Populares Mês

quinta-feira, 14 de agosto de 2008




Está na hora de inverter a tendência, mudar o rumo, ganhar!

É um dado estatístico claro: o Sporting de P.Bento, tem um saldo favorável em relação ao F.C.Porto de Jesualdo. Está pois na hora, Sr.Professor, de alterar esta situação, de mudar o rumo dos acontecimentos e começar a equilibrar as estatísticas.

Não adianta estar agora a falar do passado e das péssimas arbitragens que contribuiram para os desfechos, de alguns dos últimos jogos, entre o Porto-Sporting, mesmo sabendo que se fosse ao contrário, tinhamos choradeira e queixinhas, para muito tempo. A nossa cultura é de exigência, de sucesso e ninguém constrói um clube vencedor, passando a vida a lamentar-se e a vitimizar-se. Temos melhor equipa, melhores jogadores, é essa a nossa força e o nosso principal argumento. Não pode é haver invenções ou adaptações, que levem o F.C.Porto a abdicar dos seus princípios de jogo, em função do adversário. Foi isso que aconteceu na Supertaça e na final da Taça, apesar de Bruno Paixão e Olegário Benquerença.
Pelo que vi na pré-época, estamos preparados e como queremos começar a temporada com o pé direito...vamos a eles, como Dragões, Tri-Campeões!


O árbitro é Carlos Xistra, auxiliado por José Braga e Mário Dionísio, enquanto o quarto árbitro é André Gralha.


Convocados do F.C.Porto:


Helton e Nuno
Sapunaru, Fucile, Rolando, P.Emanuel, B.Alves, Lino e Benítez.
Fernando, Lucho, R.Meireles, Guarín e Tomás Costa.
Candeias, Lisandro, Farías, Hulk e C.Rodríguez.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, P.Emanuel, B.Alves e Benítez, Lucho, Guarín e R.Meireles, Lisandro, Farías e C.Rodríguez.

Ficam as declarações de Lucho e Jesualdo na antevisão da partida, com Lucho a não deixar de forma clara, a certeza, da sua continuidade no F.C.Porto. Pelo menos foi essa a minha interpretação, das palavras do argentino.

Lucho sobre o jogo:
Como é que o FC Porto vai ganhar ao Sporting?
Trabalhando duro. As finais são sempre jogos difíceis, mas são para se ganhar. Vamos aproveitar os dias que ainda faltam para melhorar mais algumas coisas de forma a chegarmos lá na melhor forma possível para poder conquistar mais um título.

Admite algum favoritismo do FC Porto?
Não. É uma final, há que jogar e ganhar. Mas não podemos esquecer que o Sporting também é uma grande equipa.

Ter mais dias de trabalho do que o adversário pode ter influência?
Não sei. São jogos diferentes, há muito em jogo e oxalá possamos fazer uma boa partida.
O que têm de fazer de diferente em relação aos outros jogos a eliminar com o Sporting?
Repito, todos os jogos são diferentes. Nos anteriores ganhámos uns e perdemos outros. Claro que teremos de corrigir as coisas que fizemos mal e dar tudo dentro do campo para alterar a tendência.

O Sporting está mais ou menos forte do que na época passada?
Não sou eu quem o deve dizer. Pensamos apenas em nós. Sabemos que é uma grande equipa, mas estamos concentrados apenas em melhorar o nosso funcionamento como equipa e nada mais.

A primeira parte do jogo com a Lázio já demonstrou o que é este FC Porto?
Creio que sim, mas não foi apenas aí. Chegaram vários jogadores novos e tivemos de os integrar, mas nos jogos realizados durante o estágio na Alemanha também já mostrámos o nosso valor.

Sente alguma motivação especial para este jogo? É a sua primeira Supertaça…
É sempre especial jogar uma final. Desde que cheguei, por diferentes motivos, nunca tive a possibilidade de jogar uma Supertaça. Espero desfrutar muito e ganhar.

Qual é o segredo para estar em tão boa forma?
Não há segredo. Trabalho para poder jogar e estar bem. O facto de ter iniciado ao mesmo tempo dos outros ajudou. É a primeira vez que isso acontece e sinto-me bem.

Lucho sobre a saída:

«Não é o momento para falar em saída. Os dirigentes do F.C.Porto já sabem qual é o meu pensamento e eu o deles, mas para já o que eu quero é treinar e chegar bem à partida de sábado»
Esta foi a frase de Lucho que me deixou preocupado. Dá a ideia que ainda pode haver qualquer coisa. Gostava que " El Comandante " tivesse sido peremptório e dissesse que ia ficar.

Jesualdo Ferreira:

Quaresma vai marcar presença na Supertaça?
Não tenho por norma divulgar quem vai jogar e não é hoje que vou fazê-lo. Aguardem pela convocatória de amanhã.

A indefinição em torno da situação de Quaresma dificultou a pré-temporada da equipa?
Não. O Quaresma já tem quatro anos de F.C. Porto, dois deles comigo, conhece todas as estruturas e rotinas do grupo e no dia em que for escolhido terá todas as condições para participar no jogo colectivo da equipa. Logo, a estrutura e o trabalho diário não saem minimamente prejudicados.

Pela forma como decorreu a pré-temporada, acredita que, mesmo sem Quaresma, a equipa pode chegar à Supertaça e mandar no jogo?
O que fomos observando nos jogos de preparação deu-nos indicações para fazermos pontualmente alterações e, mais importante do que isso, permitiu-nos integrar os jogadores novos. Chegaram mais jogadores esta época do que na anterior e a nossa preocupação maior foi integrá-los o mais rapidamente possível, não só do ponto de vista social, mas também desportivo. Neste momento, entendo que a equipa fez uma evolução rápida (até parece que nem sequer perdemos jogadores), mas ainda não é totalmente segura. Nem poderia ser.

Sporting é uma equipa que está atravessada na garganta do F.C. Porto?
O Sporting ganhou a Supertaça e a Taça de Portugal ao F.C. Porto e o F.C. Porto ganhou o campeonato com 20 pontos de avanço. Houve uma divisão de troféus, mas isso já faz parte da época passada. No presente, vamos ver. Fomos sempre superiores às equipas que defrontámos na pré-temporada e agora vamos ver como nos comportamos frente à primeira equipa portuguesa contra a qual vamos jogar esta época.

Que leitura faz da equipa deste ano do Sporting?
Entre os que se assumem como principais candidatos ao título, foi provavelmente a que sofreu menos alterações. Além disso, reforçou-se com jogadores que já conhece, pelo que me parece estar mais forte do que na época anterior.

E o F.C. Porto, também está mais forte?
Sim, claramente mais forte. Está mais forte porque os jogadores são mais maduros, mais confiantes, mais seguros, mais dinâmicos, mais evoluídos tacticamente, ganharam maior habituação aos processos e às vitórias e, por tudo isto, são muito mais adultos e competentes. Na temporada transacta, houve uma evolução clara de muitos jogadores (o Bruno Alves e o Raul Meireles estrearam-se na Selecção; o Quaresma passou a ser chamado mais vezes; o Lisandro foi o melhor marcador da Liga; o Lucho transformou-se num jogador de todo o campo) e isso permitiu que a estrutura ficasse mais forte e mais estável e que este ano absorvesse com maior tranquilidade e segurança os novos jogadores.

O F.C. Porto é favorito para este jogo?
As finais são para se ganharem e estou convencido de que o Sporting quererá ganhar a Supertaça tanto como o F.C. Porto, pelo que não me parece fazer sentido falar em favoritos.

O facto de na época passada o F.C. Porto ter perdido as duas finais que disputou frente ao Sporting dá maior motivação à equipa?
Os jogadores têm consciência do que se passou e, mais do que ninguém, sentiram isso na pele. Faz parte da estratégia do F.C. Porto aproveitar todas as coisas positivas para motivar o grupo de trabalho e iremos aproveitá-las certamente para sermos mais fortes no jogo de sábado.

Disse que o Sporting está mais forte do que na época passada. E o Benfica, também está mais forte?
Pelo que vi, parece-me que sim.

Tendo em conta que os adversários directos do F.C. Porto estão, na sua opinião, mais fortes, pensa que vai ser mais difícil terminar o campeonato desta época com 20 pontos de avanço, como aconteceu na anterior?
Essa questão nem sequer se coloca para nós. Sabemos que fizemos um Tricampeonato sem discussão e, porque somos Tricampeões, partimos naturalmente como favoritos. O nosso objectivo é vestir o fato de Campeão até ao fim; se o vamos fazer com 20 pontos de avanço ou não, é secundário.

A escolha do Estádio do Algarve para receber a Supertaça parece-lhe uma boa opção ou teme algum afastamento dos adeptos?
Não temo o afastamento dos adeptos, pelo contrário. Aliás, antes de mais, deixe-me felicitar os adeptos do F.C. Porto, que estiveram em grande número no Estádio do Dragão, quer no jogo de apresentação (42 mil pessoas), quer no jogo contra a Lázio (37 mil pessoas). Em relação ao jogo da Supertaça, já temos oito mil bilhetes vendidos e, por isso, fica desde já o meu agradecimento e de todos à massa associativa do F.C. Porto. Fundamentalmente, o que queremos é encontrar o estádio cheio de Portistas e, como tal, o convite que fica é que comprem os 1.200 bilhetes que faltam vender.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset