Populares Mês

terça-feira, 24 de outubro de 2017


A propósito das queixas dos senhores da arbitragem, Conselho de Arbitragem(CA) e orgão representativo da classe, APAF, com ameaças de greve aos jogos da Taça da Liga e do presidente Fontelas Gomes, deixar de nomear árbitros, é importante dizer alguma coisa. E entro a matar:
As posições destes senhores se não são, parecem, mas parecem muito, alinhadas com as posições do SLB. E isso é mais uma acha para a fogueira. Vejamos:
Qual é o clube que nas últimas épocas mais tem beneficiado com algumas arbitragens, digamos, infelizes? Simples: é o SLB.
Qual é o clube que nesta época e apenas decorridas nove jornadas, mais tem sido favorecido por análises infelizes de árbitros e agora, da novidade, VAR? Simples: SLB.
Qual o clube que está envolvido em várias polémicas já conhecidas, envolvendo árbitros, ex-árbitros, delegados, ex-membros do CA, etc.? Simples: SLB.
Qual é o clube que quando ganha títulos, como aconteceu nas últimas épocas, defende a arbitragem com unhas e dentes, deixemos os árbitros em paz, é o lema, mas quando as coisas lhe correm mal, mesmo na altura do sucesso, reage, em alguns casos fez os mais violentos ataques contra tudo e contra todos, em particular contra árbitros e arbitragem? Simples: SLB.
Qual o clube que disse: o título do F.C.Porto é um tributo dos árbitros e a isso juntou, não precisamos de mudar de treinador, precisamos é de mudar de árbitros? Simples: SLB.
Qual o clube que quando foi prejudicado não hesitou e disse: o árbitro, no caso, assistente, errou porque quis? Simples: SLB.
Quem foi o autor desta frase: «Gostava de ver amanhã (segunda-feira), nas manchetes dos jornais desportivos, o título roubo em letras bem grandes. Vocês, jornalistas, viram bem o que se passou hoje na Luz. E o mais estranho é que o líder dos árbitros é o mesmo da última época. Escrevam a verdade, não tenham receio»? Simples: Luís Filipe Vieira e não vai há muito tempo... E podia dar muitos mais exemplos, mas não vale a pena, estes são suficientes para que nos situemos.
O que fizeram nessa altura os senhores da arbitragem? Ameaçaram com paragens, gritaram que este clima de suspeição tem de terminar? Não me parece. O que fizeram os senhores da arbitragem quando um seu companheiro, internacional e árbitro da final da Taça de Portugal, foi, para espanto de quase todos, despromovido? Nada.

Portanto:
Como o que destrói a credibilidade dos árbitros, da arbitragem e agora também do VAR e leva as pessoas a falar e admito, às vezes a exagerar, é terem a sensação nítida que há um filho e depois os enteados, há critérios antagónicos, em alguns casos, na mesma jogada e sempre em benefício do mesmo clube. Assim, se querem paz, tranquilidade, acalmia no sector, em vez de se colocarem nessa posição corporativa, tentem explicar de uma forma clara os critérios dos árbitros e comportamentos dos VAR. Por exemplo, expliquem o olho de lince versus cegueira, no VAR, como no aconteceu em jogos do Benfica e não aconteceu por várias vezes em jogos do F.C.Porto; expliquem como é que Nuno Almeida, o assistente e o quarto árbitro que estavam a dois metros da falta grosseira, claríssima de Jonas, não viram nada e depois viram uma falta muito duvidosa sobre Pizzi na área do Aves e que originou um penalty, golo e jogo resolvido?
É por aí o caminho, não é o caminho da vitimização selectiva que vai resolver os problemas da arbitragem e como as pessoas do futebol olham para o sector.

Notas finais:
Numa manobra de diversão e vá lá saber-se porquê, o clube do regime veio perguntar se o VAR também falhou no Marítimo - Benfica. Até parece que nesse jogo foram prejudicados. Não foram, por mais que tentem passar a ideia que foram. Apesar de todos os benefícios, ainda não estamos no tempo de que penalty é sempre que o SLB quiser.

- Miguel, os treinadores não são infalíveis, erram muitas vezes. Mas têm uma vantagem em relação aos adeptos: para além do conhecimento, por isso são treinadores, estão lá, têm os dados todos...

PS - Hoje não haverá post do jogo da Taça da Liga, F.C.Porto - Leixões S.C..

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset