Combater teorias que são autênticos atestados à inteligência dos portistas. Resumidamente, 4 teorias.
Teoria 1 - A instituição FC Porto não sobreviverá sem um combate político permanente, sem alguém que entenda a dimensão muito para lá do futebol que este clube representa.
O FC Porto voltará aos tempos do pânico de atravessar a ponte no momento em que se comportar como o Benfica ou o Sporting. Tenha o FC Porto os melhores deste mundo e arredores, os mais extraordinários jogadores e treinadores, que sem uma postura combativa, que sem fazer ouvir a sua voz como o representante da cidade do Porto e do Norte, o Terreiro do Paço inclinará sempre o campo contra nós.
Teoria 2 - Impossível um portista não desconfiar quando os mesmos jornais, as mesmas televisões, os mesmos figurões que andam há décadas a insultar o FC Porto e a denegrir as nossas vitórias, estejam agora a levar ao colo uma das candidaturas à presidência do clube. Será que alguém duvida de que o objetivo deles é que sejamos o clube simpático e perdedor doutras épocas e que para isso têm de afastar Pinto da Costa? Mas há algum portista que se queira juntar à festa destes militantes anti-FC Porto?
Sobre a teoria 3 - O FCP é há anos prejudicado, a disparidade de critérios é um escândalo com vários anos, o FCP era constantemente prejudicado, tempos em que os padres rezavam a missa que interessava ao SLB, no tempo do chamado andor vermelho, para não ir mais atrás, nesse tempo estávamos desunidos? Se calhar a desunião nessa altura era outra, tinha como protagonistas os treinadores que não eram tão apoiados e tolerados como o actual, eram insultados, achincalhados, denegridos, ameaçados.
Teoria 4 - O FC Porto tem de ter um homem que levante a bandeira da cidade do Porto e do Norte, um homem que perceba que lutar pelo clube é também lutar pelas suas gentes. Que se não se unir estas diferentes realidades voltaremos a ser o clube que éramos antes de Pinto da Costa.
Um homem do futebol ou um simples gestor, por muito bons que sejam, não compreendem o significado disto. Serão os primeiros a explicar que só se consegue uma gestão muito profissional se o clube não tiver de aturar os sócios; que será melhor para todos se a maioria da SAD for dum investidor endinheirado e que, pronto, os sócios querem é bom futebol. Cedo ouviremos que o melhor para o marketing seria sermos o Dragons FC ou coisa parecida.
Jorge Nuno Pinto da Costa é um gigante num tempo de anões. O homem que nunca nos falhou e nunca nos falhará ainda está, para nossa incrível sorte, disposto a servir-nos. Não há outro voto possível.
Sobre a teoria 4 - Como se pode encher a boca com a Grandeza da Instituição FCP e em paralelo dizer que essa Grandeza vai desaparecer sem JNPC? A Grandeza do FCP tem prazo de validade definido, termina em 2028 se JNPC for eleito nas eleições de sábado próximo?
Não e um rotundo não! Não seremos dignos dessa Grandeza se não a soubermos preservar, se não formos capazes de manter o FCP ao mais alto nível.
Não tenhamos medo do futuro sem JNPC na presidência do FCP, por mais notável que seja o seu legado. Por isso, há outro voto possível, SIM! Por isso no sábado votarei AVB, sem qualquer receio do futuro. Somos um clube de gente de antes quebrar que torcer, de resistentes e não de desistentes e isso perdurará, como perdurará o fogo do Dragão. Porque Só há um Porto!
PS - A construção de uma Academia já era falada pelo senhor presidente como fundamental em 2016; em 2020 ia custar 25 milhões e já tinha financiamento; em entrevista ao Porto Canal já ia estar pronta ou quase, no final deste mandato; e agora numa manobra da mais pura propaganda eleitoral que faz corar de vergonha os políticos e os transforma nuns meninos de coro; a candidatura do senhor presidente convoca os jornalistas a poucos dias do acto eleitoral para mostrar que agora, sim, agora é que é.