Populares Mês

sábado, 2 de maio de 2009


Nós lemos, ouvimos e vemos, o frenesim que percorre os nossos adversários. Há um sentimento que transpira: ou é na Madeira ou nunca!
Eu concordo totalmente, com eles: o jogo do Funchal, é o momento da verdade, o último obstáculo, o jogo do título...se o F.C.Porto ganhar, o Tetra vai acontecer de certeza absoluta! Para que isso aconteça, é necessário um F.C.Porto dos grandes momentos, ao seu melhor nível, física e mentalmente forte, com a raça e a crença do Dragão; concentrado, fazendo valer a sua maturidade, a sua experiência e preparado para lidar com a pressão, de uma equipa boa, de um ambiente hostil, mas fundamentalmente preparado, para ultrapassar as armadilhas de todo o tipo, que lhe vão aparecer pela frente. Um Porto dos jogos importantes, como os de Kiev, Istambul, Madrid ou Manchester, porque o Porto das primeiras-partes de Coimbra, do Dragão, frente ao Setúbal ou um Porto igual ao da Amadora, não vai chegar para trazer os 3 pontos para a Invicta. Na equipa do Marítimo, que até empatou no Porto, é preciso muita atenção ao Bruno e ao Marcinho: um, porque é o pivot que faz girar todo o jogo da equipa de Carvalhal, o outro, porque é talentoso e capaz de desiquilibrar a qualquer momento.
Muita atenção, também, ao "o João? Pode ser o João!" e ao seu fiel escudeiro, Pais António, mais conhecido pelo apelido "Ferrari": um porque vê mal ao perto, não marca livres à entrada da área e confunde a mão com a cabeça: o outro, é capaz de ver penaltis a 50 metros de distância, tem olho de lince, mas para a côr vermelha...
Não temos Hulk o nosso melhor jogador fora de casa, ou Lucho, a nossa referência?! Paciência, caçamos com Lisandro, Mariano ou C.Rodríguez... e se não se for possível tocar violino, dar Ópera, tocamos bombo, damos música pimba, mas a vitória não pode fugir!
É meus amigos, as equipas para quem o 2º lugar é o primeiro dos últimos, têm de passar por isto, as responsabilidades são enormes, mas no final, quando olhamos para trás, fica a certeza do dever cumprido e o sabor é muito bom... Foi assim, lutando praticamente sózinho, contra o país centralista e invejoso, que o F.C.Porto se tornou naquilo que é: o melhor clube de Portugal e um dos Grandes da Europa.

Força Porto, só falta um bocadinho assim...

O árbitro é o já falado "O João? Pode ser o João!" Ferreira, auxiliado por Pais António, vulgo "Ferrari" e por Luís Ramos.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Nuno;
Defesas, Fucile, Rolando, B.Alves, Cissokho, Stepanov, Benitez e P.Emanuel;
médios, R.Meireles, Fernando, Guarín, Mariano, T.Costa e A.Madrid;
Avançados, Farías, Lisandro, C.Rodríguez e Rabiola.

Antevisão de Jesualdo:
Preparar jogo difícil
«A equipa está a readaptar-se a uma vida nova, a uma semana de trabalho mais longa e a treinos mais dirigidos para determinadas situações de jogo. Quem tiver o cuidado de analisar o nosso trajecto desde Janeiro perceberá a intensidade do esforço a que os jogadores foram sujeitos em função da distribuição dos jogos que tivemos. Há um conjunto de factores que influenciaram e que influenciam a nossa vida a partir desta semana, mas que são situações normais no futebol. Queremos recuperar rapidamente os jogadores com problemas físicos e procurámos preparar bem o jogo com o Marítimo, que é um adversário difícil e uma equipa bem diferente daquela que enfrentámos na primeira volta».

Adversário forte, reduto complicado
«O Marítimo é uma equipa que pratica um futebol positivo, um adversário difícil que joga num terreno tradicionalmente complicado. A alteração do quadro do adversário desde a última vez que o defrontámos, obriga-nos a entender melhor essa equipa, sem nunca alterar a identidade do F.C. Porto».

Responsabilidade de triunfar
«A única coisa que queremos é demonstrar capacidade para discutir o jogo e fazer um resultado positivo. O F.C. Porto tem responsabilidade de ganhar o campeonato, tem quatro pontos de avanço e estão doze para discutir. Atribuírem-nos o favoritismo não nos desmobiliza nem altera a nossa abordagem à partida. Este é um jogo muito importante para nós».

Fase decisiva
«A quatro jornadas do fim, as posições têm de começar a ficar clarificadas. Da nossa parte, sabemos que temos dois jogos fora difíceis e dois em casa muito difíceis. Ao contrário dos nossos adversários directos, vamos defrontar equipas com objectivos definidos e é nesse sentido que estamos a preparar-nos. Temos quatro jogos para ganhar e vamos fazer tudo para o conseguir».

Outros objectivos para além da renovação
«Eu e o F.C. Porto temos objectivos próximos mais importantes que esse tipo de discussão [a renovação]. Quando se está concentrado é difícil que outras coisas ocupem o nosso espírito. O Fucile deu a sua opinião, que não vincula nada, nem mais ninguém».Pré-temporada preparada atempadamente«O F.C. Porto define todas as coisas com tempo e antecedência. Conheço o local onde vai decorrer a pré-época, já lá passei férias e é um sítio muito giro».

Vantagem boa, sem garantias
«A vitória neste jogo é o caminho mais seguro porque depois faltarão três jornadas para sermos campeões. A única coisa que nos pode preocupar neste momento é o facto de sabermos que podemos ser campeões se ganharmos os jogos que temos pela frente. Temos uma vantagem boa, que não garante nada. Queremos ganhar os jogos todos até ao fim do campeonato».

Capacidade colectiva
«Já perdemos jogos com o Lucho e com o Hulk. O mais importante é a capacidade que a equipa tem de resolver os problemas colectivamente. Quem não tiver uma base colectiva forte, ganhará jogos mas não ganhará títulos. Os nossos objectivos curtos são as questões em torno deste jogo, os mais longínquos são excelentes: sermos campeões. Sou eu que tenho a responsabilidade daquilo que produzirmos ou não produzirmos e estou seguro de que vamos conseguir produzir resultados».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset