Populares Mês

quinta-feira, 4 de outubro de 2018


Champions é Champions, a mais importante prova entre clubes que se realiza no mundo, na Champions não há almoços grátis, é preciso trabalhar e lutar muito, ter competência, sem esquecer a sorte, para ganhar pontos e euros. Ontem, em jogo a contar para a 2ª jornada da Fase de Grupos, o F.C.Porto teve quase tudo o que era necessário e num belo jogo de futebol, venceu o Galatasaray por 1-0, golo de Moussa Marega. depois de na 1ª jornada ter empate em Gelsenkirchen, frente ao Schalke 04.

Foi uma vitória difícil, sofrida, pela qualidade do adversário - indiscutivelmente uma boa equipa e com alguns excelentes jogadores; também porque os Dragões, em particular na primeira-parte, cometeram alguns erros que podiam ter custado caro. Mas tudo somado, foi uma vitória justa, por uma diferença que também é justa, embora o jogo merecesse mais golos.

A primeira-parte foi equilibrada, repartida, nenhuma equipa se superiorizou, apesar do F.C.Porto ter tido mais posse. Nós últimos 10 minutos, mais por erros próprios que por virtudes do Galatasaray, os Dragões sofreram, o campeão turco teve três oportunidades flagrantes, em duas valeu Super-Iker. Antes desse período complicado, a equipa de Sérgio Conceição também teve boas chances, numa valeu Muslera com uma grande defesa, na outra Marega foi altruísta quando devia ter sido mais egoísta e como a qualidade do último passe foi um desastre...
Assim, quando as equipas regressaram às cabines, apesar do nulo, saíram mais contentes os pupilos de Fathi Terim.

O intervalo fez bem à equipa do F.C.Porto e a segunda-parte foi diferente.
Sem conseguirem atingir o brilhantismo de outras ocasiões, nem um grande domínio e superioridade - porque os turcos nunca o permitiram e foram sempre capazes de replicar -, os azuis e brancos melhoraram bastante, estiveram mais compactos, não cometeram os erros dos últimos 10 minutos da primeira-parte, marcaram cedo, com mais critério a sair e a definir, mais eficácia a finalizar, podiam ter conquistado mais um golo de vantagem, ter evitado que o espectro do empate pairasse até ao fim, mesmo que nos segundos 45 minutos só por uma vez o campeão turco estivesse muito próximo do golo.
De registar também a boa entrada em jogo de Óliver - substituiu Corona aos 69 minutos - e de André Pereira - entrou para o lugar de Otávio aos 80. Uma asistência aveludada que Marega desperdiçou e um golo falhado na cara do guarda-redes, em 10 minutos, é uma bela amostra da vontade com que o jovem avançado entrou no jogo -, já Sérgio Oliveira - saiu Herrera aos 89 - entrou apenas para que se perdessem mais uns segundos.

Resumindo, empate fora, vitória em casa, liderança repartida com os alemães do Schalke 04, um saldo muito positivo para a equipa de Sérgio Conceição. Num grupo equilibrado, importante conseguir no mínimo quatro pontos nos confrontos com os russos do Lokomotiv de Moscovo. Não garante logo o apuramento, mas deixa os oitavos, objectivo mínimo na prova, a um pequeno passo. Temos capacidade para mais uma vez chegar à fase seguinte.

Notas finais:
Tirando alguns erros individuais que ainda se vão cometendo e que têm de ser evitados e as dificuldades para marcar golos, mesmo quando se criam boas oportunidades, o F.C.Porto dá mostras de estar a melhorar. E mesmo num jogo frente a um adversário bem mais difícil que alguns que já defrontou nas provas internas e com a diferença no marcador a ser apenas de um golo, já houve um Dragão mais consistente, mais assertivo na posse, não pareceu aquele nervosismo na gestão da vantagem que se viu em alguns jogos anteriores. São bons sinais para o próximo jogo na Luz.

Mais uma bela casa no Dragão, 42. 711 espectadores, mais uma vez o Mar Azul disse presente e nunca deixou de apoiar.

Para terminar, uma nota que não tem nada a ver com o jogo, mas que não podia passar ao lado:
O Ronaldo, Messi e Neymar da advocacia que a SAD do SLB contratou a peso de ouro para a sua defesa no E-Toupeira, só conseguiu alegar que a SAD do SLB nunca sube de nada. Paulo Gonçalves, para a defesa do SLB, era um corpo estranho, um ET que tinha rédea solta, andava pela Luz, mas ninguém sabia o que ele andava por lá a fazer. Vieira e seus pares na SAD, são uma espécie de Vítor Serpa, umas rainhas de Inglaterra, umas marionetas que o Paulo Gonçalves manipulava a seu belo prazer. O Paulinho era o dono daquilo tudo. A defesa do Benfica no escandaloso e grave E-Toupeira, é um atentado à inteligência de quem tem de fazer justiça e aos portugueses.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset