sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Abram alas ao Tri-Campeão!
Depois de um defeso longo, demasiado longo, por causa do Euro 2008 do nosso descontentamento, começa Domingo, para o Tri-Campeão - como eu gosto de escrever Tri-Campeão e que inveja isso causa aos nossos rivais -, a Liga que é das cervejas, mas já foi das apostas. O F.C.Porto inicia o campeonato defrontando o Belenenses, adversário que na época passada e à 9ª jornada, ao conseguir um empate no Estádio do Dragão, acabou com a série vitoriosa - 8 jogos e 8 vitórias - dos portistas, impedindo a equipa de Jesualdo de fazer História.
Depois de mais uma final perdida - parece que com Jesualdo as finais são para perder - , ultrapassada a frustração - nós portistas não embandeiramos em arco nas vitórias,nem dramatizamos muito as derrotas - esperamos, não nos passa outra coisa pela cabeça, iniciar a Liga com uma vitória, se possível clara e com uma boa exibição. É a melhor forma de arrancarmos para uma temporada que não vai ser fácil, pois como todos sabemos, quanto mais ganhamos, mais aumentam as desilusões dos nossos rivais, que sem capacidade, competência e argumentos, para nos derrotar, utilizam todas as formas - algumas do passado recente ainda estão bem presentes na nossa memória -, para nos derrubar.
Mesmo com algumas peripécias a que não estavamos habituados - novela Quaresma que não acaba, Lucho a falar demais, já para não falar em Adriano que não há meio de sair -, acho que estamos preparados para defender o título e dar resposta a um começo de época com um calendário muito difícil, com saídas complicadas - Benfica fora à 2ª jornada e Sporting também fora à 5ª - onde é preciso um Porto ao mais alto nível, físico, técnico, mas, principalmente, psicológico, para ultrapassar, sem prejuízos de maior, os obstáculos que terá de enfrentar.
Os nossos rivais e é muito curioso, não aprendem com o tempo e já estão, como sempre, a fazer a festa, deitar foguetes e apanhar as canas. Até o Postiga - que continua clube após clube, um eterno suplente - se permitiu dizer " o Sporting está mais forte que o F.C.Porto ".
Se há alguém que devia estar calado é o Caxineiro, ele que conhece bem o que a casa portista gasta e que tinha a obrigação de perceber, que não é a perda da Supertaça que vai abalar o Dragão. Quem sabe Hélder, se na após o jogo de Alvalade não vais estar muito arrependido do que disseste?
No outro lado da segunda circular a euforia repete-se, as "estrelas" contratadas são mais que muitas, a sétima versão do Dream Team à moda do Vieira, agora com Rui Costa substituindo o ex- amigo José Veiga, aí está, Quique pelos vistos é de outro Mundo - coitados do Koeman, Trapattoni, já para não falar do F.Santos -, o corropio de declarações do género:" este ano é que vai ser " sucedem-se...enfim o costume: eles falam, falam, mas no fim...ganha o Dragão!
Para que esse desejo, que é suportado em forte convicção, se torne realidade, é necessário que Jesualdo não tenha medo, não invente, tenha definitivamente aprendido a lição e esteja à altura das responsabilidades que cabem a um técnico do F.C.Porto.
O árbitro é Artur Soares Dias que será auxiliado por Rui Licínio e João Silva.
A MINHA equipa para defrontar o Belenenses e porquê, é esta:
Helton,
Sapunaru, P.Emanuel, B.Alves e Lino,
T.Costa, R.Meireles e Lucho,
Mariano, Lisandro e C.Rodríguez.
Se Helton, B.Alves, Lucho, R.Meireles, Lisandro, C.Rodríguez e na ausência de Quaresma e Tarik, Mariano, são nomes pacíficos... a opção por Sapunaru é porque depois da exibição desastrada contra o Sporting, tirá-lo da equipa, não lhe dar a oportunidade de se reabilitar, não contribuiria nada para recuperar um jogador, que já deu provas de ter valor.
P.Emanuel porque é a voz de comando que a equipa precisa neste início de temporada. Rolando no entanto, espreita e é o futuro. Já Stepanov...parece ter deixado de contar para Jesualdo e já se apercebeu disso, o que me deixa pena, pois acho que o sérvio é bom jogador.
Lino porque em casa e contra uma equipa que vai essencialmente defender, o brasileiro pode, com a vocação atacante que tem, dar profundidade pela esquerda e ser importante nas bolas paradas, onde é muito melhor que Benítez. Para além disso parece-me que funciona melhor com C.Rodríguez, que o argentino.
Tomás Costa porque Guarín só hoje é que chegou do jogo da sua selecção e depois de uma longa viagem. Depois, porque o facto de ter jogado a trinco e não ter dado o rendimento desejado, lhe tirou a confiança necessária para render o que pode. Se tudo correr bem é um jogador para entrar e procurar recuperar a confiança perdida: por exemplo no lugar de Lucho, que é bom recordá-lo, jogou 90 minutos pela Argentina na Quarta-Feira.
Ficam as declarações de "Cebola" na antevisão da partida contra a equipa da Cruz de Cristo:
«A partida contra o Sporting já passou e agora só queremos pensar no futuro. Estamos concentrados no jogo deste fim-de-semana e o nosso objectivo é apresentarmo-nos bem no domingo.»
«O F.C. Porto é um clube grande e trabalha sempre para ganhar, mas também é passível de perder, como todas as outras equipas.»
«Não acho que o F.C. Porto seja menos forte nas provas a decidir num só jogo. Todos os jogadores são profissionais, sabem o que fazem, e não há nenhum que não queira ganhar uma final ou uma partida.»
«Ao longo desta época, pretendo dar o máximo pelos meus companheiros, treinar e fazer de tudo para ganhar.»
«Fizemos muitas horas de voo e agora vamos ver como nos encontramos fisicamente. Enquanto jogador, quero sempre jogar, mas a decisão de eu jogar ou não no domingo cabe ao treinador.»
«Todas as equipas querem ganhar ao F.C. Porto e o Belenenses não será certamente diferente. Temos pela frente uma partida em que estão três pontos em disputa e, como em todos os fins-de-semana, vamos dar o máximo para ganhar.»
«Neste momento, o único jogo em que penso é o que vamos disputar frente ao Belenenses. Seria lindo termos o Estádio do Dragão cheio e com todos os adeptos a puxarem por nós.»
Termino dizendo o seguinte:
Não ao mercenarismo que mata o entusiasmo, a paixão e a dedicação dos adeptos!
PS-Ainda a propósito do post anterior e da regionalização: "4º acidente em ano e meio, na linha ferróviaria do Tua provocou dois mortos, 10 feridos graves e 15 feridos ligeiros."
Falar em TGV num país onde isto ainda acontece...é brincar connosco!