Populares Mês

terça-feira, 7 de maio de 2024

 

Hoje é o primeiro dia de um novo ciclo, um ciclo que esperamos todos seja de continuação de muitos sucessos, no futebol e nas modalidades.
Não é fácil a tarefa que AVB terá pela frente, mas acredito que com trabalho, competência, dedicação e muito portismo, vai, vamos todos conseguir recuperar o FCP dos muitos e graves problemas que o afectam e mantê-lo a um nível que já habituou o grande e apaixonado universo que torce pelos Dragões.
Boa sorte, André!

Ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa cuja obra é extraordinária e tem o seu nome gravado a letras de ouro na História do FCP, contribuiu para que este portista vivesse muitos momentos de alegria esfuziante, para além do sonho, emoções até às lágrimas, desejo tudo de bom, principalmente muita saúde. Na hora da saída prefiro recordar o que de bom foi feito, dizer que a memória não se apaga e o respeito mantém-se intacto.

Termino esta pequena nota, secundando o pedido do novo presidente, à administração da SAD.
Saiam, coloquem os superiores interesses do FCP acima dos vossos interesses e egos, facilitem a transição. É esse o desejo e o pedido da esmagadora maioria dos sócios do FCP, bem expresso numa vitória retumbante, 80/20 da Lista encabeçada por AVB..

Discurso do novo Presidente.
«Ex.mas Senhoras e Senhores convidados, caras e caros amigos,

Queria desde já, saudar todos os membros dos atuais e passados órgãos sociais, todos os treinadores, capitães de equipa, jogadoras e jogadores, atletas, funcionários e colaboradores, bem como todos os sócios, adeptos e simpatizantes do nosso querido FC Porto aqui presentes.

Permitam-me com a mesma emoção e reconhecimento saudar também todos aqueles que connosco estão em espírito. Todas as pessoas que dignificaram este Clube com o seu esforço ajudando a torná-la no que ele hoje é!

Uma Instituição fundamental para o crescimento social e cultural da Cidade, da Região Norte e do País, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes e da sua cultura.

Ser Portista é um estado de alma e é nessa unidade que aqui nos encontramos.

Hoje damos início a uma nova era na história do nosso Clube.

Uma era que terá o meu compromisso, e de todos os que integram a minha equipa, para elevar o bom nome do FC Porto vincado pelo sentido de exigência de todos os Portistas e respeitando a importância do seu palmarés.

Vivemos até há dias um ciclo eleitoral vivo, dominado pela vitalidade e vontade dos Sócios em imprimir uma mudança histórica no rumo do Futebol Clube do Porto.

Nessa vontade, sabemos que resistem três pilares fundamentais que obrigarão esta nova direção a elevar-se para responder à altura da confiança em nós depositada:

- O primeiro, o de um FC Porto dos Associados, respeitador da sua génese, representativo da emoção e amor de cada um por esta Instituição. Um Clube dos Sócios e para os Sócios;

- O segundo, o de um FC Porto vencedor, indomável, imortal, temido pelos seus adversários, que joga em cada campo e em cada modalidade para ganhar;

- O terceiro, o de um FC Porto moderno, arrojado, organizado, estruturado, transparente e financeiramente sustentável!

Todos amamos o FC Porto e todos o queremos no lugar onde ele merece estar. O Primeiro lugar sempre!

Na passada semana foi timbrada a letras de ouro uma das mais belas páginas da vida do Associativismo do nosso Clube.

O ato eleitoral de 27 de abril decorreu de forma exemplar e isso só foi possível pela dedicação inexcedível dos funcionários e colaboradores do FC Porto bem como dos presidentes e delegados às mesas e do esforço contagiante de muito gente que trabalhou afincadamente para que o mesmo corresse de forma ordeira e transparente.

Saúdo a direção irrepreensível do Presidente da Mesa da Assembleia Geral o Dr. Lourenço Pinto.

Nesse ato solene, democrático do qual tenho a certeza de que Vossa Excelência está honrado, foi feita história, pelo que, em nome de todos os Portistas, lhe agradeço a sua dedicação, emprenho e coragem.

Graças a ele, tomo hoje posse como o 32º Presidente do FC Porto.

Assumo este cargo, legitimado por um amplo apoio. Votaram neste ato eleitoral mais de 27.000 sócios, a maior votação de sempre da história do Clube.

Desse ato restou a força e a certeza de que, “Só Há um Porto”, aquele que nos define e aquele que defendemos.

Iremos lutar por este Clube juntos, do mesmo lado da barreira, de modo a vencermos todos, não só os que marcaram o passado, mas também os que marcarão o futuro!

Sinto-me honrado e orgulhoso por terem confiado e escolhido o nosso projeto para o Clube. De vós, Sócios, Adeptos e Simpatizantes, espero exigência e vontade de vencer.

De mim, de toda a minha equipa, garanto-vos empenho, dedicação e amor ao FC Porto. Estamos aqui apenas e só para o servir, com entrega de corpo e alma, com trabalho, com uma visão que nos transportará para a modernidade sabendo que o caminho será duro, mas com o vosso apoio triunfaremos.

Este dia convoca-nos também para um sentimento de grande emoção.

Não existem palavras para descrever ou até agradecer tudo o que fez pelo FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. O Presidente dos Presidentes não é metáfora! É memória, é respeito e gratidão, mas é sobretudo obra, vitória e glória.

Uma “folha de serviços” única, que traz consigo um pensar vivo e presente:

“Este é o FC Porto que vos deixo, cuidem dele”.

Jorge Nuno Pinto da Costa: assim o iremos fazer.

O seu legado é eterno e será sempre respeitado.

Quero agora deixar-vos umas palavras sobre o futuro.

Neste mundo em permanente mudança é exigida rápida capacidade de adaptação e resposta. O FC Porto está numa fase muito sensível da sua sustentabilidade futura. O caminho da sua recuperação será longo, mas essa é uma responsabilidade maior que encaramos com a força que é marca dos Portistas. O futuro é uma janela de oportunidades e de crescimento sustentado onde a criação de valor terá de ser obrigatoriamente maximizada.

Estamos prontos e temos uma visão clara e um projeto definido para o Clube. O rigor, a excelência e competência irão afirmar-se como a marca do nosso trabalho.

Uma palavra especial para as minhas equipas, ao Dr. António Tavares, ao Dr. Angelino Ferreira, ao Dr. Fernando Freire de Sousa, aos meus Vice-Presidentes e membros da Direção e aos demais órgãos sociais que compõem a direção eleita para este Quadriénio: estamos aqui para assumir responsabilidades com coragem e espírito de missão de forma a honrar com lealdade os valores deste Clube. Exijam de mim tal como eu vou exigir de vocês. O nosso esforço tem que obrigatoriamente ser contagiante. Tem de abraçar o Clube, os seus funcionários e os seus Associados e usar a sua força em prol do seu sucesso! Do seu bem maior!

Uma última palavra aos sócios. Este Clube é nosso e vai continuar a ser. Herdámo-lo dos nossos pais e avós, orgulhosos do que eles fizeram e os valores que nos passaram;

No presente, estamos aqui todos unidos a lutar para continuar a vencer. O nosso futuro - digo mesmo o nosso destino - é um dia, mais tarde entregá-lo ainda maior e mais vitorioso aos nossos filhos e netos.

A nossa missão é preparar equipas de uma forte identidade “Porto”, competentes, profissionais, formatadas para ganhar e que sabem superar-se e garantir que os nossos atletas entram em campo apenas e só com os olhos postos na vitória.

Este é um compromisso maior! Um Pacto de Sangue e Alma pelo Futebol Clube do Porto!

Não poderia deixar de terminar este discurso sem fazer um apelo ao bom senso da Administração da SAD do FC Porto! A vossa renúncia não seria jamais considerada um ato de fuga, mas sim, um ato nobre que vos elevaria.

O Clube não tem dois presidentes, tem um presidente eleito pela vontade expressa dos Sócios numa mudança. Atrasar o inevitável é adiar a construção de um FC Porto mais forte de futuro e estou seguro de que é isso que vossas Excelências desejam.

A todos os Associados do FC Porto, a todos os Portistas e Convidados aqui presentes o meu muito obrigado por tornarem este dia, um dia histórico do futuro do FC Porto!

Só Há um Porto!

Viva o FC Porto!»


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset