-se a fazer apelos à violência e ao ódio? E devemos estar todos caladinhos, quando Fábio Veríssimo, em 5 jogos do Benfica, é VAR em 3?
 - Senhores do CA, recato, sim!, para tranquilidade de todos os agentes do futebol. Mas também é preciso que haja clareza, transparência, termine e definitivamente, a sensação instalada no futebol português de há anos a esta parte, que há um clube e quem o representa, com privilégios que os outros não têm. Não coloquem todas as culpas nos homens dos clubes e nos adeptos do futebol, tenham a coragem de fazer auto-crítica, pedir também responsabilidades a outros agentes do futebol e não só.

Escolhi as duas primeiras fotos depois de ler um comunicado do clube do regime a dizer o seguinte:
«Infelizmente o ambiente de intimidação e coação sobre árbitros e agentes desportivos continua. O Benfica lamenta e repudia a vandalização da casa do videoárbitro do jogo Benfica-Belenenses. Todos sabem quem são os responsáveis. As autoridades têm de atuar.»
Como o Benfica, como as fotos bem demonstram, tem um grande repertório em coagir, intimidar e ameaçar árbitros, baixar-lhes a nota, despromovê-los; e diz que todos sabem quem são os responsáveis, é caso para as autoridades irem à Luz e perguntarem quem vandalizou o prédio onde mora Vasco Santos. 

Sorteio da Taça da Liga, CTT:
Grupo A: Benfica - SC Braga - V. Setúbal - Real*
Grupo B: Sporting - Marítimo - Portimonense - União
Grupo C: Vitória S.C - Moreirense - Feirense - Oliveirense
Grupo D: F.C.Porto - Rio Ave - Paços de Ferreira - Leixões.

Jornada 1
FC Porto - Rio Ave FC
Leixões SC - FC P. Ferreira

Jornada 2
FC Porto - Leixões SC
FC P. Ferreira - Rio Ave FC

Jornada 3
FC P. Ferreira - FC Porto
Rio Ave FC - Leixões SC
  
Jornada 1 - 20 e 21 de Setembro de 2017;
Jornada 2 - 25 e 26 de Outubro de 2017
Jornada 3 - 29 e 30 de Novembro de 2017.

Os vencedores de cada grupo ficarão apurado para a final four, a realizar em Braga, a 23, 24 e 27 de Janeiro de 2018.

Final four:
Vencedor do Grupo A – Vencedor do Grupo C
Vencedor do Grupo B – Vencedor do Grupo D
 


* Dependente de decisão do Conselho de Disciplina da FPF

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset