Populares Mês

domingo, 17 de agosto de 2008


Jesualdo o Professor perde Taças!

Preocupado, muito preocupado e apreensivo, é o meu estado de espírito, a uma semana do início, da agora denominada, Liga Sagres.
O F.C.Porto de ontem contra o Sporting, individual e colectivamente, deixou muito a desejar.
Não teve defesa, meio-campo e ataque.Tudo bem que houveram erros individuiais, mas quando aconteceram, já se notava a incapacidade dos Dragões em travarem a equipa leonina. Jesualdo - doravante e até prova em contrário, conhecido pelo Professor perde Taças - não encontra forma de acertar nos jogos contra a equipa leonina e já vai na terceira final perdida. Aliás em 7 jogos contra o Sporting de P.Bento - 4 campeonato, 2 Supertaça e 1 Taça de Portugal -, o técnico portista tem um saldo claramente desfavorável de 1 vitória - apenas 1 vitória!... - 1 empate e 5 derrotas. Mas, também, o que é confrangedor, é a notória incapacidade do F.C.Porto de contrariar um sistema - 4x4x2 losango - que é sempre o mesmo. P.Bento joga sempre da mesma forma e dá-se bem com isso, o que não abona nada em favor de Jesualdo
No jogo do Algarve, mais uma vez lá estava o losango leonino, com Moutinho no vértice recuado, Romagnoli no mais mais avançado e nos lados, Rochemback na direita e Izmailov na esquerda. Com uma pequena nuance, que raramente se notou, de às vezes estarem os 4 em linha.
Como é possível, depois de tantos jogos, o Professor ainda não ter encontrado o antídoto para contrariar o jogo dos leões e mudar o rumo das partidas Porto-Sporting?
Começo a pensar se não será o caso de Jesualdo nos jogos contra os leões, inventar uma gripe forte e entregar o comando a um dos adjuntos.
Assim é que não pode continuar, nós não estamos habituados a perder tantas finais contra a mesma equipa, isso só acontecia no passado e felizmente muito longínquo.
Ontem foi um Campeão atabalhoado, desligado, mal distribuído no campo, incapaz de se impor e pior, cometendo erros primários. Os laterais não sobem, Guarín - toda a gente vê menos o Professor perde Taças - não é trinco e na frente para jogar Farías, perde-se nas alas, o nosso melhor avançado, Lisandro. E depois quando se joga mal, a sorte nunca está do nosso lado.
Os jogadores um a um:
Helton: pouco trabalho e dois golos sofridos sem culpa nenhuma.
Sapunaru: será que me enganei a seu respeito? Disse que não tem a profundidade e velocidade de Bosingwa, mas que defendia bem, não comprometia e tinha vantagens em relação ao nos lances de bola parada. Ontem o romeno apostou em me contrariar totalmente. Espero que tenha sido apenas, uma noite má.
P.Emanuel e B.Alves: não estiveram tão seguros como é normal, mas podiam estar?
Benítez: ligado ao primeiro golo ao desviar a bola para os pés de Yannick, o lateral-esquerdo, embora estando melhor que o seu colega do lado contrário, não foi o lateral que a equipa precisa e, oxalá me engane, nunca vai ser.

Guarín: trapalhão, mal colocado, não soltando a bola no tempo certo, passando mal, o colombiano, não sabe jogar ali, onde é fundamental ser esclarecido, jogar simples, passar bem e, principalmente, dar segurança e cobertura aos dois médios que têm funções mais avançadas: ontem Lucho e Meireles.
R.Meireles: começou muito mal - o efeito Guarín é contagiante -, mas depois, mais na segunda-parte, partiu para um grande jogo, nunca se rendendo. Rematou várias vezes e com perigo.
Lucho: o jogador de rendimento mais uniforme durante toda a partida. Durante a primeira metade do jogo foi apenas o único. Falhou o penalti - coisa rara nele - numa altura que ainda tudo podia acontecer. Se o argentino vier a sair, vai ser o bom e o bonito!

Lisandro: ainda está muito abaixo do jogador da época passada, mas com Farías no meio e desviado para as laterais...ainda se nota mais!

Farías: uma absoluta nulidade. Como é possível ainda ter entrado para a segunda-parte?
C.Rodríguez: tudo bem que foi muito marcado e às margens da lei, mas foi incapaz de se libertar - também nunca teve ajuda de Benítez - e ficou aquém, muito aquém do esperado. Funciona melhor com Lino que com o argentino.
Candeias: muito bem o miúdo a prometer bastante.
Hulk: jogou muito mais em 30 minutos, que Farías em 60. Apenas tem de passar mais a bola e não querer resolver tudo sózinho. Ao lado de Lisandro e num 4x4x2, pode ser muito importante.
Termino dizendo o seguinte: que esta semana seja clarificadora, de quem fica, quem sai e, eventualmente, quem entra. Quaresma incluído. Isto não pode continuar assim, com a Liga à porta e com jogos muito importantes pela frente. Também, que ontem apenas tenha sido o síndrome Sporting a funcionar, e não um sintoma mais grave. Que no final do jogo do próximo Domingo, contra o Belenenses, a equipa me demonstre que não tinha razões para estar preocupado e apreensivo.
PS 1- No passado não muito longínquo, o plantel do F.C.Porto era formado por mais de uma dezena de jogadores de um só empresário. Não era saudável e foi preciso alterar isso.
Espero que não estejamos a passar por uma situação semelhante. É Isidoro a mais para o meu gosto! Eu até prefiro os produtos Nobre!
PS 2- Já é a terceira final que os adeptos portistas correspondem da melhor forma e deslocam-se aos milhares, no apoio à equipa. Assim, a continuarem a defraudar as espectativas, os profissionais do F.C.Porto, correm o risco de quando pedirem apoio, ficarem a falar sózinhos. Não há amor e paixão que resistam a tantas finais perdidas.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset