Populares Mês

sábado, 31 de outubro de 2009


Sr. Professor, mesmo não pertencendo ao seu clube de fãs - acho e não é de agora, o futebol que a sua, nossa, equipa pratica, muito pouco atractivo. Penso que podiamos ganhar na mesma, jogando melhor...estou, talvez, mal habituado...-, tenho todo o respeito e consideração pelo senhor, enquanto profissional, treinador do meu clube e alguém que já fez história - três campeonatos seguidos ao serviço do F.C.Porto. Elogio ou critico, consoante as circunstâncias e quando critico, procuro fazê-lo com objectividade, de forma respeitosa e construtiva.

Dito isto, Sr.Professor, deixe-me dizer-lhe o seguinte: presto sempre muita atenção ao que o senhor diz e acho que no final dos jogos o Professor faz sempre análises correctas. Foi assim ontem e foi assim no Domingo passado no final do jogo frente à Académica. Mas e esse é que é o problema, o que nós queremos é que depois de analisar, o senhor, junto com a sua equipa técnica e os seus jogadores, corrija o que esteve mal e o problema não volte a acontecer. Ora, não foi isto que aconteceu e meu caro Professor, os erros que se cometeram frente à Briosa, foram os mesmos que se cometeram frente ao Belenenses - lamentavelmente, com consequências diferentes. E porquê? Se e repito, o senhor no final do jogo contra a equipa de Coimbra fez o diagnóstico perfeito sobre o que tinha estado mal?

Também, Sr.Professor e de há muito tempo a esta parte, muita gente no universo portista comenta a falta de contundência da nossa equipa nos lances de bola parada. Como nós vemos o senhor também vê e meu caro Professor, tiramos muito pouco benefício desses lances, que, como o senhor sabe melhor que nós, frente a equipas muito fechadas, são muitas vezes decisivos. Como não me passa pela cabeça que este lances não sejam trabalhados nos treinos, o que está a falhar para que nos jogos nunca resultem?

No discurso, acho-o e também não é de agora, muito cauteloso, parecendo - pelo menos para mim - que vamos sempre defrontar papões...Que diabo, Sr. Professor, nem tanto ao mar nem tanto à terra e se não gosto do populismo trauliteiro e bacoco de outras paragens, também digo não aos receios excessivos que não motivam e muito menos galvanizam.

Como sabe Sr. Professor, nós portistas, temos ganho muitas vezes, andamos de barriga cheia, mas temos consciência que não podemos ganhar sempre. Agora, e que fique claro, não gostamos de dar nada de barato, sem luta, entregando o ouro ao bandido de mão beijada...Se há campeonato muito importante é este e é importante, porque parece que tem o destino traçado e nós Dragões, se há coisa que gostamos é contrariar o destino, mesmo que tenhamos de lutar sózinhos contra 3/4 do país.

Finalizo, dizendo que acredito, tal como na temporada passada, que o senhor vai dar a volta ao texto e colocar o Tetracampeão no trilho do Penta.

Há quem diga que o senhor não muda e este post é pura perda de tempo. Não faz mal, seja, mas eu tinha de o fazer. E vamos a eles como Dragões!...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset