Na minha análise ao jogo, passo a correr sobre uma má 1ª parte, onde o F.C.Porto pareceu demasiado nervoso, encolhido, pressionado... Na 2ª, foi claramente diferente ( mérito também de Jesualdo), vimos um Porto valente, corajoso, a pressionar alto e a fazer por merecer a sorte que teve no final.
É um resultado muito, muito importante, pois com a vitória do Marselha em Anfield Road as coisas no grupo, com outro resultado, ficariam muito mais difíceis. Aliás, e a propósito, o triunfo dos franceses na casa do Liverpool, prova que não estavamos a exigir demais, quando achamos que deviamos ter ganho aos ingleses.
Agora, nos 2 jogos contra o Marselha (que é um clube talismã), é preciso continuar no mesmo caminho, que estou seguro, nos levará aos oitavos de final. Ainda a respeito do jogo contra a equipa orientada por E. Gerets gostaria de dizer o seguinte: depois do jogo de Coimbra (dia 7), por causa das selecções e de termos sido eliminados da Taça da Liga, só jogamos no Vélodrome (dia 24), há pois um hiato competitivo de 17 dias, que desta vez, essa situação seja melhor gerida.
Vou também abordar algumas questões que têm a ver com o jogo de ontem, mas não só.
Helton: foi decisivo, com algumas defesas extraordinárias, permitiu que o F.C.Porto saisse do Inonu com uma vitória. Com todo o respeito pelo Nuno que é um profissional de mão cheia e não comprometeu quando foi chamado, o internacional brasileiro, que parece mais discreto na baliza, dá outra tranquilidade.
Lucho Gonzalez: já lhe dediquei um Post, está lá tudo sobre a minha admiração por ele... cada jogo que passa o argentino justifica essa admiração e a certeza que fez bem o F.C.Porto em mantê-lo.
R. Quaresma: que tem um enorme potêncial, um talento extraordinário, um génio e uma magia, que às vezes nos faz abrir a boca de espanto, todos o reconhecem... o problema é quando isso não é colocado ao serviço da equipa. Aí, chamar a atenção, corrigir, criticar, desde que feito de boa fé, com espírito construtivo e pedagógico, compete a todos, dirigentes, técnicos e adeptos, para bem de todo o Universo portista.
No Domingo em Coimbra contra a Académica o árbitro é Elmano Santos, por isso juízinho, lembrem-se do jogo de Leiria da época passada.
Em Salónica na vizinha (da Turquia) Grécia, pareceu-me ver um Português com um sorriso irónico, de duplo significado.
PS - O jornalismo rasca já está a tentar ligar o nome do F.C.Porto, ao facto de um ex-membro da claque ter sido detido para interrogatório. Até quando vamos nós portistas, admitir estas afrontas ao bom nome do nosso clube?