Populares Mês

terça-feira, 7 de outubro de 2008


Miguel Sousa Tavares na A Bola de hoje: " Este é o pior F.C.Porto dos últimos dez anos "

Depois desta frase só me apetecia dizer: o futebol português está morto! E está morto, porque o pior F.C.Porto do últimos dez anos, à quinta jornada e depois de já ter jogado na Luz e em Alvalade, lidera isolado, a Liga portuguesa. Mas acho que devo dizer mais qualquer coisa.

Se em relação ao jogo de Londres, dou razão ao jornalista em tudo o que escreve - exibição, declarações de Jesualdo... -, acho que a extrapolação que faz é exagerada e prematura.
Vou tentar explicar porquê.
Concordo que aparentemente, não demos o salto qualitativo, em termos europeus, que esperavamos. Contratamos jogadores jovens, sem grande experiência, habituados a outras responsabilidades - menores - para substituir, jogadores que eram muito importantes na manobra da equipa. Mas não foi só por isso que aconteceu o descalabro londrino, não, para mim o jogo foi muito mal preparado e começou a ser mal preparado mentalmente, quando dirigentes, técnicos e jogadores, em vez de perceberem os sinais que vinham de fora - assobios -, preferiram, quais primas donas, fazer queixinhas e reclamar contra os adeptos. Apetece dizer:
coitados daqueles que estando num clube como o F.C.Porto, não são capazes de resistir às pressões dos que assobiam!
Digo-o com a tranquilidade de nunca ter assobiado a minha equipa.

Começou, também, a ser mal preparado, quando no início da época, Jesualdo em vez de dizer que o objectivo na Liga dos Campeões era ir o mais longe possível, fazer melhor, preferiu dizer que o objectivo era chegar aos oitavos-de-final. Até pode ser um discurso realista, mas não é um discurso à Porto e aqui, no discurso de Jesualdo, está um dos grandes problemas.
Não é um discurso, motivador, galvanizador, capaz de fazer acreditar que é possível, mesmo quando o desafio é enorme. Isso viu-se no jogo contra o Arsenal, quando depois de sofrer um golo, a equipa caiu como um castelo de cartas.

Finalmente, começou a ser mal preparado, quando se olhou mais para Alvalade, que para o Emirates Stadium e isso teve óbvias consequências.
Se não houvesse Alvalade o Fucile ficaria de fora? E Lucho não entraria de início?

Quando digo que é prematura a extrapolação do Miguel e digo aparentemente, sobre o salto qualitativo, é porque já vi coisas interessantes neste F.C.Porto.
Contra o Sporting e depois do descalabro de terça-feira, viu-se que esta equipa tem alma, raça e o espírito do Dragão, viu-se também que há jogadores que vão crescer muito - Sapunaru,
Rolando, Tomás Costa, Fernando, Hulk, e até Guarín que vai ser um sapo que Miguel vai ter de engolir, já para não falar de Pelé, que todos conhecemos e a quem, reconhecemos qualidade - e que juntamente, com os mais antigos - B. Alves na defesa, Lucho e Meireles no meio-campo, Lisandro e Tarik no ataque -, podem fazer uma equipa capaz de atingir os objectivos e honrar a tradição de clube ganhador e com grandes pergaminhos na Europa do futebol.

Agora há uma coisa que eu não pensava que o Miguel fosse capaz de escrever e que é:
"Não sei se Pinto da Costa ainda se preocupa em escutar outras opiniões que não as da sua corte, mas, caso assim seja, deve saber que há uma corrente que sustenta que quem fez, de facto, do FC Porto a potência futebolística que chegou ao topo da Europa, não foi ele, mas, sim, Jorge Mendes e José Mourinho."
Claro que há uma corrente que pensa isto, mas é a corrente vermelha encardida, são os Delgados, Guerras, Serpas e afins, ou seja, os anti-portistas e anti-Pintistas primários, os invejosos dos nossos sucessos, os que fazem tudo para nos derrubar, os que mentem e caluniam, sistematicamente, os inimigos do F.C.Porto , mas amigos do Miguel Sousa Tavares, do Rui Moreira e de outros portistas, que se acham os únicos capazes de pensar e de criticar, como se os outros fossem um bando de seres não pensantes, que só dizem amém.
Na A Bola os inimigos - digo-o se hesitar - do F.C.Porto devem comentar uns para os outros: - agora nem precisamos de atacar o F.C.Porto...o Miguel Sousa Tavares e o Rui Moreira fazem-no, na A Bola, por nós. - ao mesmo tempo que acrescentam: - dinheiro bem empregue! -
Mas acrescento e pergunto: por onde andavam Mourinho e Jorge Mendes em 1987, quando o F.C.Porto ganhou tudo: Campeão Europeu, do Mundo e venceu a Supertaça europeia?
E depois de Mourinho já não ganhamos três campeonatos? Há, pois a L.Campeões...mas não foi o Miguel que disse que nos actuais moldes da prova rainha da Uefa, um clube português ganhá-la, era um feito irrepetível nos tempos mais próximos?

Para o mal e para o bem a culpa nunca pode ser dos empresários, mas é sempre dos dirigentes, pois os representantes dos jogadores não apontam pistolas à cabeça de ninguém para colocarem jogadores nos clubes. Só os colocam porque os dirigentes aceitam.
Já dizia isto quando o Jorge colocou no F.C.Porto o Pizzi, Esnaider, Quintana e outros, que nem me lembro o nome e que tanta polémica levantaram.
Eu também gostava muito que o F.C.Porto trabalhasse sempre com o dono da Gestifute e disse-o quando da saída do Anderson, mas o empresário - do C.Ronaldo, por exemplo -, está muito acima das possibilidades do F.C.Porto, foi a conclusão que tirei, em conversa com o Sérgio Alves, seu braço direito e quando lhe fiz a pergunta se havia problemas com o F.C.Porto.

Termino dizendo o seguinte: o futuro dirá quem tem razão, eu, se estiver enganado, darei a mão à palmatória. É pena que o Miguel Sousa Tavares, nunca tenha sido capaz de fazer o mesmo e tenha pedido desculpas, quando foi tão duro e tão cruel, com vários jogadores do F.C.Porto.
Fica um exemplo, mas há mais no post:A Nortada incoerente de Miguel Sousa Tavares.

Lucho: Nortada de 20 de Março de 2007 - " (...) caramba há-de haver nos júniores ou nos juvenis alguém que simplesmente corra e jogue, coisa que o Lucho não faz há meses! "

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset