Populares Mês

segunda-feira, 15 de outubro de 2018


Como não sou da cidade do Porto, gostaria de perceber o porquê de na 2ª maior cidade do país não existir comunicação social que represente devidamente o que de bom se faz na cidade, nas cidades periféricas, no distrito do Porto e até na região norte do país. É algo que não compreendo e que gostaria que alguém me esclarecesse, porquê é que as forças vivas da cidade, as suas gentes, a sua industria, a sua força política deixou que a cidade se subalternizasse ao poder de Lisboa e consequentemente à comunicação social que vem da capital. É que com isso vem também o poder da influência, o poder de manipulação das mentes mais desatentas que assim vão consumindo uma informação adulterada à partida e que apenas olha para o bem da sua capital, deixando de propósito o resto de lado.
E isto não se vê apenas num sector, observa-se em muitos sectores e assim a manipulação da informação vai crescendo, e no futebol então nem se fala: todos os órgãos de Comunicação Social de Lisboa manipulam no que concerne á informação que passam para todo o pais, pois defendem em primeiro os clubes mais representativos da capital e em muitos casos, consideram até os adversários de outras cidades como inimigos dentro do próprio pais. E dai eu perguntar: mas será que na cidade do Porto, as pessoas, os consumidores de Comunicação Social não se apercebem dessa manipulação?
E se se apercebem, o que fazem realmente para combater este estado de coisas?
Será que não há empresários ou empresas com capital económico e social no Norte, que em conjunto com as suas gentes e com o poder político não consigam criar e manter um ou vários Orgãos de Comunicação Social(OCS) para que se possa equilibrar o estado actual?
Se olharmos para cidades que não são a capital de muitos países europeus, verificamos que têm localmente OCS que lutam pelos interesses da sua região, em vários sectores.
E pergunto, qual foi o maior porta estandarte da cidade do Porto nos últimos 40 anos por esse Mundo fora?

Para mim, a resposta é óbvia, foi o F.C.Porto, que através das suas conquistas internas - mais que muitas - e principalmente externas - 7 internacionais.
Agora imaginemos uma cidade do Porto apenas com conquistas residuais internas e sem conquistas externas, como um ou dois títulos de 10 em 10 anos, será que a cidade do Porto teria o reconhecimento que tem hoje pelo Mundo fora? Ou estaria já completamente subalternizada pelo poder colonial de Lisboa?
Será que as vitórias do F.C.Porto não trouxeram à cidade e ao norte em geral um retorno, seja financeiro, seja comercial, seja de visibilidade, logo turístico, seja até de alguma Comunicação Social estabelecida no Norte que conseguiu a seu tempo ter alguma repercussão a nível nacional?
Mas se é preciso avaliar que todas as conquistas do F.C.Porto trouxeram á cidade um reconhecimento novo - últimos 40 anos - e que não existia antes, de onde vieram muitos benefícios dessa nova situação, acredito que também se criaram novos “inimigos”, e este é um ponto onde quero chegar.
Neste momento existe um clube que domina claramente em vários aspectos o País, desde políticos até judiciais, passando claro pela Comunicação Social, e aí pergunto eu: se a cidade do Porto tivesse outra força, tivesse uma Comunicação Social própria, não deveria denunciar todas as práticas ilegais e de corrupção que vem sendo praticadas pelo clube do regime?
Não seria altura do Porto cidade, começar a criar valências próprias para combater o centralismo que existe em Portugal, e isto em todos os sectores, desde económicos, sociais e desportivos? É impossível que na cidade do Porto não exista mais massa critica para contrariar este estado de coisas.
É que por muito que nós tenhamos desejo que o país seja justo para todos, isso não vai acontecer sem que se faça algo. Deixar andar as coisas como estão atualmente só vai fazer com que o poder seja mais absoluto na capital e tudo ao seu redor seja realmente paisagem. Como eles querem, aliás.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset